sexta-feira, 10 de maio de 2013

Chengdu J-10 - O Caça Multifunção Chinês







O Chengdu J-10 é um caça multi-funcional de 4.5 geração. A aeronave foi desenvolvido por Chengdu Aircraft Design Institute (Instituto 611) e construído por Chengdu Aircraft Industry Corporation (CAC). O J-10 é uma aeronave pequeno, leve e simples, multi-funcional, caça e bombardeio ligeiro, desenvolvido para operar em todas as condições atmosféricas.
O J-10 caça multifunção é o primeiro avião de combate chinês desenvolvido que se aproxima de caças ocidentais em termos de desempenho e capacidades.

Desenvolvimento do J-10 começou em 1988, J-10 foi inicialmente planejado como um lutador de superioridade aérea, novas exigências deslocou o desenvolvimento no sentido de um caça multifunção. A aeronave fez o voo inaugural em 1998, todo o projeto foi mantido sob sigilo. Vale ressaltar, que as primeiras fotos do J-10 saíram apenas 3 a 4 anos após o primeiro vôo.  
O J-10, caça multi-função entrou em serviço na Força Aérea Chinesa, em 2004, no entanto, foi revelado pela primeira vez ao público apenas em 2006. Atualmente, cerca de 240 dessas aeronaves estão em serviço. Estima-se que 300 caça deste tipo serão necessários para a força aérea chinesa e da aviação naval. Um certo número de países, incluindo a Indonésia, Irã, Paquistão e Tailândia tem demonstrado interesse na aquisição desta aeronave.

Especificações
A estrutura é construída a partir de ligas metálicas e materiais compostos de alta resistência e baixo peso, a estrutura da disposição aerodinâmica adota uma "cauda-menos delta canard" configuração de asa. Uma grande asa em delta é montada na direção da retaguarda da fuselagem , enquanto um par de canards (ou foreplanes) está montado mais para cima e na direção da parte dianteira da fuselagem, para trás e por baixo da cabina de pilotagem . Esta configuração proporciona elevada agilidade, especialmente a baixas velocidades, e também reduz a velocidade de perda, o que permite uma velocidade menor durante abordagens.
Uma entrada de ar retangular está localizado por baixo da fuselagem, fornecendo a alimentação de ar para o motor. Também sob a fuselagem e as asas são 11 pontos duros , usados para o transporte de vários tipos de armas e drop-tanques que contêm combustível extra.
O trem de pouso compreende um par de rodas orientáveis por debaixo da entrada de ar e duas rodas de engrenagem para a parte traseira da fuselagem.
No cockpit a copa levanta para cima para permitir a entrada e saída do piloto. Os controles utilizam a forma de um convencional controle de centro e uma alavanca do acelerador, localizado à esquerda do piloto. Estes também incorporam "as mãos no acelerador e Stick" ( HOTAS controles). Um zero a zero assento ejetável é fornecido para o piloto, permitindo a ejeção do seguro em caso de emergência, mesmo em altitude zero e velocidade zero.
Devido à J-10 aerodinamicamente instável design, uma câmera digital quadruplex redundante fly-by-wire (FBW) sistema de controle de vôo (FCS) auxilia o piloto a voar a aeronave. O FCS normalmente monitora as entradas de controle piloto, (para efeitos semelhantes em um veículo de alto desempenho equipado com controle eletrônico de estabilidade) que impedem o piloto de sair acidentalmente o envelope de vôo da aplicação de entrada de controle muito durante situações de vôo de alta performance. Isso é crucial em aeronaves de asa atoarda, pois eles são capazes de se transformar em um raio muito mais apertado do que as aeronaves convencionais. As superfícies de controle de massa são capazes de mover-se até agora que eles podem destruir completamente a aeronave em vôo em altas velocidades se não for mantida sob controle pela FCS.
O Cobra Pugatchov realizados por J-10 foi controlado pelo piloto, que pode atingir qualquer ângulo de ataque que ele / ela desejar graças à FBW FCS, que também define o limite máximo para evitar danos de estruturas, devido ao elevado g-force ou para o piloto a perder a consciência em alta velocidade.

Cockpit
O piloto senta no cockpit localizado acima da entrada de ar e na frente do canard. O canopy bolha de duas peças dá ao piloto uma grande visão em todas as direções, uma característica vital durante o combate ar-ar.'Moscas' o computador de bordo controlo digital de voo da aeronave para o piloto, proporcionando coordenação de voo automático e manter a aeronave de entrar situações potencialmente perigosas, tais como água suja não intencionais ou patins. Este, portanto, libera o piloto para se concentrar em suas tarefas pretendidas durante o combate.

Propulsão
O J-10 tem um único motor. O primeiro lote de cerca de 50 aeronaves é alimentado por motores turbofan AL-31FN russos. Este lote foi entregue à força aérea chinesa entre 2004 e 2006. Um turbofan Taihang indígena está em desenvolvimento. Vale ressaltar que o J-10 tem capacidade para reabastecimento em vôo.

Armamento
O J-10 tem além combate aéreo alcance visual e capacidades de ataque de superfície. Aeronave tem 11 postes externos para uma variedade de armas. Em alternativa, pode realizar aquisição de alvos, pods de navegação ou de tanques de combustível auxiliares. 
O principal armamento para as missões de superioridade aérea é o PL-12 mísseis de médio alcance ar-ar radar homing ativos. Para faixas estreitas que carrega as PL-8 mísseis infravermelhos teleguiados. Para papel ataque a superfície do J-10 transporta até seis de 500 kg de bombas guiadas a laser, bombas de queda livre ou de 90 mm não operados pods de foguetes. Aeronave também é completada com um único barril de 23 mm canhão.
Missão de ataque ao solo
Em uma típica missão de ataque de superfície, o lutador carrega até oito bombas de 250 kg, juntamente com dois tanques de queda e duas PL-8/9 SRAAMs. Embora a PLAAF já desenvolvesse o sistema dispensador integrado pilão (PIDS), que pode levar até seis bombas de 250 kg LDGP para o lutador J-8B e JH-7 caça-bombardeiro, o sistema semelhante não foi visto sendo equipado pela J- 10.
Missão Air-to-Air
Para missões de superioridade aérea e interceptação, o J-10 poderia levar um mix de mísseis de médio alcance ar-ar (MRAAM), mísseis ar-ar de curto alcance (SRAAM) e tanques de queda.

Radar
CAC revelou que o J-10 é equipado com um radar de controle de fogo indígena, com uma antena planar array girada mecânica, capaz de rastrear 10 alvos e engajar 2 (usando semi-ativo AAM radar-homing) ou 4 (usando radar ativo-homing AAM) deles simultaneamente. Possivelmente com base em tecnologias russas ou israelense, o radar é acreditado para ser comparável ao início dos anos 1990 da era ocidentais projetos de radar de caça. Alternativamente, o J-10 pode ser equipado com uma gama de radar de controle de fogo introduzida por fabricantes russos, israelenses e europeus sobre a sua variante de exportação.

Variantes
J-10A: variante de multi-função do único assento. A designação de exportação é F-10A. 
J-10S: Twin-sede variante caça-treinador do J-10A. A fuselagem dianteira da aeronave é esticado para acomodar um assento do piloto adicional, dois pilotos ocupam em conjunto com uma única grande bolha dossel. Também incorpora uma espinha dorsal alargada que pode acomodar equipamentos aviônicos adicional ou combustível. Além de servir como avião de treinamento, o J-10S também pode ser usado para o papel de ataque ao solo, onde o piloto do banco traseiro atuaria como operador de sistemas de armas. 
J-10AH:. Versão naval do J-10A
J-10B:. "Super-10" Uma variante melhorada do J-10 com as novas tecnologias. A existência do J-10B não é confirmada por fontes oficiais chinesas, mas inúmeras imagens de um novo J-10 variante surgiram, mostrando um protótipo J-10 modificada com o aumento de material absorvente de radar , a próxima geração de EW conjunto integrado, o aumento dos compostos, nova geração aviônica, o PMA, uma entrada supersónico diverterless (DSI) , uma pesquisa de infra-vermelho e faixa (IRST) sensor, modificado o estabilizador vertical e asas, barbatanas ventrais, caixas instalados sob as asas, atualizado WS-10B do motor, próxima geração de sistema eletrônico integrado de estado sólido, e um nariz modificado com um radar AESA. Ele teve seu primeiro vôo em dezembro de 2008.
FC-20: Uma variante de exportação do J-10B projetado para a Força Aérea do Paquistão.  

Principais Características
Chengdu J-10 Vigorous Dragon

Descrição
Papel Avião de combate multirole
Origem nacional China
Fabricante Chengdu Aircraft Industry Corporation
Projeto         Chengdu Aircraft Design Institute
Tripulação 1
Primeiro vôo: 23 de março de 19981
Introdução: 2005
Operadores: China e Paquistão
Unidades construídas: 220 (agosto de 2012)
Custo unitário: 27.8 milhões de US$ (2010)

Dimensões
Comprimento 15,5 m
Envergadura 8,78 m
Altura 4,8 m
Área da asa: 33,1 m² 

Peso
Peso vazio: 9,750 kg 
Peso carregado: 12,400 kg 
Carga útil: 6,000 kg 
Max. peso de decolagem : 19,277 kg 

Propulsão
Motopropulsor: 1 × Saturno Lyulka AL-31 FN ou WS-10A Taihang turbofan
Empuxo seco: 79,43 kN / 89,17 kN 
Empuxo com pós-combustão : 125 kN / 130 kN 
Teto máximo 20.000 m

Atuação
Velocidade máxima: Mach 2.2 em altitude
Velocidade máxima: Mach 1,2 ao nível do mar 
g-limites: +9 / -3 g (+88 / -29 m / s ², 290 / -97 ft / s ² )
Raio de combate: 1 600 km (com ar de reabastecimento aéreo)
Raio de combate: 550 km (sem ar para reabastecimento aéreo) 
3 drop-tanks de combustível externos  (1 × sub-fuselagem, 2 × sob as  
asas) para alcance e autonomia
Faixa de Ferry: 1,850 km 
Asa de carga: 381 kg / m² 
Pressão / peso: 1.024 (com AL-31 ), 1.085 (com WS-10A )

Armamento 
Armas: 1 × 23 milímetros canhão duplo barril
Hardpoints : 11 no total (6 × sub-asa, 5 × sub-fuselagem) com uma  
Capacidade de 6000 kg de combustível externo e munições 
Mísseis: 
Mísseis ar-ar: PL-8 , PL-9 , PL-11 , PL-12
Mísseis ar-superfície: PJ-9 , YJ-9K
Bombas: bombas guiadas a laser ( LT-2 ), bombas planadoras ( LS-6 ) e  
bombas não guiadas
Foguetes 90 mm pods não guiados

Aviônicos 
Desconhecido radar phased array
NRIET KLJ-10 multi-modo de radar de controle de fogo
Tipo Hongguang-I busca infra-vermelho e faixa de pod
BM/KG300G autoproteção interferência pod
KZ900 eletrônico reconhecimento pod
Blue Sky navegação / ataque pod
Filat (Forward-Looking Infra-Red Laser Ataque Targeting) pod




Imagem Wikipédia, Vídeo You Tube.

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