terça-feira, 2 de julho de 2013

Airbus A400M Atlas - Aeronave de transporte militar

O Airbus A400M Atlas é um avião de 4 motores (TP400-D6) turboélice, desenvolvido pela Airbus Military Company sediada na Espanha para atender a demanda de aviões de transporte militar tático e logístico. O programa A400M foi lançado em maio de 2003 e seu primeiro voo em 11 de dezembro de 2009 em Sevilha na Espanha, num evento presidido pelo Rei Juan Carlos I. A um custo unitário de 100 milhões de Euros, as encomendas totalizaram 174 aeronaves de oito nações a partir de julho de 2011. 
O A400M está posicionado como um tamanho intermédio entre o Lockheed C-130, e o Boeing C-17. A caixa de carga é 17,71 m de comprimento, excluindo rampa, 4,00 m de largura, 3,85 m de altura e a rampa é 5,40 m de comprimento
O A400M vai operar em várias configurações, incluindo o transporte de carga , transporte de tropas , evacuação médica , reabastecimento aéreo e vigilância eletrônica. 
Possui um fly-by-wire sistema de controle de vôo com os controladores sidestick e proteção do envelope de vôo. Como outras aeronaves Airbus, o A400M terá um full glass cockpit (todas as informações acessadas através de telas coloridas grandes) e, como tal, vai representar um salto tecnológico em comparação com os mais velhos C-130 e C-160que muitos países já operam.
As asas do A400M são de fibra de carbono plástico reforçado. As oito pás da hélice Scimitar também é feita a partir de um material composto de tecido. A aeronave é impulsionada por quatro motores Europrop TP400-D6  avaliado em 8.250 kW (11.000 hp) cada um. O motor TP400-D6 é o motor turboélice mais poderoso no Ocidente para entrar uso operacional. Um dos aviões movido a hélice com asas varridas, os turboélices fornecer uma velocidade de cruzeiro eficiente de 780 km / h (480 mph). O A400M tem um alcance de 1.780 milhas náuticas (3300 km). 
O par de hélices em cada asa do A400M giram em direções opostas , com as pontas das hélices avançando de cima para o ponto médio entre os dois motores. Isto está em contraste com a grande maioria dos aviões a hélice multi-motor em que todas as hélices sobre o mesmo, em vez da asa na mesma direção. O contra-rotação é conseguida através da utilização de uma caixa de velocidades equipada com dois dos motores, e só a hélice gira no sentido oposto, os quatro motores são idênticos e girar no mesmo sentido o que elimina a necessidade de dispor de duas mãos diferentes de motores em estoque para a mesma aeronave, o que simplifica a manutenção e baixos custos de fornecimento.  
Os EADS e Thales fornecem o novo sensor de alerta de mísseis multi-cor infravermelho (MIRAS) para o A400M.

Capacidade
Com uma carga máxima de até 37 toneladas (81 600 £) e um volume de 340 m3 (12 000 pé3), o A400M pode levar inúmeras peças de carga descomunal , incluindo, veículos e helicópteros que são demasiado grandes ou demasiado pesado para a geração anterior aeronaves de transporte tático, por exemplo, um NH90 ou um helicóptero CH-47 Chinook, ou dois veículos blindados pesados para fins militares. Ele também pode levar um caminhão pesado logística, ou um bote de salvamento, ou grandes dispositivos de elevação, tais como escavadeiras e guindastes móveis necessários para ajudar no socorro.

Reabastecimento
O A400M também pode facilmente e rapidamente ser adaptado para se tornar um Tanker, se necessário, em uma operação militar.
Air-to-Air reabastecimento pode ser feito através de duas mangueiras montadas drogue asa e pods de reabastecimento sob as asas ou através de uma unidade de reabastecimento fuselagem centro-line (FRU).Sua built-in capacidade de reabastecimento ar-ar permite que ele seja rapidamente reconfigurado para se tornar um navio-tanque. Com pontos duros, linhas de combustível e conexões elétricas já construídas nas asas, leva menos de duas horas para converter a partir de uma aeronave de transporte A400M em um avião-tanque de dois pontos.
As duas mangueiras e drogue vagens reabastecimento sob-asa pode proporcionar um fluxo de combustível de até 400 gal EUA / 1500 litros por minuto para aeronaves receptor. Reabastecimento pode ser feito também através de uma mangueira centro-line e Tambor (HDU), que fornece um fluxo de combustível mais elevado de cerca de 600 gal EUA / 2250 litros por minuto. Três câmaras de vídeo, também pode ser instalado, para monitorar o reabastecimento das vagens de asa e a unidade de linha central.
O A400M é a única cisterna que pode abastecer toda a gama de aviões militares sonda equipada em suas velocidades preferenciais e altitudes. Isso é porque ele pode voar tanto em baixas velocidades e baixas altitudes normalmente usados para reabastecer helicópteros (cerca de 110 nós e 5000 pés) (, bem como em altas velocidades e altitudes de cerca de 290 kt nós e altitudes em torno 25 mil pés que são tipicamente utilizado para reabastecimento de jatos rápidos, como lutadores ou aeronaves de grande porte (como o C295, C-130 Hercules, Eurofighter, F/A-18 Hornet ou Rafale), ou até mesmo outro A400M para reabastecimento amigo. Para isso, o A400M receptor está equipado com uma sonda de reabastecimento montada acima da cabina de pilotagem. Isto aumenta a gama e enduração do A400M. A sonda pode ser facilmente removido quando não é necessário.

Pessoal
O A400M também pode transportar 116 pessoas, ou pára-quedistas. Devido à largura da fuselagem do A400M, eles podem estar sentados em quatro linhas, ao longo dos dois lados da fuselagem, e de volta para trás ao longo da linha central, com espaço suficiente entre as filas opostas. 
O A400M é equipado com oito macas como padrão, que são permanentemente armazenados a bordo, mas pode acomodar até 66 macas padrão da OTAN e 25 equipes médicas sentados em tronos de tropas.Ele tem o alcance, velocidade, altitude operacional e conforto para servir perfeitamente o papel evacuação aeromédica.
O A400M pode acomodar até 116 pára-quedistas totalmente equipados, levando-os para a zona de rebaixamento em velocidades de até 300kt, mas deixá-los cair em tão pouco como 110kt para garantir a dispersão mínima. Fundamentalmente, duas correntes de pára-quedistas podem saltar simultaneamente a partir da rampa ou as duas portas laterais para cortar ainda mais pulando o tempo e dispersão. Design aerodinâmico cuidadoso reduz a turbulência atrás da aeronave e defletores implementáveis na porta sai proteger jumpers do fluxo de ar. A aeronave também é equipada com um guincho, permitindo que qualquer 'hung-up' pára-quedista-line estática para ser seguramente características de baixa velocidade do tipo retrieved.The fazer o ideal A400M para deixar cair materiais de baixa altitude. O A400M pode garantir uma resposta muito rápida e direta a qualquer ocorrência, tornando-se a aeronave de transporte tático ideal. O A400M podem lançamento aéreo de até 25 toneladas / 55 £ 100 de contêineres ou paletes através gravty e pára-quedas extraction.The Computed Air Release Ponto (CARP), ligado ao Sistema Automatizado de Lançamento, calcula automaticamente o ponto de lançamento para a precisão de entrega ideal, incluindo correções para efeitos do vento.

Autonomia
Alta Velocidade e Alta Altitude Graças ao seu estado da arte das tecnologias, incluindo seus quatro únicos Europrop Internacional (EPI) TP 400 turboélices, o A400M tem a capacidade de voar distâncias de até 4.700 nm / 8,700 km, a uma altitude de cruzeiro até 37 mil m, e a uma velocidade de até Mach 0,72, muito semelhante ao de uma aeronave de transporte motorizado turbofan. Ele pode até mesmo voar até 40 mil pés para operações especiais.
Isto dá a possibilidade de missões estratégicas / logística. Voar mais rápido e mais alto, pode responder mais rapidamente às crises, pois maiores distâncias pode ser feita em um dia de dever tripulação. O A400M é, portanto, muito mais eficiente do que seus antecessores. Além disso, como ele pode voar mais alto, ele pode cruzar acima do mau tempo e turbulência encontrada em altitudes médias, o que resulta em menos fadiga para as tripulações e passageiros ou tropas da mesma forma.
Com sua carga máxima de 37 toneladas (81 600 £) permitindo o transporte aéreo um 
Pistas não pavimentadas Airstrip desempenho Graças às suas características únicas de pouso curtas, o A400M é o único grande aeronave de transporte que pode voar equipamentos e pessoal diretamente para o local de ação, onde estes materiais são urgentemente necessários. Além de suas Europrop EPI TP400 Turbopropulsores, que são menos sensíveis à ingestão do que os motores a jato, o A400M está equipado com um doze roda principal do trem de pouso e uma eficiente absorção de choque cargas na estrutura estrutura para operações de pedra, cascalho ou faixas de areia, e é projetado para minimizar o risco de danos objeto estranho.
O A400M é, portanto, capaz de pousar e decolar de, qualquer curto, macio e áspero despreparados CBR 6 pista, não mais do que 750 m / 2.500 pés, ao entregar até 25 toneladas / £ 55.000 de carga, e com suficiente combustível a bordo de um 930 km / 500 viagem de retorno nm. Além de oferecer suporte otimizado para bases operacionais militares implantadas, estas características também lhe permitem garantir que a ajuda humanitária rápida pode ser implantado diretamente a uma região de desastre. 
Operações de Terra Uma vez no chão, o A400M é projetado para a carga muito rápido e autônomo de carga e descarga sem qualquer equipamento de apoio em terra especializada. Equipado com on-board guincho motorizado capaz de 32 toneladas e um (opcional) cinco toneladas / £ 11.000 guindaste capaz de carregar directamente a partir do nível do solo, o compartimento de carga é otimizado para a operação loadmaster único a partir de uma estação de trabalho informatizada, onde a loadmaster pode pré- plano de carga a partir de uma base de dados de cargas. Além disso, o trem de aterragem do A400M pode "joelhos" para baixo, a fim de reduzir o ângulo da rampa de facilitar o off-e sobre-carregamento de material.Isto permite a carga e descarga, sem a assistência do solo nas tiras mais remotos e severo, minimizando o tempo vulnerável no chão. Isso reduz a vulnerabilidade da aeronave para uma ação hostil, aumentando assim a sua capacidade de sobrevivência. O A400M também pode realizar cross-carregamento com outros transportes estratégicos, sem a necessidade de reconfigurar as cargas em operações "hub and spoke". 

Sobrevivência
O A400M foi projetado especificamente para a baixa detectabilidade, vulnerabilidade baixa e alta capacidade de sobrevivência. Sua alta capacidade de manobra, sua capacidade de vôo de baixo nível avançado, a descida íngreme e desempenho de subida, bem como a sua curta pouso e decolagem de desempenho, seus danos controles de vôo tolerantes, sua cabine blindada e pára-brisas à prova de bala, o uso de gás inerte nos tanques de combustível, bem como o encaminhamento segregada da hidráulica e fiação dar-lhe excelente auto-proteção e sobrevivência. Com suas mínimas de infra-vermelhos assinatura do PAI TP 400 turboélices, controles altamente responsivos fly-by-wire de voo, quatro computadores de controle independentes, ajudas defensivas abrangentes e danos controles tolerantes, o A400M é difícil de encontrar, difícil de bater e difícil de matar .

Aerodinâmica
O uso extensivo de avançados em 3D fluidos computacional ferramentas dinâmicas otimizou a forma da asa, resultando em um design de baixo arrasto e, portanto, uma alta velocidade de cruzeiro de Mach 0,72, sem comprometer o desempenho de baixa velocidade e movimentação. Os designers A400M também tidos em conta todos os refinamentos aerodinâmicos que lhe permitem voar de forma mais suave e mais eficiente. Mas eles também têm considerado algumas necessidades militares específicas. Por exemplo, os estabilizadores foram moldadas para reduzir a turbulência do ar à popa da rampa, de tal forma que pode saltar para pára-quedistas simultaneamente através das duas portas laterais dedicados ou através da rampa, sem que eles a correr o risco de colidir uns com os outros por causa do ar de fluxo por detrás da aeronave. Isto reduz o tempo para sair da aeronave por meio e permite que os pára-quedistas para atingir o chão e, portanto, mais próximos reagrupar mais facilmente e ser operada mais depressa.

Principais Características
Papel De longo alcance de transporte militar
Fabricante Airbus Military
Primeiro vôo 11 de dezembro de 2009
Estado Em desenvolvimento, em testes de voo
Os principais usuários Força Aérea Alemã (planejado) 
Força Aérea Francesa (planejado) 
Força Aérea Espanhola (planejado) 
Produzido 2007-presente
Número construído 6
O custo unitário aprox. € 136 milhões
Tripulação: 3 ou 4 (2 pilotos, 3 opcionais, uma loadmaster )
Capacidade: 
37.000 kg (£ 81.600), 116 / tropas pára-quedistas totalmente equipados ou até 66 macas acompanhados por 25 equipes médicas
Dimensões:
Comprimento: 45,1 m (148 ft 0 in)
Envergadura: 42,4 m (139 ft 1 in)
Altura: 14,7 m (48 ft 3 in)
Peso vazio: 76.500 kg (£ 168.654), peso operacional [88]
Peso máximo de decolagem: 141.000 kg (£ 310.852)
Capacidade de combustível: 50,500 kg (£ 111.330) combustível interno
Peso máximo de pouso: 122.000 kg (£ 268.963)
Motopropulsor: 4 × Europrop TP400-D6 [89] turboélice, 8.250 kW (11.060 hp) cada
Hélices: 8 pás, 5,3 m (17 ft 5 in) de diâmetro
Atuação:
Velocidade de cruzeiro: 780 km / h (485 mph, 421 kn) (Mach 0,68-0,72)
Inicial altitude de cruzeiro: a MTOW : 9.000 m (29.000 pés)
Gama: 3,298 km (2.049 milhas; 1,781 nmi) a carga máxima (velocidade de cruzeiro de longo alcance; reservas como por MIL-C-5011A) 
Faixa de carga útil de 30 toneladas: 4,540 km (2.450 milhas náuticas)
Faixa de carga útil de 20 toneladas: 6,390 km (3.450 milhas náuticas)
Faixa de Ferry: 8,710 km (5.412 milhas; 4,703 nmi)
Teto de serviço: 11.300 m (37.073 pés)
Distância de decolagem tática: 980 m (3.215 pés) (peso da aeronave de 100 toneladas, campo macio, ISA, nível do mar)
Distância de aterragem tática: 770 m (2.526 pés) 
Raio de giro (terra): 28,6 m
Performance
Velocidade máxima 780 km/h(Mach 0,68 - 0,72)
Teto máximo 11.300 m




Imagem businessinsider, Vídeo You Tube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário