quarta-feira, 10 de abril de 2013

Blindado Type 99 - chinês

A força terrestre chinesa foi presenteada com um moderno carro de combate pesado, que nasceu como sendo a terceira geração de MBTs fabricados na China. Este MBT é chamado ZTZ-99, ou, simplesmente, Type 99. O objetivo da empresa China Northern Industries Group Corporation (GNGC), fabricante do Type 99, foi o de produzir um carro de combate que fosse tão capaz quanto os carros de combate ocidentais como o M-1 A1 do exercito dos Estados Unidos ou o Leopard 2, alemão.
O Type 99 se destaca dos carros de combate anteriores por apresentar uma melhora no poder de fogo, proteção blindada e mobilidade. De fato, nesse ultimo quesito, o Type 99 apresenta uma velocidade máxima, em estrada, de 80 km/h, provavelmente a mais rápida em veículos dessa categoria. Esse desempenho é proporcionado pelos 1500 Hp de potencia do motor turbo diesel cujo projeto deriva de tecnologia alemã do motor MB-871 KA501. O Type 99 atinge velocidade de 60 km/h em terrenos irregulares, o que também o coloca em um patamar a frente dos outros blindados. Além da vantagem obvia de se ter um blindado que chega mais rápido nos lugares estabelecidos, a verdade é que a maior vantagem desse desempenho é permitir ao Type 99 ser um alvo extremamente difícil de acertar no campo de batalha. Sua autonomia de 600 km permite o Type 99 operar distante de bases aliadas e por mais tempo. A carroceria deste MBT é bastante parecida com a do T-72, porém sua torre é angulosa e cheia de facetas, similar ao dos carros de combate ocidentais como o Challenger ou M-1Abrams.
Tanque Type-99, é o mais moderno dos atuais tanques a serviço das forças militares da China. O aumento do peso do Type-99 torna o um tanque pesado para o seu tamanho e a estrutura do casco não permite aumentar a largura das lagartas.
Este problema faz com que a China considere a utilização deste tanque apenas em unidades especiais, porque os chineses parecem acreditar que o peso elevado do tanque o torna difícil de se operar em grandes zonas da China, onde o solo é mole e montanhoso para carros de combate muito pesados.
Se a blindagem parece ser um problema, o motor de origem alemã torna o tanque extremamente ágil e rápido, embora ele seja o tanque mais pesado derivado da família T-72. As forças militares Chinesa pretendem no mínimo Quadruplicar a frota de tanques T-90 nos próximos dez anos.

Blindagem
O Type-99, como não poderia deixar de ser, foi projetado para permitir a proteção nuclear, bacteriológica e química (NBQ) a seus três tripulantes. Já a blindagem do Type 99 é secreta, mas sabe-se que provavelmente será a nova blindagem desenvolvida na China composta de cerâmica e alumínio. A blindagem será modular, para facilitar a substituição das partes danificadas. Em testes, essa blindagem demonstrou ser capaz de sobreviver a 7 impactos de granadas de 125 mm disparado por um T-72C e 9 impactos de 105 mm, o mesmo calibre usado pelos nosso MBTs Leopard 1 A5, adquiridos de segunda mão junto ao exercito alemão. Além dessa proteção, o Type 99 poderá ser equipado com blindagem reativa ERA, aumentando sua capacidade de sobrevivência frente as granadas de carga moldada e projéteis perfurantes de blindagem. É interessante notar que o próprio desenho do Type 99 contribui para sua proteção uma vez que ele tem baixa altura, se tornando um alvo mais difícil em terrenos irregulares e a médias distâncias.
Embora a China tenha uma forte influencia russa em seus projetos militares, o Type 99 foge um pouco dessa influencia.
O Type 99 tem um sistema de defesa ativo contra mísseis guiados a Laser que emite múltiplos feixes em todas as direções, desorientando o sensor do míssil e assim evitando que o míssil possa atingir o Type 99.

Sistemas
Esse MBT chinês está equipado com um dispositivo de comunicação a laser capaz de enviar dados, voz e mensagens de texto. Este dispositivo fica montado atrás da escotilha do comandante e seu alcance é de 3600 metros. Outra capacidade desse sistema é a identificação amigo/ inimigo, evitando assim o incidente de fogo amigo, no complexo ambiente de uma batalha de tanques. O Type 99 está equipado com um telêmetro a laser que opera integrado a um computador de controle de tiro. Esse sistema permite, em conjunto com o sistema de estabilização do canhão, um alto índice de probabilidade de acerto no primeiro disparo, mesmo com o Type 99 em movimento. Existem 6 periscópios e uma mira panorâmica com visão térmica capaz de operar em qualquer condição climática e de dia ou noite. Um sistema de imagens térmica com um sensor refrigerado permite imagens a longas distancias, com foco concentrado ou de grande angular para o comandante.

Armamento
O armamento do Type 99 é a única influencia da engenharia russa, sendo tipicamente pesado. O canhão principal é ZPT-98, estabilizado, em calibre 125 mm de alma lisa com carregamento automático, o que explica a redução da tripulação de quatro para três ocupantes. São transportados 41 granadas, o que permite uma boa persistência de combate para este moderno carro de combate. Destas 41 granadas, 22 ficam no carregador tipo carrossel prontas para o uso. As granadas podem ser de alto explosivo (HEAT), perfurante de blindagem (APFSDS) ou de fragmentação. Como no canhão russo de 125 mm, pode-se lançar mísseis antitanque do canhão do Type 99, também. Nesse caso, o míssil é o 9M119 Refleks (AT-11 Sniper, pela nomenclatura da OTAN) Este míssil é fabricado na China sob licença da Rússia. Seu alcance é de 6000 metros e seu guiamento é feito por iluminação a laser.
Há, além do canhão, uma metralhadora pesada Type 85 em calibre 12,7 X 108 mm com 60 cartuchos em um cinto de balas. A cadência é de 700 tiros por minuto e há 300 cartuchos estocados na torre. Há uma metralhadora coaxial em calibre 7,62 mm, com capacidade de 2000 tiros.
O missil antitanque 9M119 Refleks (AT-11 Sniper) pode ser lançado do canhão de 125 mm ZPT-98 de 125 mm usado no Type 99. a capacidade de lançar esse tipo de arma dá ao Type 99 uma grande vantagem frente aos blindados ocidentais.
O Type 99 representa uma surpresa positiva em termos de capacidade de combate e tecnologia, de uma nação que até a pouco tempo se limitava a produzir copias, com ou sem licença, de sistemas bélicos já desenvolvidos. Atualmente a China usa cerca de 200 unidade do Type 99, numero, este, considerado modesto quando comparado com o tamanho do exercito chinês que usa mais de 4000 carros de combate MBTs. Esse número pequeno de Type 99 é devido ao elevado custo unitário que chega a U$ 2 milhões de dólares.

Principais Características
Tipo Carro de combate principal de batalha Local de origem República Popular da China História operacional Em serviço1999-presente Utilizadores República Popular da China Histórico de produção Data de criação1995-1999 Fabricante Norinco
Velocidade máxima 80 Km/h em estrada e 60 km/h em terreno irregular.
Alcance Maximo 600 km.
Motor Um motor turbo diesel com 1500 Hp de potência.
Peso 54 Toneladas.
Altura 2,2 m
Comprimento 11 m.
Envergadura 3,4 m.
Obstáculo vertical 0,8 m.
Passagem de vau 1,4 m
Tripulação 3
Inclinação frontal 60º
Inclinação transversal 40º
Armamento Primário:
Um canhão ZPT-98 estabilizado de 125 mm
Mísseis antitanque 9M119 refleks lançados do canhão de 125 mm
Armamento Secundário:
Uma metralhadora coaxial em calibre 7,62X51 mm
Uma metralhadora Type 85 em calibre 12,7 X 108 mm
10 granadas lançadoras de fumaça.
Custo Unitário U$ 2.000.000,00





Imagem Wikipédia, Vídeo You Tube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário