quarta-feira, 29 de maio de 2013

Míssil Crotale - O Superfície-Ar Francês



O Crotale EDIR (Ecartométrie Différentielle infrarouge ", Ecartometry diferencial de ondas infravermelhas") é um míssil anti-aéreo de curta distância, que pode ser usado para interceptar a baixo bordo mísseis anti-navios e aeronaves . Ele foi desenvolvido pela Thomson CSF Matra em duas versões, uma versão móvel terrestre e um lançador de navio..

Desenvolvimento
Originalmente, o sistema Crotale R440 foi desenvolvido pela norte-americana Rockwell e Thomson-Houston (e Mistral) na França para a África do Sul, onde tem o nome Cactus. No entanto, os resultados do sistema impressionou as Forças Armadas Francesas, que compraram o sistema tanto para a Força Aérea quanto para a Marinha.
O sistema de disparo inclui os principais sensores do navio, o sistema de disparo do revólver e um sistema de coordenação central. A torre tem oito mísseis prontos para lançamento em recipientes estanques. A revista trás a torre possui 18 mísseis.
O exército francês utilizou pela primeira vez um 4x4 armado com quatro lançadores. A fim de garantir uma mobilidade mais elevada, decidiu-se montar o sistema sobre o chassi do tanque de guerra francês AMX-30. Ao mesmo tempo, o número de lançadores foi aumentado para seis. No serviço do exército finlandês, o sistema NG Crotale foi montado em Pasi Sisu veículos onde o número de lançadores é oito.
O sistema Crotale também foi instalado em vários navios militares. Por exemplo, na Marinha Francesa a classe de fragatas, tem um Crotale de 8 lançadores perto do convés de vôo do helicóptero.

Crotale NG
Uma versão modernizada, o Crotale NG (New Generation), entrou em produção em 1990. Esta versão usou o novo VT-1 míssil com velocidade de Mach 3,5, o fator de carga de 35G, 11 km de alcance, 13 kg ogiva (8m kill-zona) e 6.000 m de teto. O sistema inclui um S-band radar de pulso Doppler (20 km), Ku-band TWT radar de rastreamento (30 km), câmera térmica (19 km), Daylight câmera CCD (15 km) e um localizador IR.
Crotale NG (Next Generation) é um sistema de defesa aérea de curto alcance para todos os climas desenvolvido pela Thales Air Defense (ex Thomson-CSF Airsys) com base em Bagneux, na França.
As missões do sistema estão na linha de frente dos blindados da brigada de defesa, a defesa local permanente ou semi-permanente e área de defesa contra ameaças aéreas, tais como aeronaves de asas fixas, helicópteros de ataque, mísseis de cruzeiro, mísseis táticos e ataques de saturação com stand-off armas liberado de aviões e helicópteros.
O sistema NG Crotale fornece situação aérea e avaliação de ameaças, detecção gama alargada, amigo de identificação ou inimigo (IFF), detecção de multi-target mais aquisição automatizada, controle e empenho e toda a operação tempo.

K-SAM Pegasus
Em 1999, a República das Forças Armadas da Coréia assinou um contrato para Samsung Thales desenvolver conjuntamente um sistema sul-coreano NG-Crotale aumentada para o sistema de defesa K-SAM Pegasus. Um novo sistema de sensor foi desenvolvido conjuntamente pela Samsung e Thales para atender a capacidade operacional necessária do K-SAM Pegasus, bem como um novo míssil indígena por LIG nex1. Os componentes eletrônicos e radares foram desenvolvidos pela Samsung Electronics . Doosan DST integrado neste sistema NG Crotale modificado com um  veículo K200. 48 unidades foram inicialmente produzidas por 330 milhões de euros. Um segundo lote de 66 unidades foi ordenado em 2003, no valor de 470 milhões de Euros.




 Tecnologia
O sistema de mísseis Crotale consiste de dois componentes, um veículo para o transporte, equipado com 2 a 8 lançadores, um radar de rastreamento está localizado entre os lançadores. Um segundo veículo carrega o radar de vigilância. Um veículo de controle por radar pode ser ligado a vários veículos lançadores, a fim de conseguir um sistema de defesa aérea eficaz. A NG Crotale incorporou tanto o lançador e o radar de vigilância em um único veículo.
O míssil é impulsionado por combustível sólido-propulsor. Pode atingir a velocidade máxima de Mach 2.3 dentro apenas dois segundos e depois segue o feixe de radar, até que seus sentidos fusível infravermelho assumam e quando perto de seu alvo explode.
O radar de vigilância e direção radar fogo tem um alcance de 20 km e o link de TV que funciona até 15 km. O sistema de TV-orientação usa câmeras regulares e infravermelho. O sistema pode seguir oito alvos simultaneamente, e o radar de orientação pode seguir tanto helicópteros pairando bem como lutadores com velocidades superiores a Mach 2. O sistema de armas também podem usar os dados de vigilância de outros sistemas, dados de vigilância óptica e do quadro geral de antena do sistema de comunicações de defesa aérea nacional.
Como outros mísseis modernos, ele é mais resistente a emissões radioelectricas e é controlado por radar. No caso de o radar perder o controle do míssil, ele pode identificar os alvos e atacá-los utilizando os sensores que forem mais adequados, para as condições atmosféricas de visibilidade ou de interferências radioelectricas que tiverem sido detectadas.
Infravermelhos (IR) do localizador - montada abaixo da câmara CCD para a recolha de míssil.
Todas as funções de detecção de alvos para rastreamento de alvos são automatizadas para alcançar tempos de reação reduzidos. O tempo de reação é tipicamente de seis segundo entre a primeira detecção e lançamento do míssil. Uma vez que o míssil é disparado, o software operacional seleciona o melhor sensor de rastreamento de mísseis de acordo com dados a serem fornecidos a partir de todos os sensores. O operador tem a opção de substituir o sensor selecionado automaticamente pelo software operacional.




Variantes
R440 Crotale
O sistema original Crotale SAM, com terra e mar sistemas (Mar Crotale). Mais de 330 sistemas e vários milhares de mísseis foram produzidos e exportados para mais de 15 países.

QG-7
China desenvolveu o -7 HQ SAM sistema parcialmente Crotale de engenharia reversa.Uma versão melhorada, o HQ-7A/FM-90, é conhecida por existir.
Thaqeb Shahab
Em 2002, o Irã revelou detalhes sobre uma superfície produzida internamente para o sistema de mísseis ar, chamado Thaqeb Shahab. O sistema, montado em um trailer de 4 rodas, resemebled de perto a série chinesa HQ-7/FM-80/90 de que o Irã já havia recebido. Não ficou claro se esses sistemas foram realmente manufacturered no Irã, ou se alguma parte da assembléia foi conduzida internamente.
O sistema de defesa Ya Zahra ar foi introduzido em 2012.

R460 SICA (Shahine)
Thomson-CSF (hoje Thales ) desenvolveu uma versão específica do Crotale conhecido como "Shahine" para a Arábia Saudita . O sistema tornou-se operacional em 1980. As principais diferenças são visíveis essencialmente a transportadora (AMX um transportador 30 blindado, em vez de o transportador clássico não protegido), e que leva a uma fornalha de seis míssil (em vez de quatro). O objetivo das mudanças é permitir que o disparo Shahine e unidades de aquisição de acompanhar e proteger as unidades de blindados das Forças Armadas sauditas no campo de batalha. As unidades Shahine estavam entre os primeiros veículos para libertar Kuwait em fevereiro de 1991 - uma foto tirada da cena foi amplamente divulgado pela revista Newsweek.

Crotale NG (VT-1)
Uma versão atualizada, New Generation. A Finlândia foi o primeiro operador do sistema. O custo deste sistema é cerca de 8 milhões de euros (excluindo o veículo). A Grécia é um outro usuário, e pagou um bilhão de francos franceses, em 1998, para 11 sistemas: nove para a Força Aérea Grega e duas para a Marinha Helênica. Em 2002 €, que teria ascendido até 12 milhões de euros por unidade.
O Crotale NG VT1 míssil possui um alto nível de manobrabilidade com fatores de carga de até 35g até 8 quilômetros com a estrutura capaz de suportar 50g. A velocidade é Mach 3.5, utilizando um motor de foguete de combustível sólido. O VT1 tem um alcance efetivo de cerca de 11 km e teto de mais de 6.000 m. Em março de 2001, Thales Air Defence (anteriormente Shorts Missile Systems) foi adjudicado um contrato para a fabricação do míssil VT1.
O Comando para Line-Of-Sight (CLOS) orientação utiliza sensores de radar e electro-óptico. O míssil está armado com uma explosão focada e ogiva de fragmentação, iniciada por um fusível de proximidade RF. A ogiva fornece um raio de explosão letal de 8m. Tempo interceptação típico de disparar a destruição do alvo no ar a uma distância de 8 km é 10.3s.

Crotale Mk.3
Em janeiro de 2008, a França testou o novo sistema Crotale Mk.3 no centro de testes de lançamento de mísseis a CELM em Biscarrosse. VT1 míssil do sistema Crotale Mk.3 interceptou com sucesso um drone alvo Banshee a 970 metros de altitude e 8 km de alcance em 11 segundos no dia 15 de janeiro de 2008. Mais tarde, em 31 de janeiro de 2008, o sistema conseguiu interceptar outro alvo não tripulado a uma altitude 500 metros e 15 km de alcance em 35 segundos.

HQ-9 - Versão do Crotale 440 fabricada sob licença na China.





Operadores
Há vários países que operam o míssil NG Crotale ou Crotale.
Bahrain
Egito
Finlândia - O Exército finlandês opera NG Crotale no Sisu XA-181 veículos, ITO90M designado. 21 sistemas.
França - Crotale naval e terrestre Crotale NG (12 sistemas)
Grécia - Crotale NG, usado pela Hellenic Air Force (nove sistemas) e da Marinha Helénica (2 sistemas navais).
Irã - alguns lançadores Crotale pode usar de fabricação chinesa réplicas.
Oman - Crotale NG
Paquistão
República da Coreia - K-SAM Pegasus (114 sistemas)
Arábia Saudita - Crotale NG
Emirados Árabes Unidos

Principais Características
Crotale              
Míssil antiaéreo
Tipo          Superfície - ar
Lugar de origem  França
Histórico de produção
Projetado  1967
Fabricante            Thales Group - Grupo Samsung
Produzido 1978
Número construído          6.000 mísseis (R440)
Especificações
Peso         76 kg
Comprimento       2,35 m
Diâmetro  0.165 m
Mecanismo de detonação:
fusível infravermelho
fusível rádio
Motor        combustível sólido-propulsor
Operacional
alcance    VT-1: 11 km; Mk3: 16 km
Teto de vôo          VT-1: 6000 m; Mk3: 9.000 m
Acelerar    1.200 m / s
Orientação:
sistema    radar semi-ativo
sensores eletro-ópticos
busca infravermelha e trilha

Crotale R440       
Míssil antiaéreo
Fabricante: Thomson-CSF / Thales
Função principal: Defesa Anti-Aérea
Alcance: 13km     
Velocidade: 2700km/h
Tipo de ogiva : Alto Explosivo     
Peso da ogiva : 13.9Kg.
Peso total: 85Kg  
Comprimento: 2.94 M.
Diâmetro: 160mm           
Sistema orientação: Infravermelhos

Crotale VT-1 / Mk.3          
Míssil antiaéreo
Fabricante: Thomson-CSF / Thales
Função principal: Defesa Anti-Aérea
Alcance: 15km     
Velocidade: 4200km/h
Tipo de ogiva : Alto Explosivo     
Peso da ogiva : 14Kg.
Peso total: 85Kg  
Comprimento: 2.89 M.
Diâmetro: 150mm           
Sistema orientação: Infravermelhos




Imagens Wikipédia, Army Technology, Área Militar; Vídeo You Tube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário