terça-feira, 14 de maio de 2013

Manobra Cobra de Pugachev Su-27 Flaker

Cobra de Pugachev é uma manobra exigente em que um avião voando a uma velocidade moderada, de repente levanta o nariz para a posição vertical e um pouco mais além, antes de cair de volta ao vôo normal. Ele usa a propulsão do motor potente para manter constante a altitude durante todo o movimento. 
A manobra foi nomeada após o  piloto de testes soviético Viktor Pugachev, ter executado a manobra publicamente pela primeira vez em 1989 no Paris Le Bourget Air Show. Inicialmente, a Cobra foi realizada pelo piloto Igor Volk ao testar o novo Sukhoi Su -27 lutador. 
O Su-27 se apresentou na Feira de Le Bourget e brilhou com suas manobras "impossíveis", deixando todos impressionados quando o piloto Viktor Pugachev fazia uma passagem a baixa velocidade sobre a pista, quando de repente levantou o nariz do avião, passando de 100º de ângulo de ataque por alguns segundos, e quando todos acreditavam que o piloto havia perdido o controle, o caça voltou para o vôo reto e nivelado tão rápido como no início da manobra.
Em 2013 será o 27º aniversário do recorde de tempo de subida ao nível de cruzeiro, atingido com uma aeronave de caça Sukhoi Su-27 Flanker. O piloto de testes da Sukhoi Company, Viktor Pugachev, estabeleceu o recorde mundial de subida até uma altitude de 3.000 metros em 25,4 segundos, no dia 27 de outubro de 1986. Este recorde ainda pertence ao Su-27 até os dias de hoje, de acordo com os relatórios da Sukhoi.

Execução da Manobra
A manobra consiste inicialmente de o piloto desengatar o ângulo de ataque do limitador do plano, normalmente fixada em 26 °, esta ação também desengata a “g” do limitador. Depois que o piloto puxa o manche para trás, a aeronave atinge 90-120 ° de ângulo de ataque com um ligeiro ganho de altitude e uma perda significativa da velocidade. Quando o elevador está centrado, o arrasto na traseira do plano provoca binário, tornando assim o passo da aeronave para frente. Nessa altura, o piloto adiciona potência para compensar a perda de elevador. Em uma Cobra de Pugachev devidamente executada, o plano mantém quase vôo em linha reta para a manobra, o avião não rola ou guinada em qualquer direção. Velocidade de entrada adequada é importante, porque se efetuar a uma velocidade demasiado baixa, o piloto pode não ser capaz de realizar a manobra e entrando em uma velocidade demasiado elevada pode resultar em danos a célula devido à elevada força-g ou para o piloto ao perder a consciência .
Esta manobra poderia ser útil quando um combatente está sendo perseguido de perto por um adversário em uma altitude um pouco maior. Ao executar a Cobra, a aeronave perseguida pode subitamente retardar-se a tal ponto que o perseguidor passe a frente, permitindo que a aeronave ao completar o Cobra esteja atrás do outro. Isto permitiria que a aeronave que tenha a oportunidade para disparar as armas, particularmente se um aspecto que aponta adequada (de frente para o primeiro perseguidor) pode ser mantido. Manutenção do bom aspecto pode ser facilitado quando a aeronave emprega vetorização impulso e / ou superfícies de controle de canard.

Aeronaves capazes de executar a manobra 
Sukhoi Su-27 e variantes ( Su-30 / Su-30MKI / Su-30MKM , Su-33 , Su-37 , Shenyang J-11)
Mikoyan MiG-29 e Mikoyan MiG-35
Lockheed Martin F-22 Raptor




Imagem Wikipédia, Vídeo You Tube.

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