segunda-feira, 13 de maio de 2013

MIG 29 - Caça Muiltifunção Indiano

O Mikoyan MiG-29 pertence a quarta geração de aeronaves de caça a jato projetado na União Soviética . Desenvolvido pela Mikoyan durante a década de 1970 como um caça de superioridade aérea.
Embora originalmente fabricado para o combate contra qualquer avião inimigo, muitos MiG-29 foram decorados como multirole lutadores capazes de realizar uma série de operações diferentes, e são comumente equipado para usar uma variedade de armamentos ar-ar, ar-superfície e munições de precisão.
O MiG-29 tem sido também uma aeronave de exportação popular, mais de 30 nações operam ou operaram a aeronave até a data de hoje. A Índia é um dos maiores operadores de exportação do tipo. Em 2013, o MiG-29 ainda permanece em produção por Mikoyan, uma subsidiária da United Aircraft Corporation (UAC) desde 2006.

Índia
A Índia foi o primeiro cliente internacional do MiG-29. A Força Aérea Indiana (IAF) fez uma encomenda de mais de 50 MiG-29 em 1980, enquanto a aeronave ainda estava em sua fase inicial de desenvolvimento. Desde a sua nomeação para o IAF, em 1985, a aeronave passou por uma série de modificações com a adição de novos aviônicos, sub-sistemas, motores turbofan e radares. A versão atualizada indiana é conhecida como Baaz ( Hindi para Hawk) e é um componente crucial da segunda linha ofensiva de aeronaves da frota da IAF após o Sukhoi Su-30MKI .
Em março de 2010 a Rússia e a Índia assinaram o contrato de US$ 1,5 bilhão para o fornecimento de 29 caças MiG-29K “Fulcrum-D” adicionais.
No ano passado a Rússia concluiu o contrato assinado em 2004 com o Ministério da Defesa da Índia para o fornecimento de 12 caças monopostos MiG-29K e quatro bipostos MiG-29KUB.
O contrato também estipula o treinamento dos pilotos, simuladores de voo e manutenção das aeronaves.
O esquadrão que opera os MiG-29K, os “Black Panthers”, fica baseado no estado de Goa, costa oeste da Índia, até que o navio-aeródromo INS Vikramaditya, ex-Admiral Gorshkov, seja integrado à Marinha da Índia no próximo ano.
O MiG-29K é a versão naval do MiG-29 e possui asas dobráveis, gancho para pouso a bordo, estrutura reforçada e capacidade multimissão. Ele pode ser armado com uma variedade de armamentos para emprego ar-ar e ar-superfície.
A Rússia entregou os três primeiros MiG-29UPG modernizados para a Forças Aérea da Índia (IAF), informou um comunicado da empresa MiG. “Os aviões foram transportados para a Índia a bordo de um cargueiro AN-124″.
A IAF firmou um contrato com a MiG no valor de 900 milhões de dólares para modernizar seus 69 caças MiG-29.
As atualizações incluem mudanças nos aviônicos como a incorporação de um novo radar Phazatron Zhuk-M no lugar do M-109. As aeronaves também estão sendo equipadas com capacidade de combate além do alcance visual e reabastecimento em voo. A vida útil das células foi prolongada para mais 40 anos segundo a agência russa RIA Novosti.
Os primeiros seis aviões serão modernizados na Rússia e os demais pela Hindustan Aeronautics Limited (HAL) da Índia.

Especificações
O MiG-29 tem um meio-montado asa varrida com diversas extensões de ponta de raiz (LERXs) que varreram em torno de 40 °; há tailplanes varridas e duas barbatanas verticais, montados em lanças de popa dos motores. Ripas automáticas são montadas sobre os bordos de ataque das asas, que são quatro segmentos em modelos iniciais e cinco segmentos em algumas variantes posteriores. Sobre o bordo de fuga , existem abas de manobra e wingtip ailerons . Na época de sua implantação, ele foi um dos caças primeiro em serviço capaz de executar a manobra Cobra Pugachev.
O MiG-29 tem controles hidráulicos e uma SAU-451 de três eixos para piloto automático. No entanto, é muito ágil e com excelente desempenho turno instantâneo e contínuo, de alta capacidade, e uma resistência geral a forças durante as rotações. A estrutura é composta principalmente de alumínio com composição de diversos materiais. A força para cima de 9 - g (88 m / s ²) em manobras, os controles têm "soft" limitadores para impedir que o piloto de ultrapasse os limites g e alfa, os limitadores podem ser desativados manualmente.

Sensores
A linha de base MiG-29B tem um Phazotron RLPK-29 (Radiolokatsyonnui Pritselnui Kompleks) radardo sistema de controle de fogo , que inclui o N019 (Sapfir 29; NATO: "Slot Back ') look-down/shoot-down coerente radar de pulso-Doppler e do TS100 0,02-02 computador digital. Rastreamento gama contra um alvo de caça-size foi apenas cerca de 70 km (38 milhas náuticas) no aspecto frontal e 35 km (19 milhas náuticas) no aspecto traseiro. Faixa de contra-bombardeiro porte alvos era aproximadamente o dobro. Dez metas poderiam ser exibidas em modo de busca, mas o radar teve de travar em um único alvo para semi-ativo homing (SARH). O MiG-29 não foi capaz de forma confiável utilizar o novo Vympel R-27 R (NATO: AA-10 "Alamo") dos mísseis de longo alcance SARH em seus alcances máximos.
MiG-29 continuar a usar o N019 analógico ou radar N019M, embora VVS indicou seu desejo de atualizar todos os existentes MiG-29 para um sistema totalmente digital.
A última aeronave a atualizar o N010 Zhuk-M que tem uma antena de disposição planar, em vez de um prato, melhora a amplitude e uma capacidade de processamento muito superior, com o objetivo de vários capacidades de engajamento e compatibilidade com o Vympel R-77 (ou RVV- AE) (NATO: AA-12 "Adder '). Um recurso útil o MiG-29 em ações com o Su-27 é o Kols S-31E2, um combinado de laser rangefinder e IRST em um "globo ocular" mount frente da abóbada da cabine. Ele pode estar acoplado ao radar ou utilizado de forma independente, e fornece excepcional colocação a arma de precisão.



Propulsão
O MiG-29 tem dois motores Klimov RD-33 turbofan , cada um avaliado em 50,0 kN (11.240 lbf) a seco e 81,3 kN (18.277 lbf) em pós-combustão . O espaço entre os motores gera elevador, reduzindo desse modo eficaz carga alar , para melhorar a capacidade de manobra. Os motores são alimentados através de cunha do tipo doses montados sob as extensões de ponta (LERXs), que têm rampas variáveis para permitir maior Mach de velocidades. Como uma adaptação a áspero-campo de operações, a entrada de ar principal pode ser completamente fechada e alterar usando a entrada de ar auxiliar na fuselagem superior para decolagem, pouso e de baixa altitude de vôo, evitando a ingestão de detritos do solo.
O MiG-29 tem um alcance de 1.500 km de balsa sem tanques externos de combustível, e 2.100 km com um tanque externo. A capacidade interna de combustível do original MiG-29B é 4.365 litros distribuídos entre seis tanques de combustível internos, quatro na fuselagem e um em cada asa. Para voos mais longos, isso pode ser completada por um de 1.500 litros (330 Imp gal, 395 gal EUA) central tanque de queda e, em lotes de produção posteriores, tanques de queda de dois 1.150 litros (253 Imp gal, 300 gal EUA) underwing. Além disso, um pequeno número têm sido equipados com sondas de reabastecimento, permitindo tempos de voo muito mais longos, utilizando um sistema de sonda-e-drogue . Algumas fuselagens MiG-29B foram atualizados para o "Fatback" configuração (MiG-29, 9-13), que adiciona um tanque de combustível interno.

Armamento
Armamento para o MiG-29 inclui um único GSh-30-1 canhão de 30 mm na raiz da asa porta.Este originalmente tinha uma revista de 150 rodadas, que foi reduzido para 100 rodadas em variantes posteriores. Original de produção de aeronaves MiG-29B não pode disparar o canhão ao transportar um tanque de combustível central uma vez que bloqueia a porta de ejeção shell. Esse problema foi corrigido nos MiG-29S e versões posteriores. Três pilões são fornecidos sob cada asa (quatro em algumas variantes), para um total de seis (ou oito).Os postes inboard pode carregar tanto um litro 1150 (300 gal EUA) tanque de combustível, um Vympel R-27 (AA-10 "Alamo") de mísseis de médio alcance ar-ar, ou bombas ou foguetes não guiados. Alguns aviões soviéticos poderia transportar uma única bomba nuclear na porta interior da estação. Os postes exteriores têm, normalmente, R-73 (AA-11 "Archer") mísseis duelo, embora alguns usuários ainda mantêm o antigo R-60 (AA-8 "Aphid"). Um único tanque de 1.500 litros (400 gal EUA) pode ser equipado com a linha central, entre os motores para voos ferry, mas esta posição não é usado para lojas de combate.O original MiG-29B pode transportar bombas de uso geral e não guiados nos pods de foguetes, mas não munições guiadas com precisão .Modelos atualizados têm disposição para guiadas a laser e bombas eletro-óptico, bem como mísseis ar-superfície.
Ele tem provisões para guiadas a laser e bombas eletro-óptico, bem como mísseis ar-superfície  Kh-25ML/25MP, Kh-29T, Kh-31G/31A, Kh-35U, e foguetes. Mísseis Kh-31P para candidatos passivos de radar são usados como mísseis anti-radiação . Mísseis Kh-35 e Kh-31A para ataque antinavios, para combate aéreo mísseis ar-ar como RVV-AE, R-27ER/ET e R-73E. A aeronave é também adaptável a várias armas estrangeiras.
O MiG-29K tem uma combinação de baixa detectabilidade, tecnologia avançadas de guerra eletrônica, redução da vulnerabilidade balísticos e armas de impasse para aumentar a capacidade de sobrevivência do lutador.

Variantes
MiG-29
MiG-29B-12
MiG-29UB-12
MiG-29S
MiG-29SE
MiG-29-13
MiG-29SM
MiG-29G/MiG-29GT
MiG-29AS/MiG-29UBS
MiG-29 Sniper
MiG-29M / MiG-33
MiG-29UBM.
MiG-29K
MiG-29KUB
MiG-29SMT
MiG-29BM
MiG-29UBT
IAF MiG-29UPG
MiG-29UPG
MiG-29m2 / MiG-29MRCA
MiG-29SMP / MiG-29UBP


Principais Características 
MiG-29M «Fulcrum C»
Caça de superioridade aérea (MiG-MAPO)
Tripulação: 1

Dimensões:
Comprimento: 17.32 M
Envergadura: 11.36 M
Altura: 4.73

Propulsão
2 x motores Leningrad RD-33K
Potência total: 17600 Kgf

Peso 
Peso vazio: 10900 Kg
Peso máximo/descolagem: 19700 Kg
Capacidade de carga/armamento: 4500 Kg

Velocidade / Autonomia
Velocidade máxima: 2445 Km/h
Velocidade máxima (nível do mar): 1500 Km/h
Velocidade de cruzeiro: 1200 Km/h
Autonomia carregado: 900 Km
Autonomia leve 2900 Km.
Altitude máxima: 18000 Metros

Armamento
1 x 30 mm GSh-30-1 canhão com 150 rodadas
9 hardpoints (5 molhados): 8 x sob as asas, 1 x linha central para até 5.500 kg (£ 12.125) de armas e tanques de combustível
Mísseis ar-ar
Oito ar-ar mísseis - uma mistura de homing infravermelho, radar semi-ativo homing (SARH) e radar ativo homing.
AA-11 "Archer", AA-10 "Alamo", AA-12 "Adder", Astra míssil BVRAAM, Novator K-100, Rafael Python 5
Mísseis ar-superfície
Kh-25 ML, Kh-29 T, Kh-35 U
Mísseis anti-radiação
Kh-25 MP, Kh-31 P
Mísseis antinavio
Kh-31 A, Kh-35
Bombas
RBK-250, RBK-500, RBK-750, FAB 500 -M62 bomba de uso geral, FAB-1000, (1,500 kg / £ 3300), KAB-500KR eletro-óptico
Numero de suportes p/ armas: 9




Imagem Wikipédia, Vídeo You Tube.

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