sábado, 11 de maio de 2013

A 129 Mangusta - Helicóptero de ataque Italiano

O A129 Mangusta (AW129) é fabricado pela AgustaWestland da Itália. É o primeiro helicóptero de ataque a ser desenhado e produzido inteiramente pela Europa Ocidental. Uma outra versão desenvolvida, o T129 será produzida na Turquia especialmente para o exército turco.
O T-129 ATAK é uma versão derivada do A129, e seu desenvolvimento é da responsabilidade de turcos Aerospace Industries (TAI), com AgustaWestland como o principal parceiro.
O A129 Mangusta foi desenvolvido para fornecer um helicóptero de ataque anti-tanque para o exército italiano. Foi desenvolvida uma versão para exportação, o A129 International, de baixo custo e com adição de poder de fogo e aviônico atualizado.
O desenvolvimento do A129 foi iniciado em 1978. O primeiro dos cinco protótipos realizou seu primeiro vôo oficial em 15 de setembro de 1983, e o quinto voou em março de 1986.

Especificações
O A129 Mangusta é o primeiro helicóptero europeu para fazer uso de um sistema integrado de gestão totalmente informatizado para reduzir a carga de trabalho da tripulação. Foi decidido que muito da funcionalidade do helicóptero era para serem automatizadas, como tal as partes do vôo e sistemas de armamento são monitoradas e controladas diretamente pelos computadores a bordo. 
O A129 pode ser usado no ataque a blindados, reconhecimento armado, ataque ao solo, escolta, apoio de fogo e papéis antiaéreos. Em papel anti-armadura, o helicóptero pode transportar armamento, tais como até oito mísseis Hellfire. O A129 também pode ser equipado com os 81 mm ou de 70 mm (2,75 in) foguetes não guiados e tem uma M197 três cilindros 20 milímetros canhão em uma torre montada sob seu nariz. 
A fuselagem do A129 é altamente angular e blindada para proteção balística, as pás do rotor também são capazes de resistir a golpes de fogo de canhão 32 milímetros. A tripulação é composta por dois homens, compreendendo um piloto e um artilheiro, que ocupam o cockpit em tandem convencional. O A129 é equipado com sistemas de visão noturna infravermelha, permitindo operações noturnas.

 Projeto
A estrutura do helicóptero é um desenho semi-monobloco com uma estrutura de liga de alumínio. Os materiais compósitos representam quase 50% do peso da fuselagem.
A estrutura fornece proteção balística contra 12,7 milímetros rodadas armor-piercing. Os motores são protegidos por armadura. O rotor principal tem tolerância balística contra 12,7 milímetros rodadas.
O AW129 multirole helicóptero de combate é a mais recente variante do helicóptero A129 Mangusta (Mongoose) em serviço com o exército italiano.Ele é fabricado pela AgustaWestland, uma empresa de joint venture, que foi originalmente formada por Finmeccanica da Itália e da GKN do Reino Unido, mas agora é de propriedade exclusiva Finmeccanica.
O A129 International foi renomeado AW129 em 2007. O AW129 é um helicóptero multimissão para reconhecimento armado e vigilância, alto valor engajamento rés-do-alvo, escolta, apoio de fogo e supressão de ar de ameaça. Ele está armado com o poderoso air-to-ground e mísseis ar-ar, um canhão de fora do eixo e um aumento da carga de arma. Os cinco pás A129 Internacional também tem motores mais potentes do que o Mangusta quatro pás.
O AW129 é capaz de auto-implantar mais de 1.000 km, usando tanques externos de combustível enquanto carregava quatro mísseis ar-ar para auto-proteção
"Os cinco pás A129 Internacional tem motores mais potentes do que o Mangusta quatro pás."
O Mangusta foram implantados com sucesso as operações da ONU na Somália, Angola e Kosovo. Italianos A129 helicópteros do Exército foram mobilizados no Iraque como parte da Operação Liberdade do Iraque e foram mobilizados para o Afeganistão no Verão de 2007, como parte da Força de Segurança Internacional da OTAN.
Turco T129 variante, em setembro de 2007, a Turquia fez um pedido de 51 (mais 41 opções) A129 helicópteros para o programa de reconhecimento tático (ATAK) e ataque. TUSAS Aerospace Industries (TAI) é o contratante principal e é responsável pela montagem final do helicóptero, que será designado T129.AgustaWestland e Aselsan são os principais subcontratados.

Atualização helicóptero A129 Mangusta
Uma versão de exportação, o A129 International (A129I), é um helicóptero de menor custo, com o poder de fogo adicional e aviônicos atualizados. Em setembro de 2007, o A129I foi redesignado oAW129 .
O Exército italiano é equipado com 60 A129 Mangusta helicópteros e 15 AW129, referidos como A129 CBT (configuração de combate).
Em janeiro de 2002, a AgustaWestland foi adjudicado um contrato para atualizar o primeiro 45 do padrão multirole.
A atualização inclui: rotor de cinco lâminas composto principal e rotor de cauda duas lâminas, a Rolls-Royce Gem 1.004 motores, nova transmissão mais forte, com um binário de 1.700 shp, reforçou fuselagem dando um aumento de peso de decolagem de 4.600 kg, sistemas armas melhorados, incluindo Oto Melara 197B 20 milímetros canhão montado no nariz e os mísseis ar-ar Stinger, novo FLIR (forward-looking infravermelho) do sistema, melhor suíte de contramedidas, incluindo EADS AN / AAR-60 míssil detector de lançamento e novo posicionamento global / navegação inercial (GPS / INS) do sistema. Entregas concluídas em Julho de 2008.

Motores
A energia é fornecida por um par de Rolls-Royce Gem 2-1004D motores de turbina, que incorporam as medidas de proteção, como para reduzir a assinatura de calor infravermelho do helicóptero. 
O AW129 pode subir a uma taxa de 11,3 M por segundo. As velocidades máximas e de cruzeiro do helicóptero são 278 km/h e 229 km/h, respectivamente.
A autonomia do helicóptero são 561 km e 1.000 km, em velocidade máxima e de cruzeiro respectivamente.
O teto de serviço do helicóptero é 4.725 m, e a resistência é de três horas.
O helicóptero AW129 tem um compartimento do motor à prova de fogo. Os motores são separados, e existem dois sistemas separados de combustível com capacidade de alimentação cruzada.
Os tanques de crash-resistentes são auto-selante e equipados com circuitos auto-vedantes e um controlador de alimentação de combustível digital. A assinatura térmica é minimizada através da instalação de um sistema de supressão de escape de infravermelhos.

Armamento
O A129 Internacional helicóptero pode ser armado com Raytheon Stinger ou MBDA (ex-Matra BAe Dynamics) mísseis ar-ar Mistral. A certificação do míssil Stinger foi concluída com êxito no exército italiano em outubro de 2003 na aeronave A129CBT, utilizando mísseis Stinger PGR bloco i.
O helicóptero tem capacidade de mísseis ar-terra dupla com a Lockheed Martin Hellfire ou Raytheon TOW 2 míssil ou uma mistura de ambos, dando ao fogo seletivo ao artilheiro contra alvos baixos e de alto valor, e a capacidade de hits precisos em ambientes urbanos. O Mangusta é equipado com o sistema HeliTOW para o míssil TOW2A.
O AW129 também tem a capacidade dupla de foguetes, a implantação de foguetes 70 milímetros de munição comum com os países da Otan e foguetes 81 milímetros para compromissos de longo alcance. O Mangusta pode transportar quatro lançadores de foguetes 81 milímetros. A três barris do tipo canhão Gatling turreted 20 milímetros com 500 cartuchos de munição montado sob o nariz.

Sistemas
Suíte de guerra eletrônica do AW129 inclui um ELT-156 receptor de alerta radar Elettronica e BAE Systems Italia RALM-101 do laser warner.
Os sistemas de contramedidas incluem radar Elettronica ELT-554 e BAE Systems IEWS AN/ALQ-144A infravermelho jammer e palha e reflexos chamariz distribuidores.
Sistema de visão noturna infravermelha do helicóptero (HIRNS) inclui um mini prospectivo infravermelho (FLIR), fornecido pela Honeywell, montado em uma plataforma dirigível no nariz do helicóptero.
Capacete integrado do piloto e sistema de mira display (IHADS), pela Honeywell, posiciona um monóculo sobre um olho e mostra o ponto de vista apresentado pela FLIR. O sistema fornece direcionamento automático da arma, que pode ser usado durante o dia ou à noite.
O helicóptero é equipado com um sistema de controle de voo automático, que fornece nap-of-the-terra capacidade de vôo e o nível de estabilidade para manobras precisas.
A tela de navegação tática aprimora o gerenciamento de missão e consciência situacional.
A visão mastro montado pode ser instalada, dando ao helicóptero a capacidade de mirar armas de fogo de cobertura. A visão é utilizada para aquisição de alvos, controle de mísseis, designação de alvos a laser, rastreamento a laser e telêmetro laser.

Cabine do piloto
Os cockpits piloto e gunner estão em uma configuração tandem escalonado. Ambos os cockpits são equipados com monitores multifuncionais, que apresentam informações do sistema integrado de gestão e fornecem um mapa sintético waypoint, dados de navegação, o status de arma, seleção de armas, comunicações e aeronaves / dados de vôo. Os monitores estão equipados com teclados multifuncionais.

Variantes
A129 Mangusta : Versão de produção original, alimentado por duas Gem 2 motores de turbina Rolls-Royce.
A129 CBT (combate): Versão atualizada para o exército italiano, que incorpora os mesmos avanços que a versão Internacional A129, mas mantém os motores de turbina Gem originais.
A129 Internacional: Versão atualizada com rotor de cinco pás, M197 metralhadora em uma torre nariz personalizado, suporte para mísseis Hellfire e Stinger, avançados equipamentos de aviônica e dois LHTEC T800 turboshafts.
T-129: (AgustaWestland AW129 ) Helicóptero turco de ataque baseado no A129CBT, com aviônicos turcos e mísseis guiados.

Operadores
Itália - Exército italiano 
Turquia - Exército turco T-129

Designações Militares Italianas a partir de 2012
AH-129A para o A129 
AH-129C para o A129C 
AH-129D para o A129D 

Principais Características
A129 Mangusta
Origem: Itália
Tipo de aeronave: Helicóptero anti-tanque e multi-função
Fabricante: Agusta Westland
Primeiro voo: 11 de Setembro de 1983 
Estado em Serviço: ativo
Países operadores: Itália e Turquia

Especificações
Tripulação: 2 sendo um piloto e um diretor de sistemas de arma
Comprimento: 12,28 m 
Diâmetro do rotor: 11,90 m 
Altura: 3,35 m 
Área do disco: 111,22 m² (1,197.25 m²)
Peso ( vazio | máximo ) : 2.520 kg | 4.100 kg
Max. peso de decolagem : 4.600 kg (£ 10.140)
Motopropulsor : 2 × Rolls-Royce Gem 2-1004D (licença construído pela Piaggio) turboshafts , 664 kW (890 shp) cada
Sistemas de rotor : 4 lâminas do rotor principal 
Empuxo: 2 x 1.035 shp

Atuação
Velocidade máxima: 278 kmh 
Velocidade de cruzeiro : 229 kmh 
Faixa: 510 km
Faixa de Ferry : 1,000 km 
Teto de serviço: 4.725 m 
Taxa de subida: 10.2 m / s 
Alcance: 1.000 km

Armamento
Até 1.400 kg em quatro pontos externos
Armas: 1 × 20 milímetros (0,787 in) M197 três barril do tipo canhão gatling (500 voltas) 
Foguetes: 
38 × 81 mm (3,19 in) foguetes não guiados ou
76 × 70 mm (2,75 in) foguetes não guiados ou
12,7 milímetros metralhadora-pod
Mísseis:
8 × AGM-114 Hellfire ou BGM-71 TOW mísseis anti-tanque
4-8 × AIM-92 Stinger ou Mistral mísseis antiaéreos




Imagem Air Force e Wikipédia, Vídeo You Tube.

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