quarta-feira, 22 de maio de 2013

JAS 39 Gripen Weapons - Caça Sueco Multifunção

O Saab JAS 39 "Gripen" é um caça sueco fabricado pela Saab é um dos mais avançados aviões de caça do mundo que combina uma magnífica agilidade com excepcionais capacidades de pouso e decolagem em pistas curtas em um caça relativamente pequeno.
O JAS 39 Gripen tornou-se o primeiro caça estável do mundo com estabilizadores canard e asa em delta, graças ao uso da instabilidade intrínseca controlada por avançado sistema fly-by-wire.
Está equipado com o radar multimodo Ericsson PS-05/A com funções de busca e rastreamento de alvos múltiplos, navegação, mapeamento do terreno e ataque ao solo. Também possui um moderno computador de bordo para o controle de tiro, telas de cristal líquido coloridas e um head-up display (HUD) de amplo campo visual. Seu motor é o turbo-fan GE F404 americano, produzido sob licença pela Volvo, que aumentou seu empuxo em 10%. O JAS 39 Gripen alcança até 2.126 km/h.

Gripen NG 
O novo Gripen NG (Nova Geração) terá muitas peças novas e será propulsionado pelo turbofan Volvo Aero RM12, a versão sueca do motor GE F414-400 do F/A-18E/F. O novo motor produz 20% de empuxo a mais que o turbofan anterior — 98 kN (22.000 lbf) — permitindo uma velocidade de super cruzeiro de Mach 1,2 com mísseis ar-ar e ar-terra. Comparado ao Gripen D, o peso máximo de decolagem do Gripen NG aumenta de 14.000 para 16.000 kg (30,900–35,300?lb) com aumento do peso vazio de 200 kg (440?lb). Devido ao trem de pouso principal ter sido realocado, a capacidade interna de combustível aumentou 40%, o que aumenta o alcance para 4,070 km (2.200 milhas náuticas). A nova configuração de chassi permite a adição de dois cabides de armas na fuselagem. Seu radar AESA Ericsson PS-05/A acrescenta uma antena nova para testes de voo com início em meados de 2009.
O Gripen Demo teve seu vôo inaugural em 27 de maio de 2008. O vôo de teste durou cerca de 30 minutos e atingiu uma altitudemáxima de cerca de 6.400 metros (21.000 pés). Em 21 de janeiro de 2009, o Gripen Demo voou sem pós-combustão Mach 1,2 para testar a sua capacidade de super cruzeiro.

Sea Gripen 
A Saab fez estudos sobre a versão naval baseada em porta-aviões na década de 1990. Em 2009, lançou o projeto Sea Gripen em resposta ao pedido da Índia para obter informações sobre um avião naval. O Brasil tem potencial necessidade de desenvolver essa aeronave.
O principal ponto a ser melhorado era a autonomia e para isso, foi necessário modificar a estrutura do Gripen e mudar o posicionamento do trem de pouso traseiro JAS-39 A/C, liberando um espaço para um novo tanque de combustível com 1200 litros, aumentando a capacidade de combustível do Gripen NG em 40%. A partir de agora, o raio de combate do Gripen NG passou a ser de 1300 km, quando armado com 6 mísseis ar ar e um tanque externo. O alcance de translado passou de 3200 km para 4070 km com 3 tanques externos. As modificações estruturais levaram a um pequeno aumento de peso de apenas 200 kg, porém a capacidade de transporte de carga aumentou em uma tonelada.




Propulsão
Este novo motor permite ao Gripen NG voar em regime de supercruzeiro de mach 1,2 armado com mísseis ar ar, o que foi demonstrado pelo protótipo Gripen DEMO em 21 de janeiro de 2009. Para quem não conhece o que é supercruzeiro, é a capacidade de voar em velocidade supersônica sem uso do pós-combustor, o que permite uma maior autonomia e ainda coloca o avião em vantagem quando estiver atacando, pois pode chegar mais rápido no ponto de lançamento das suas armas e sair rapidamente da área de combate. Hoje, apenas o supercaça F-22 Raptor, Typhoon e o novo caça PAK FA T-50 da Rússia conseguem voar em supercruzeiro.

Radar
O radar que será usado no Gripen NG será fornecido pela empresa italiana Selex Galileo, sob a forma do modelo ES-05 Raven. Trata-se de um novo radar de varredura eletrônica ativa (AESA), cujo alcance está estimado em 120 km contra um alvo do tamanho de um caça (RCS 5m2). Esse alcance representa um aumento de 25% frente ao alcance do radar PS-05 usado no caça JAS-39A/C Gripen de geração anterior. O radar Raven tem um ângulo de 100º de varredura para cada lado e terá capacidade de varredura ar ar e ar terra simultaneamente.
Especificamente, no modo ar terra, o radar Raven será capaz de mapear o solo, criando uma imagem sintética do relevo e de eventuais alvos. Já no modo ar ar, o Raven, permitirá engajar até 4 alvos simultaneamente com o uso de mísseis de médio e longo alcance guiados por radar ativo. Outra capacidade que este radar terá é a de guerra eletrônica, podendo interferir, de forma ativa, nos radares inimigos.
Além do radar, o Gripen NG terá um sensor passivo IRST Skyward-G, também desenvolvido pela Selex Galileo, equivalente aos sistemas IRST instalados nos caças russos MIG-29 Fulcrum e Su-27 Flanker, sendo capaz de rastrear alvos sem emissões, através do calor das aeronaves inimigas, o que dá uma alternativa para o Gripen NG caso esteja operando em silencio radar, para maximizar sua discrição operacional.

Armamento
O Gripen NG é um dos aviões de combate com maior flexibilidade de opção de armas do mercado. Na arena ar ar, o NG poderá ser armado com mísseis de curto alcance da família AIM-9 Sidewinder, o A-Darter que está sendo desenvolvido pela África do Sul, com aporte financeiro brasileiro, Python IV e Python V de Israel, AIM-132 Asraam da Inglaterra e o ótimo míssil IRIS-T, desenvolvido pela Alemanha. Os mísseis de médio alcance que estão disponíveis para o Gripen NG são o AIM-120 Amraam, o míssil Derby, já em uso no Brasil, e o novo míssil Meteor, cujo alcance excede os 110 km. Todos estes mísseis de médio alcance são guiados por radar ativo e por tanto são do tipo “dispare e esqueça”. 
Já, o arsenal ar terra, é composto por um, igualmente variado leque de armas, que vão das bombas guiadas a laser da família Paveway (GBU-10, 12, 16), bombas guiadas por GPS da família JDAM (GBU-31, 32, 38), a bomba de planeio AGM-154 JSOW, também guiada por GPS, a bomba dispensadora de submunições DWS-39, e mísseis ar superfície como o Taurus KEPD-350 e o RBS-15, usado para destruir navios de guerra, e o míssil AGM-65 Maverik.
Ao todo, existem 10 pontos duros sob as asas e fuselagem do Gripen NG, para transporte de cargas de combate, tanques de combustível e casulos de sensores, totalizando até 6000 kg de carga externa.
O armamento interno do NG é representado por um potente canhão Mauser BK-27 de 27 mm carregado com 120 munições e capaz de uma cadência de 1700 tiros por minuto

Usuários
África do Sul
Hungria
Reino Unido
República Checa
Suécia
Suíça
Tailândia

Principais Características
JAS-39 Gripen
Origem SuéciaDescrição:
Fabricante SAAB
Missão Caça multi-missão
Dimensões:
Comprimento 14.1 mEnvergadura 8.4 m
Altura 4.5 m
Peso 7.000 kg
Peso 12.473 kg (máximo, com carga bélica)
Propulsão:
Motores 1× General Eletric F-414-400; ou
Motor Turbina Volvo Flygmotor RM 12, de 80,5 KN de empuxo
Performance:
Velocidade de cruzeiro: mach 1,2
Velocidade máxima: mach 2.0
Razão de subida: *15240 m/min
Potência: 0,93
Fator de carga: 9 Gs
Teto máximo 15.240 m
Raio de ação/ alcance: 1300 km/ 4070km
Armamento:
Metralhadoras
Canhão Mauser BK-27 de 27mm montado internamente com cadência de 1000 a 1700 tiros/min, com capacidade para 120 munições.
Mísseis/Bombas
Ar Ar: Míssil AIM-120 Amraam, Meteor, Sidewinder, Iris-T, Python 4, Python V, A-Darter, AIM-132 Asraam, Míssil Derby
Ar Terra: Míssil AGM-65 Maverick, RBS-15F antinavio, Bombas guiadas a laser da família Paveway (GBU-10, 12 e 16), Bomba dispensadora de submunições DWS-39  
planadora, Bombas da família JDAM, guiadas por GPS (GBU-31, 32, 38), míssil antinavio RBS-15, míssil Taurus KEPD 350, Bomba guiada por GPS Spice, Bombas de  
queda livre da série MK-80.




Imagem Campo de Batalha Aérea e Wikipédia, Vídeo You Tube.

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