quinta-feira, 23 de maio de 2013

Gepard - Blindado Anti-Aéreo do Exército Brasileiro


O Flakpanzer Gepard é um carro de combate de defesa anti-aérea de alta tecnologia. Foi desenvolvido pela empresa Krauss-Maffei Wegmann para o Exército da Alemanha.
Pode atingir até 65 km/h, e pesa 47,5 toneladas. Já foram produzidas aproximadamente 570 unidades.
Ele foi considerado durante muitos anos o mais eficiente sistema de canhões antiaéreos do mundo ocidental, e os norte-americanos tentaram aplicar a idéia ao chassis de um carro M-48, equipado com dois canhões de 40mm, num projeto que foi cancelado.
A Holanda desativou os sistemas Gepard que tinha ao serviço e substituiu-os por sistemas muito mais leves baseados em veículos 4x4 equipados com mísseis terra-ar.
O carro Gepard foi desenvolvido pela Krauss-Maffei Wegmann na década de 70 e 80 com o objetivo de proteger forças blindadas de ataques aéreos, desencadeados por helicópteros de ataque, os quais consistiam em uma das principais ameaças a blindados, dentro do cenário europeu da Guerra Fria.
Trata-se de um carro dotado de dois canhões antiaéreos Oerlikon de 35 mm, operando em conjunto com radares de aquisição de alvo e direção de tiro em uma torre de giro estabilizada montada sobre o chassi do Leopard 1.

Sistemas
O sistema Gepard, tem também um sistema completamente autônomo de aquisição de alvos que lhe permite identificar os potenciais alvos e disparar contra aqueles.
O radar de pesquisa está colocado à frente do veículo, enquanto que o radar de seguimento está colocado na parte traseira da torre.
Quanto a sistemas optrônicos, possui um telêmetro laser e pode ser dotado de um sistema de visão termal, o que capacita a guarnição a operar durante a noite.

Modernização
Recentemente os Gepard 1A2 do Exército Alemão foram submetidos a uma ampla modernização contratada pela administração federal alemã, pois havia a intenção de se manter este sistema em operação até 2025.
Na modernização realizada, foi feita a substituição do antigo sistema de direção de tiro analógico por um digital, assim como melhorias nos sensores de velocidade inicial do projétil, para que se adaptassem aos novos tipos de munição, além da integração dos Gepard ao sistema de comando e controle de defesa antiaérea, apenas como alguns exemplos de alterações introduzidas no sistema.
A introdução do sistema de direção de tiro digital possibilitou a adaptação do Gepard às novas ameaças resultantes das novas capacidades das aeronaves e procedimentos de ataque, apenas através de modificação de software.

Munição
Quanto ao tipo de munição, o Gepard pode utilizar desde munições auto-exclusivas incendiárias até granadas movidas por energia cinética com deflagração de balins após penetração em blindagens, o que capacita o presente material a realizar disparos em diversos tipos de alvos, sejam aéreos ou até mesmo terrestres.
Além disto, as viaturas são adaptáveis ao uso simultâneo de mísseis terra-ar acoplados à torre, como o Stinger, o SA7 Grail-Strella 2, o Mistral ou o próprio Igla (míssil empregado pelos Grupos de Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro), o que proporciona um recobrimento de sistemas de armas, característica tida como ideal pela atual doutrina de emprego da Artilharia Antiaérea, pois desta forma, as vulnerabilidades de um sistema pode ser recoberta pelas possibilidades do outro.




Exército Brasileiro
Em Abril 2013 o Ministério da Defesa do Brasil comprou 34 tanques usados Gepard 1A2 do Exército alemão para garantir a segurança nos grandes eventos que o país receberá até 2016. Os tanques Gepard 1A2, de 47,5 toneladas, foram modernizados em 2010 com novos sistemas de radar e informática que permitirão sua operação até 2030.
Os primeiros nove tanques antiaéreos, importados da Alemanha, chegaram ao Rio nesta terça-feira 22/05. Os tanques serão usados no esquema de segurança da Copa das Confederações, ao redor do Maracanã.
Apesar de quase 48 toneladas, o blindado mostra que tem versatilidade. A torre de combate gira e os dois canhões do tanque disparam até 1.100 tiros por minuto. Dois radares identificam os inimigos no céu e orientam os disparos. Com alcance de 5 quilômetros de distância e a até 5 quilômetros de altura as aeronaves e mísseis são facilmente abatidos.

Operadores
Alemanha - Exército da Alemanha
Bélgica - Exército da Bélgica
Brasil - Exército Brasileiro
Países Baixos - Exército Real
Jordânia - Exército Real da Jordânia
Roménia - Exército da Romênia

Principais Características
Fabricante: KMW Kraus-Maffei Wegmann - Alemanha
Tripulação: 3
Comprimento: 7.68 - Incluindo canhão: 7.73M
Largura: 3.27M
Altura: 3.04M
Peso vazio: 44500Kg. - Peso preparado para combate: 47300Kg.
Motor/potência/capacidades
Sistema de tracção:Lagartas
Motor: MTU 838Ca M500 10cyl Potência: 830 cv
Velocidade máxima: : 65 Km/h - Velocidade em terreno irregular: 35 Km/h
Autonomia máxima: 550Km
Armamento básico
- 2 x 35mm Oerlikon KD35 Calibre: 35mm, que podem disparar munição perfurante ou munição explosiva.
Sistema de radar auxiliar





Imagens Área Militar e Wikipédia, Vídeo You Tube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário