segunda-feira, 8 de abril de 2013

Coréia do Norte x Coréia do Sul

Guerra das Coréias

Depois da Segunda Guerra Mundial, a Coréia foi dividida em dois países. A Coréia do Norte ficou sob domínio da União Soviética e a Coréia do Sul apoiada pelos EUA. Durante a Guerra da Coréia, o esforço da Coréia do Norte teve início no dia 25 de junho de 1950 para assumir o controle da República da Coréia do Sul que fracassou. O fundador da Coréia do Norte, o presidente Kim II Sung, introduziu a política de autodeterminação para contrapor a crescente influência soviética. Somente em 27 de julho de 1953, através da assinatura do Armistício de Panmunjom, a paz foi estabelecida, haja vista que o acordo manteve a fronteira criada em 1948. No entanto, o conflito continua sem solução definitiva e ainda provoca tensões entre os dois países, principalmente após o desenvolvimento de armas nucleares na Coréia do Norte. O presidente Kim II Sung também nomeou seu filho, o atual líder Kim Jong II, como seu sucessor em 1980. Desde a década de 90, a Coréia do Norte depende da ajuda de programas internacionais para receber alimentos.

Coréia do Norte
A Coréia do Norte, capital Pyongyang, é uma das economias menos abertas no mundo e enfrenta problemas constantes com bens de capital industrial deficientes. Enormes investimentos com propósitos militares têm impedido o incremento do consumo interno e feito o país depender de auxílio internacional para alimentar sua população.

Governo
Estado comunista, ditadura de um homem só.

Indústria
Produto militares, construção de máquinas, energia elétrica, químicos, mineração (carvão, minério de ferro, calcário, Magnesita, grafite, cobre, zinco, chumbo e outros metais preciosos), metalurgia, têxteis, processamento de alimentos, turismo.

Meio Ambiente
O ponto mais elevado da Coréia do Norte é a Montanha Baekdu, uma montanha vulcânica próxima à fronteira com a China, um planalto de lava basáltica de elevações entre 1 400 e 2 000 metros acima do nível do mar.
Porcentagem de área terrestre coberta por florestas: 51,4% (2005).
Proporção total da população que utiliza água tratada: 100% (2006).

Educação
A educação na Coréia do Norte é controlada pelo governo e é obrigatória até o nível secundário. A educação norte-coreana é gratuita, e o Estado fornece aos estudantes não apenas instrução e facilidades educacionais, mas também uniformes e livros didáticos. A Coréia do Norte compartilha com a Coréia do Sul a língua coreana. Há diferenças dialéticas entre ambas as Coréias, porém a fronteira entre o Norte e o Sul não apresenta uma maioridade lingüística.

Imagem Wikipédia, Vídeo You Tube


Coréia do Sul
A Coréia do Sul compartilha sua cultura tradicional com a vizinha Coréia do Norte. Entretanto, as duas Coréias desenvolveram formas distintas e contemporâneas em suas culturas, especialmente quando a península foi dividida em 1945, após o término da Segunda Guerra Mundial. Ainda que a cultura da Coréia tenha sido influenciada pela vizinha República Popular da China, historicamente o país tem conseguido desenvolver uma identidade cultural única e distinta dos outros países.
A Coréia do Sul, capital Seul, oficialmente República da Coréia, é um país da Ásia Oriental, localizado na parte sul da Península da Coréia. Sua única fronteira terrestre é com a Coréia do Norte, com a qual formou apenas um país até 1945. Faz fronteira a leste com o Mar do Japão, a sul com o Estreito da Coréia, que o separa do Japão, e a oeste com o Mar Amarelo.

Governo
Governo republica semipresidêncialista, O chefe de estado é o presidente, eleito por voto direto popular para um mandato de cinco anos.

Indústria
A industrialização e o desenvolvimento econômico excessivo tiveram como resultado a desflorestação e a destruição contínua dos ecossistemas. Recentemente têm sido realizados esforços para equilibrar estes problemas, incluindo um projeto de cinco anos denominado "crescimento verde", com um custo de 84 milhões de dólares, com o qual o governo pretende impulsionar as tecnologias e a produção de energia amigas do meio ambiente.
O país conta com uma infraestrutura de alta tecnologia, além de ter os maiores sistemas de banda larga e fibra ótica do mundo, tendo o maior índice per capita de acesso à Internet em banda larga. Em média, as conexões de Internet no país são as de maior largura de banda do mundo.

Meio Ambiente
Seu território compreende a metade sul da península coreana, englobando cerca de três mil ilhas que a rodeiam em sua maioria pequenas e desabitadas, dentre as quais se destacam Jeju, Ulleungdo e os Rochedos de Liancourt, , se encontram frente às costas oeste e sul. Jeju-do se encontra a aproximadamente cem quilômetros da costa sul. É a maior ilha do país, com aproximadamente 1 845 km². Em Jeju encontra-se o ponto mais alto da Coréia do Sul: Hallasan, um vulcão extinto, com 1 975 metros de altitude acima do nível do mar O bosque misto se caracteriza por abrigar múltiplas espécies de mamíferos grandes e pequenos, assim como uma grande quantidade de aves e insetos.

Educação
A educação é considerada fundamental para o êxito e, em consequência, é alvo de grande atenção governamental, com gastos correspondentes a 4,2% do PIB. Segundo dados de 2006 do Programa Internacional de Avaliação de Alunos da OCDE, o país ficou em primeiro lugar na resolução de problemas, terceiro lugar em matemática e décimo - primeiro em ciência.[150] O sistema educativo está tecnologicamente avançado e foi o primeiro país do mundo a equipar todas as escolas primárias e secundárias do país com Internet de banda larga. Com esta infraestrutura, o país tem desenvolvido os primeiros livros didáticos digitais no mundo, que serão distribuídas de forma gratuita ao estudante do ensino primário e ao secundário até 2013.Uma administração centralizada supervisa e administra as escolas para a educação dos meninos desde o jardim de infância até o terceiro e último ano do ensino secundário.




Imagem Wikipédia, Vídeo You Tube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário