sexta-feira, 24 de maio de 2013

Míssil de Cruzeiro Brahmos


Um míssil de cruzeiro é um míssil guiado que transporta uma carga explosiva e é propulsionado, normalmente por um motor a jato, rumo a um alvo em terra ou no mar. Mísseis de cruzeiro são projetados para liberar uma grande ogiva em longas distâncias com alta precisão. Mísseis de cruzeiro modernos podem viajar em velocidades supersônicas ou em altas velocidades subsônicas, são auto-navegáveis, e podem voar em uma trajetória não-balística, de altitude extremamente baixa.







Hoje, o Brahmos é um dos melhores projetos conjuntos da Rússia e da Índia. O míssil de cruzeiro Brahmos é amplamente conhecido por militares do mundo. Sua velocidade do voo ultrapassa em três vezes a velocidade do som.
O míssil é quase imperceptível para radares. Pesa três toneladas e voa numa altitude de 10 a 14 mil metros por uma trajetória mutável. O míssil é capaz de manobrar bruscamente, para subir e imediatamente descer, o que o torna dificilmente atingível. Nos mísseis é aplicado na prática o princípio "Dispare e Esqueça" (Fire and Forget), que permite alcançar alvos com precisão.

Propulsão
A propulsão do Brahmos é feita em dois estagios. No primeiro estágio o míssil é acelerado até uma velocidade de aproximadamente 2.500km/h por um foguete de combustível sólido.
Após o impulso inicial, entra em acção segundo estágio onde um sistema do tipo Ramjet com combustível liquido acelera até à velocidade máxima.

Categorias
Os mísseis de cruzeiro podem ser classificados por tamanho, velocidade (subsônicas ou supersônicas), e alcance, e se são lançados por terra, ar, navios de superfície ou submarinos. Muitas vezes, versões do mesmo míssil são produzidas para diferentes plataformas de lançamento; às vezes versões lançadas por ar ou submarinos são um pouco mais leves e menores do que as versões lançadas por terra e por navios de superfície.
Os sistemas de orientação podem variar entre mísseis. Alguns mísseis podem ser equipados com qualquer um de uma variedade de sistemas de navegação (navegação inercial, TERCOM, ou navegação por satélite). Mísseis de cruzeiro maiores podem carregar tanto uma ogiva convencional como nuclear, enquanto os menores carregam apenas ogivas convencionais.




Variantes
Os mísseis Brahmos são produzidos em diferentes modificações. Têm uma alta compatibilidade tecnológica para o baseamento marítimo, submarino, aéreo e costeiro. Os indianos conseguiram modificá-lo, projetando sua variante de míssil, que pode ser instalado também em aviões.
Em dezembro do ano passado, a Brahmos e Rosoboronservice assinaram um acordo de modernização de aviões SU-30MKI da Força Aérea da India com o fim de adaptá-los a mísseis de cruzeiro Brahmos. O comandante e chefe da Força Aérea da Índia, marechal Norman Anil Kumar Browne, declarou dia 19 de fevereiro nas solenidades dedicadas ao 15º aniversário da Jont Venture que o míssil de cruzeiro russo-indiano Brahmos será testado em caças SU-30MKI da Índia até o fim do ano em curso.

Principais Características
Fabricante: DRDO
Função principal: Ataque ao solo
Alcance: 290km           
Velocidade: 3000km/h
Tipo de ogiva: Alto Explosivo   
Peso da ogiva: 300Kg.
Peso total: 3000 kg       
Comprimento: 8.4 m.
Diâmetro: 600 mm       
Sistema orientação: Inercial/designador ativo na fase final
Sistemas de armas que utilizam este míssil:
Sistema de mísseis tácticos (Brahmos system)




Imagem Wikipédia e Área Militar, Vídeo You Tube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário