quinta-feira, 4 de abril de 2013

Merkava IV - Blindado Israelense

O Merkava é um tanque de guerra usado pelas Forças de Defesa de Israel. O tanque começou a ser desenvolvido em 1973 e entrou em serviço oficial, em 1979. Quatro versões principais do tanque foram implantadas Mk 1, Mk 2, Mk 3 e Mk 4.
O Merkava Mk.IV constitui a 4ª e mais recente versão do Merkava, é também a mais sofisticada do ponto de vista tecnológico e a mais blindada de todas.
O 65t Merkava 4 tanque de batalha principal entrou em plena produção em 2001 e começou a treinar operacional com a Força de Defesa de Israel, em julho de 2003. O primeiro batalhão de Merkava Mk 4 tanques entrou em serviço com as Forças de Defesa de Israel em 2004.
O Merkava 4 foi amplamente melhorado incluindo a proteção novas armaduras e armas e sistemas eletrônicos.
Seu desenho nada convencional, com o motor MTU de origem alemã (fabricado sob licença pela General Dynamics) e a transmissão na frente e o compartimento de combate atrás, permitiu colocar uma porta na parte traseira, para escape em caso de emergência ou para transporte de infantaria. Espaçoso, o ambiente da tripulação estende-se de lado a lado do veículo e tem ar-condicionado, um conforto extremamente útil em combates prolongados sob elevadas temperaturas, como nos desertos. A silhueta-alvo oferecida pelo Merkava é a mais baixa possível, com a parte frontal angulosa e a torre apresentando uma pequena seção transversal projetando-se para trás. Isto lhe dá um perfil muito baixo, que lhe permite permanecer virtualmente oculto no deserto, onde há pouca cobertura natural.
Sua espessa blindagem é fundida e soldada sob rigorosos testes de resistência, oferecendo proteção adequada contra explosivos incendiários de fósforo, HEAT e HESH. Saias laterais blindadas protegem a suspensão.
Além de sua tripulação(1 comandante, 1 motorista, 1artilheiro e 1 carregador) o Mk4 pode transportar até oito soldados de infantaria, uma equipe de comandos ou três macas com feridos.Todos os quatro membros da tripulação, têm à sua frente um monitor de computador, que lhes fornece dados sobre a sua função específica e o comandante tem a possibilidade de acessar a todos esses dados.
Alguns recursos, como o casco de modelagem, tintas exteriores não-reflexivas, e blindagem de plumas em que o motor térmico mistura com partículas de ar para confundir inimigos. Imageadores térmicos foram herdadas do Lavi IAI programa da Força Aérea de Israel para fazer o tanque mais difícil de detectar por sensores de calor e de radar.


Armamento
O armamento principal é um canhão de 120mm, desenvolvido pela IMI (Israel Military Industries Ltd.), que utiliza cargas HEAT, HESH, APDS e APFSDS. Um morteiro de 60 mm lançadores de fumaça, o armamento secundário constitui 2 metralhadoras 7,62 mm e uma metralhadora calibre 12,7 milímetros metralhadora coaxial que permite que a tripulação estabelecer fogo de cobertura bastante pesado, sem a utilização da arma principal, que é relativamente ineficaz contra combatentes inimigos individuais.Como a estação nova arma operado remotamente, o coaxial metralhadora é disparado de dentro do tanque, sem expor a tripulação a pequenas armas de fogo e franco-atiradores.
A arma principal pode disparar munições de maior potência, incluindo novas 120 milímetros de alta penetração e conchas-projéteis guiados.
O carregador pode selecionar semi-automaticamente o tipo de munição. O reservatório transporta 48 cartuchos de munição cada armazenada num recipiente de proteção. Uma revista de funcionamento elétrico rotativo contém 10 pronto-a-fogo.A gama de munição inclui APFSDS-T M711 (CL 3254), o HEAT-MP-T M325 (CL 3105) e o T-TPCSDS M324 (CL 3139) fornecido pelo Grupo Munição de Israel Military Industries.
O tanque é capaz de efetuar disparos em movimento e atingir alvos também em movimento e tem demonstrado alta probabilidade de acerto ao disparar contra helicópteros de ataque, como o russo Mil Mi-24 e os franceses Gazelle os quais são utilizados pelos vizinhos de Israel, utilizando munições convencionais antitanque.
Um estabilizador de quatro posições (duas giratórias e duas elevatórias), um computador balístico de controle digital, um telêmetro a laser e um periscópio de 360°, com ampliação de 4 a 20 vezes, constituem o sistema de controle de tiro do Merkava, que conta ainda com imageadores termais para operações noturnas.



Propulsão
O motor diesel MTU de origem alemã (fabricado sob licença pela General Dynamics) a ocupar grande parte da área frontal do tanque. O motor V-12 de 1500hp é controlado e monitorado por um computador, que apresenta os dados num monitor. O novo motor permitiu que a parte frontal do tanque fosse mais lisa o que permite um melhor campo de visão para o condutor.

Blindagem modular
A blindagem do Merkava 4 é alegadamente composta por novos materiais cujo desenvolvimento é exclusivo para este tanque. A blindagem é híbrida e modular, o que quer dizer que a blindagem do tanque é composta tanto por elementos passivos (componentes cerâmicos e metálicos) conjuntamente com módulos de blindagem reativa que pode impedir a perfuração por armas antitanque portáteis.
A blindagem modular consiste na possibilidade de adaptar as necessidades do campo. Módulos adicionais de blindagem podem ser aplicados ao veículo conforme seja considerado necessário pelas condições no terreno.
Os módulos de blindagem adicional podem ser aplicados mesmo no campo de batalha ou local onde os veículos estiverem em operação, sem necessidade de removê-lo para uma oficina. A blindagem é aplicada aparafusando os modulos adicionais à bindagem base.


Sistema de gestão digital campo de batalha
O tanque carrega a israelense Elbit Systems BMS (Battle Management System), um sistema centralizado que a partir de unidades controladas e UAVs em teatro, exibe em telas coloridas, e distribuí-lo de forma criptografada para todas as outras unidades equipadas com BMS em um determinado teatro.
Reparação rápida e custo-eficácia
O IV Merkava foi projetado para reparação rápida e substituição rápida de armadura danificada, com a implementação de seções de armadura modular que pode ser facilmente removido e substituído. Ele também é projetado para ser custo-efetivo na produção e manutenção, e como resultado de sua unidade de custo é menor do que para uma série de outros tanques usados pelos exércitos ocidentais.
Em operação
Em uma comparação feita pelo boletim corpo armadura foi mostrado que o número médio de tripulantes mortos penetrado por tanque foi reduzida de 2 durante a Guerra do Yom Kippur para 1,5 durante a Guerra do Líbano de 1982 para 1 durante a Guerra do Líbano de 2006 provando que, mesmo em face da melhoria armas anti-tanque, o Merkava Mark IV oferece melhor proteção para sua tripulação (embora apenas um número limitado de tanques israelenses usados em 2006 foram IVs Merkava Mark).
Em dezembro de 2010, o Hamas na Faixa de Gaza dispararam um AT-14 Kornet míssil antitanque em um tanque Merkava Mark III estacionados na fronteira Israel-Gaza perto de Al-Bureij. Ele não tinha sido até agora suspeita que o Hamas possuísse tais mísseis sofisticados. O míssil penetrou a armadura do tanque, mas, neste caso, não deixou feridos entre a sua tripulação. Como resultado do ataque, Israel decidiu implantar, ao longo da fronteira de Gaza, o primeiro Merkava Mark IV batalhão equipado com o sistema de proteção Troféu ativo.
Merkava Tankbulance
Alguns tanques Merkava foram equipados com equipamentos médicos e capacidades de ambulância, mantendo o seu armamento (mas carregando menos munição do que o tanque padrão). A área da cabine foi convertida para o transporte de pessoal ferido e teve duas macas e sistemas de suporte de vida de posto médico. Adicionados como um complemento de equipe médica completa para operar em condições de combate com um batalhão Merkava. O veículo tem uma porta traseira para facilitar a evacuação debaixo de fogo, e pode fornecer fogo de cobertura.
O "tankbulance" não é uma ambulância desarmada e, como tal, não está protegida pelas Convenções de Genebra disposições relativas ambulâncias, mas é muito menos vulnerável ao fogo acidental ou deliberada de uma ambulância ou veículo blindado.
Contramedidas
O tanque é equipado com o LWS-2 Amcoram sistema de alerta laser, com display de alerta de ameaça instalado na estação do comandante. Que será direcionado ao militar de Israel Indústrias POMALS (pedestal operado sistema de munição multi-lançamento) lançador de chamariz. Um iniciador é montado em ambos os lados do tanque, o que pode lançar granadas de fumo e iscas.
O Merkava IV também foi equipado com o Sistema de Proteção Rafael Trophy Active.
Troféu oferece 360 ° de cobertura contra foguetes antitanque, mísseis antitanque e calor tanque (alto explosivo antitanque). Uma vez que o Troféu detectar uma ameaça, é rastreado e classificado e do ponto de interceptação ideal é calculado, antes de lançar uma contramedida.
Sensores incluem radar com quatro antenas colocadas ao redor do veículo. O sistema Troféu foi testado com sucesso no tanque pela Força de Defesa de Israel, em dezembro de 2010. O sistema Troféu MBT implantado em um Merkava IV defendeu um míssil antitanque disparado por um atirador perto da cerca de segurança Faixa de Gaza em março de 2011.


Principais Características
Merkava Mark IV em Yad La-Shiryon , Latrun .
Tipo Tanque principal de batalha
Lugar de origem Israel
História do serviço
Em serviço 1979-presente
Usado por Forças de Defesa de Israel
Guerras:
Guerra do Líbano de 1982 , do Sul conflito do Líbano , Guerra do Líbano de 2006 , primeira Intifada , Segunda Intifada , guerra de Gaza
Histórico de produção:
Estilista Mantak
Fabricante Mantak / IDF Ordnance Corps(montagem)
O custo unitário Est. 6.000 mil dólares [ 3 ]
Produzido Desde 1974
Número construído (A partir de março de 2012)
Mark I: 250
Mark II: 580
Mark III: 780
Mark IV: 360 (~ 300 Outro em ordem)[ 2 ]
Especificações:
Peso 65 toneladas (140.000 libras )
Comprimento
9,04 m/29.7 pés (incluindo cano da arma)
7,60 m/24.9 pé (sem cano da arma)
Largura 3,72 m/12.2 pés (saias excl.)
Altura M/8.7 2,66 m (para o telhado da torre)
Tripulação 4 (comandante, motorista, artilheiro, e carregador)
Os passageiros Máximo de 8 passageiros [ 4
Armadura
Classificados composta / armadura inclinada design modular.
Armamento:
Principal
120 mm (4,7 in) MG253 arma lisa, capaz de disparar Lahat ATGM
Secundária
1 × 12,7 mm (0,50 in) MG
2 × 7,62 milímetros (0,300 in) MG
1 × 60 mm (2,4 in) interna argamassa
12 granadas de fumaça
Motor 1.500 hp (1.119 kW ) turbo diesel
Potência / peso 23 hp / tonelada
Capacidade de carga 48 rodadas
Transmissão Renk RK 325
Suspensão Mola helicoidal
Distância ao solo 0,45 m (1,5 pés)
Capacidade de combustível 1.400 litros
Operacional
gama 500 km (310 milhas)
Acelerar:
64 kmh (40 mph) em estrada
55 kmh (34 mph) fora de estrada




Imagem Wikipédia, Vídeo YouTube.


Nenhum comentário:

Postar um comentário