quinta-feira, 23 de maio de 2013

OTO Melara 76 milímetros - Canhão Naval Italiano


O OTO Melara 76 milímetros arma é uma peça de artilharia naval construída pela empresa italiana de defesa Oto Melara. O sistema de canhão Oto Melara 76 milímetros é compacto o suficiente para ser instalado em pequenos navios de guerra, como corvetas ou barcos de patrulha. Alta taxa de fogo da arma o torna adequado para curto alcance ponto de defesa anti-míssil, e seu calibre também permite que ele funcione em anti-aeronaves, anti-superfície, e os papéis de apoio em terra. 
Munição especializada está disponível para armadura perfurante, incendiária e efeitos de fragmentação dirigidas e há também uma nova ronda guiada que é suposto ser capaz de destruir mísseis anti-navio em manobras. Nos últimos anos, uma nova cúpula foi oferecida.
O OTO Melara 76 milímetros foi amplamente exportado e estão em uso em 60 marinhas de guerra nos mais diversos Países. Recentemente, foi favorecido em calibre 100 milímetros arma naval francês para o projeto do conjunto francês / italiano de classe Horizon de fragata FREMM . Em 27 de setembro de 2006 o Irã anunciou que começou a produção em massa de uma arma de artilharia naval, denominada Fajr-27 que é baseada na Oto Melara 76 milímetros arma.

Variantes
Também chamado de "Super Rápido" esta arma, desenvolvida no início dos anos 80, é até a data o desenvolvimento dos canhões navais 76 milímetros italianos, com um aumento da taxa de fogo de 120 tiros por minuto. Alta taxa de incêndio foi atingido por um novo projeto de sistema de alimentação que reduz o tempo para trazer munição de revista de barril e fogo.

Sistema Strales
Essas novas melhorias levaram a marinha italiana a preferir o Super Rápido com o Sistema Strales e munição DART para o Fast Quarenta 40 milímetros CIWS no papel de defesa antimíssil, sendo capaz de combater vários mísseis subsônicos de 6.000 a 1.000 metros. DART 76m tinha um alcance maior quando comparado a outros CIWS, mas a marinha italiana queria uma arma ainda de maior alcance. O Durand de la Penne classe foi inicialmente planejado para transportar quatro 40 milímetros, mas eles foram substituídos por três torres de 76 milímetros Super Rápido. O maior alcance significa uma única arma pode envolver mais de um míssil em um único compromisso, e miniminiza o perigo representado por fragmentos e estilhaços se um míssil for destruído perto do navio. O 76 milímetros também foi capaz de ser utilizado contra alvos de superfície, sendo uma arma de calibre médio, mas com alcance relativo a longas distâncias.


Munição
A fim de desenvolver o máximo potencial dessas armas, OTO desenvolveu e continua a desenvolver uma família completa de munições:
•           HE padrão (todos os modelos): peso de 6,296 kg, faixa de 16 km, com vigência a 8 quilômetros (4 km contra alvos aéreos a 85 °)
•           MOM: desenvolvido pela OTO (Multirole OTO Munition)
•           PFF: projétil antimíssil, com fusível de proximidade e cubos de tungstênio
•           SAPOM: 6.35 kg (0,46 kg HE), faixa de 16 km (SAPOMER: 20 km) penetrante semiarmoured
•           DART: munição guiada por metas de manobras AA
•           Vulcano: 5 kg, alcance máximo de cerca de 40 km (é uma versão menor do Vulcano 127 milímetros)

Sistemas
Houve evoluções nos sistemas de controle de fogo também. As primeiras versões Compacto os radares geralmente utilizados como o Orion RTN-10X (feita por Selenia, agora Selex), a partir do início de 1980 não havia um sistema mais poderoso e flexível, o RTN-30X (usado com o sistema CIWS Dardo-E e conhecido dentro da marinha italiana como SPG-73), que foi capaz de gerir as duas armas (calibres 40,76 e 127 milímetros) e mísseis ( Sea Sparrow - Aspide ). Na marinha italiana este sistema entrou em serviço com a Cruzador Garibaldi (C551: o RTN-30X entrou em serviço pela primeira vez com classe Maestrale fragatas , mas o Dardo 40 milímetros revólver foram escravizados para os menores e mais velhos RTN-20X radares), mas ainda com torres de 40 milímetros o gêmeo Dardo, enquanto que o primeiro navio equipado com

Dardo
E e 76 milímetros Super Rapido foi o upgrade de classe Audace destroyers , mais tarde seguido pelo Durand de la Penne classe. O 76/62 também tem sido usado com inúmeros outros sistemas de controle de incêndio, quando não estiverem sendo usados na frota italiana.

Fusíveis
Houve muitos desenvolvimentos também nos fusíveis, especialmente a fim de abater mísseis voando baixo. O melhor fusível desenvolvido para os 76/62 armas é sem dúvida o 3A-Plus programável multifunção, fabricado pela Oto Melara e introduzido no início de 2000. Este fusível requer a instalação de um programador de fusível no monte. Ele oferece uma infinidade de modos diferentes para excelente flexibilidade, incluindo um modo de tempo para explosão de ar, modos de proximidade, incluindo Proximity fechado, Proximity Anti-Míssil, convencional Air Proximidade Defesa e Modos de Proximidade Anti-Superfície e vários modos de impacto diferentes, incluindo impacto retardado. Ele também inclui um DSP que rejeita terra / mar desordem e que faz com que o fusível seja capaz de detectar um míssil voando tão baixo como dois metros acima do nível do mar. Ele também tem a capacidade de reconhecer um alvo a 10 metros de um stand-off. Ao todo, o fusível aumenta muito a eficácia da arma quando se engajar a mísseis antinavio.


Dart
Desde 1980 que foram feitos esforços para o desenvolvimento de munição guiada 76 milímetros, mas isto não foi conseguido até recentemente. A primeira munição deste tipo foi o CCS (Curso Corrigido Shell), também conhecido como 'Correto'; Um programa conjunto da OTO e British Aerospace o trabalho começou em 1985. O projétil teve vários pequenos foguetes, a fim de desviar a trajetória. Comandos de rádio foram enviados a partir do FCS navio. O FCS não sabia a posição exata do projétil, só que do alvo. Este sistema é muito complexo e pouco confiável, de modo a OTO ter estudado um outro desenvolvimento, a fim de obter 'munição guiada' uma verdadeira.
O resultado desse desenvolvimento é um sistema que foi chamado DAVIDE apenas para o mercado italiano e STRALES para fins de exportação, enquanto a munição guiada demitido é chamada DART (Munição Impulsionada reduziu o tempo de vôo).
O projétil DART é similar em muitos aspectos a outros sistemas de hiper-velocidade, por exemplo, o Starstreak multi-dardo ogiva do SAM míssil, mas é um projétil de arma guiada com comandos de rádio e um fusível de proximidade para baixo engajamento nível (até 2 metros de altura sobre o mar). DART é disparado a 1.200 m / s (4.000 ft / sec), pode chegar a 5 km de alcance em apenas 5 segundos e pode puxar até 40 manobras. O projétil DART é composto de duas partes: o atacante está livre para girar e tem duas asas pequenas canard para o controle de vôo. A parte traseira tem a ogiva de 2,5 kg (com cubos de tungstênio e 3A milimétrica nova onda de fusíveis), seis asas fixas e os receptores de rádio.
O sistema de orientação é Command Line of Sight (CLOS). Ele utiliza uma antena de TX instalado na pistola. O comando de rádio para eles é fornecido por um link de dados de transmissão (Ka Band).

Vulcano
O desenvolvimento mais recente é o 76 milímetros sistema de munição VULCANO. Basicamente, é uma versão reduzida da família de projéteis de maior alcance desenvolvido pela Oto Melara 127-155 milímetros Vulcano; guiado pelo sistema de navegação inercial e Sistemas de Posicionamento Global (GPS), é capaz de atingir alvos duas vezes a distância de uma munição de canhão de 76mm normal.


Usuários
Plataformas navais usando os Oto-Melara 76 milímetros incluem:
Ásia
Bangladesh, Indonésia, Índia, Irã, Israel, Japão, Coréia do Sul, Malásia, Oman, Filipinas, Cingapura, Sri Lanka, República da China (Taiwan), Tailândia e Emirados Árabes.

África
Egito, Marrocos, África do Sul, e Tunísia.

Europa
Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Romênia, Espanha e Turquia.

Oceania
Austrália.

América do Norte
Estados Unidos, Canadá e México.

América do Sul
Argentina, Chile, Colômbia, Equador e Peru.

Principais Características
Nome OTO Melara 76 milímetros
Tipo     Arma Naval
Lugar de origem         Itália
Fabricante      Oto Melara
História de serviço
Em serviço     1964 - presente
Histórico de produção
Estilista           Oto Melara
Projetado        Compacto: 1963, Super rápido: 1985, Strales: 2004
Produzido       Compacto: 1964, Super rápido: 1988, Strales: 2008
Especificações
Peso   Vazio: 7,5 toneladas (17.000 libras )
Tripulação       controle remoto
Refrigeração: água do mar em água fresca para lavar
Energia Elétrica oferta
440 V, fase 3, 60 Hz, o circuito principal;
115 V, 1 fase, 400 Hz, servo e rede de sincronismo
Concha
76 × 900mmR (rodada completa)
12,34 kg (27,2 lb )
Calibre
76,2 milímetros (3,00 cm)
Taxa de incêndio
Compact: 85 rounds / min
Super rápida: 120 rounds / min
Focinho velocidade
905 m / s (2970 pés / s)
Alcance máximo       
HE-PFF 16.000 m
SAPOMER 20.000 m
76 Vulcano 40.000 m
Sistema alimentar      
Magazine capacidade :
80 rounds prontos na montagem arma Compact




Imagem Wikipédia, Vídeo You Tube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário