quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

VBTP-MR Guarani - Novo blindado brasileiro 6x6

No dia 6 de Dezembro de 2012, a Iveco entregou o primeiro lote da viatura VBTP-MR Guarani ao Exército Brasileiro na cidade de Sete Lagoas em Minas Gerais. A entrega foi a primeira de um contrato de R$ 246 milhões assinado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro, para a fabricação de 86 unidades do Guarani até 2014.
Blindado, o Guarani é um veiculo com tração 6×6 e é um desenvolvimento conjunto entre o Exército Brasileiro e a Iveco. O modelo é uma versão base de uma família de veículos de transporte de 18 toneladas, equipada com motor diesel FPT Industrial de 383cv, transmissão automatizada, e capacidade anfíbia, capaz de transportar 11 militares.
A expectativa é de que a produção dos blindados seja feita totalmente na fábrica da Iveco em Sete Lagoas com a média de 100 unidades por ano. O projeto VBTP-MR, do qual o Guarani faz parte, tem como objetivo aumentar a operacionalidade da Força Terrestre e apresenta diferentes configurações para atender às diversas necessidades operacionais, como transporte de pessoal, reconhecimento, socorro, ambulância etc.
Atualmente, o VBTP-MR vem em diferentes variantes e versões:
• VBTP Standard;
• VBCI (com 30 milímetros revólver);
• VBE / CP (posto de comando);
• VBE / Mort (porta-morteiro 81 milímetros ou 120 mm);
• VBE / CDT (controle de incêndio);
• VBE / Comunicações / Comando e Controle;
• VBE / Workshop;
• VBE / Socorro;
• VBTE / Ambulância
O Guarani VBTP-MR é um 6x6 blindado de transporte de pessoal desenvolvido pelo Exército Brasileiro, como parte de seu programa de modernização "Urutu-III" com o objetivo de substituir todos os Urutus EE-11 em 2015. No programa também há empresas brasileiras entre elas a IMBEL (Comunicações), o ELBIT (Armamento), a Usiminas e a Villares (desenvolvimento do aço balístico nacional estrutural).
Em 1999, o Exército Brasileiro emitiu um pedido (ROB # 09/99) para uma nova família de veículos blindados de combate com capacidades anfíbias, capazes de substituir o EE-9 Cascavel e o EE-11 Urutu desenvolvido nos anos setenta. A principal característica desta nova família deve ser o seu design modular, permitindo a incorporação de torres diferentes, armas, sensores e sistemas de comunicação para o transporte. O programa de desenvolvimento também inclui uma versão de comunicações, uma versão ambulância e versões diferentes de apoio de fogo, armados com morteiros de grande calibre e sistemas de armas.
A comparação da primeira versão base do Guarani com a versão básica do Urutu é inevitável.
Assim, o novo veículo é bastante maior, com um comprimento 80 cm maior. A largura do Guarani ultrapassa ligeiramente a do Urutu, principalmente porque a viatura tem capacidade para receber blindagem modular, cuja espessura altera a largura máxima do veículo.
O peso do Guarani, que é estimado em 14.500kg coloca-o bastante à frente dos 11,000kg do Urutu básico. A motorização é por isso bastante mais potente (375cv do Guarani contra 260cv do Urutu) e o peso máximo do Guarani pode atingir os 18.300kg.
Ainda que com maiores dimensões, maior peso e motorização mais potente, o Guarani não transporta mais militares que o Urutu. Isto implica que os militares brasileiros optaram por uma viatura que poderá transportar mais material adicional, militares com mais carga individual, o que se tornou comum especialmente nos últimos conflitos. A dimensão do Urutu nunca foi um dos seus aspectos mais positivos.
Embora nada tenha transparecido sobre o assunto, parece evidente que a IVECO estará de olho no mercado sul americano, onde estão ao serviço algumas centenas de viaturas da Engesa, tanto Urutu quanto Cascavel e que poderão ser substituídas em médio prazo.

O principal problema em termos de mercado é a cada vez maior concorrência da China, que apresenta no mercado viaturas equivalente a preços de difícil concorrência.

Características:
VBTP-MR Guarani
Tipo Veículo blindado
Lugar de origem Brasil

Especificações
Peso 16,7 t
Comprimento 6,9 m (23 pés)
Largura 2,7 m (8,9 ft)
Altura 2,34 m (7,7 ft)
Tripulação 2 (+ 9 passageiros)

Armamento
Principal 30 milímetros autocannon
Secundário 7,62 milímetros MG

Propulsão
Motor Iveco Cursor 9 motor diesel de 383 cv
Sistema de tração:Seis rodas motrizes
Suspensão Hidropneumático
Operacional 600 km
Velocidade 90 km/h






Imagem Área Militar, Vídeo You Tube.

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