sábado, 27 de abril de 2013

WZ-10 Helicóptero de Ataque Chinês

O CAIC WZ-10 (Wuzhuang Zhisheng-10) é um helicóptero de ataque desenvolvido e produzido pela Changhe Aircraft Industries Corporation(CAIC) e China Helicóptero Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (CHRDI) em Jingdezhen , província de Jiangxi na República Popular da China . O fabricante de helicópteros chineses Harbin Aircraft Manufacturing Company (HAMC) , pode estar envolvidos no desenvolvimento do programa. Embora tenha sido projetado principalmente para missões anti-tanque, também é pode ser utilizado ocasionalmente em ataque ar-ar a aeronaves de baixa velocidade.

Propulsão
O jornal de Hong Kong o Sing Tao Diário , informou em 01 de fevereiro de 2011 que devido a pressão dos EUA o fabricate chinês do WZ-10 a mudar o motor da aeronave. Modelos de protótipos de Z-10 em 2007, mostraram um motor Pratt & Whitney Canada PT6A que foram desviados para o programa militar chinês . A versão operacional do helicóptero parece ser operado pelo mesmo motor do Z-9 , que é uma cópia da Eurocopter AS 365 Dauphin N1.
A máquina está equipada com dois motores com turbina WZ-9 com potência de 1.350 HP cada um.

Desenvolvimento
Pouco se sabe de certo desenvolvimento do WZ-10, porque o projeto é mantido sob sigilo absoluto. O programa começou em 1998 com a intenção de substituir o WZ-9 atualmente em serviço com o PLA . Outra explicação possível é que o programa WZ-10 estava escondido sob o programa de Helicóptero Médio chinês (CHM), que começou em 1994, no Instituto de Pesquisa 602 e 608. No âmbito destes programas civis, várias das principais empresas ocidentais na fabricação de helicópteros forneceram assistência técnica considerável: Eurocopter (design de rotor e consultoria), Pratt & Whitney Canada (PT6C turboshaft ) e Agusta Westland ( transmissão). O helicóptero de ataque WZ-10 entrou em serviço ativo em 2010.



Design
A WZ-10 tem a configuração de um helicóptero de ataque , com o piloto e artilheiro sentados em fila. O rotor principal tem cinco lâminas, enquanto que o rotor da cauda tem quatro. Os dois motores estão situadas atrás da cabina em ambos os lados da fuselagem e cada um tem supressor de infravermelhos.

Eletrônica
O WZ-10 tem um interior moderno com telas de LCD e um sistema de controle como fly-by-wire. Também apresenta detectores no nariz da aeronave, uma câmera ótica, Infrared (FLIR) e um telêmetro a laser como o AH-64 . Possivelmente também contará com contramedidas eletrônicas .

Armamento
As estruturas das asas fornecem um ou dois postes de armamento externo.
Equipado com os novos mísseis antitanque controlados HJ-10. O helicóptero de ataque está também equipado com um canhão frontal de 30 mm e mísseis TY-90 da classe ar-ar.
As caraterísticas técnicas dos mísseis antitanque HJ-10 atualmente estão em secreto. Muitos especialistas consideram que os mísseis chineses se parecem com os mísseis antitanque americanos AGM-114 Hellfire, que fazem parte do equipamento dos helicópteros de ataque Apache.

Participação JSC "Kamov" no desenvolvimento
Em março de 2013 Designer Geral da JSC " Kamov "Sergei Mikheyev na Heli-Expo feira em Las Vegas informou que o helicóptero WZ-10 é baseado no desenho preliminar do" Projeto 941 ", desenvolvido pelo design Kamov bureau encomendado governo chinês em 1995."Por razões óbvias, esta informação é mantida em segredo" - acrescentou. De acordo com Mikheyev, o projeto foi desenvolvido de acordo com as exigências da China e se baseia em projetos de helicópteros de ataque soviético. Como designer-chefe, participou no papel como " Kamov "limitou-se a fase de projeto conceitual e nesta fase concluída depois que a China adotou o conceito de" Projeto 941 ". Para desenvolvimento, a seguir levou China independentemente do resto do trabalho de desenvolvimento da WZ-10, incluindo a criação e realização de protótipos e produção em série do helicóptero.

Guerra Cibernética
A guerra cibernética que se diz estar a decorrer há já largos anos, através da qual alegadamente a China se terá apoderado de extensa documentação de projetos secretos americanos, nomeadamente o F-35, deixava sugerir algo do género, relativamente ao novel helicóptero de ataque. Desta vez, contudo, não foi necessário continuar a germinar teorias sobre espionagem industrial, uma vez que a origem dos planos foi assumida por quem de direito.
O único operador dessa aeronave é a República Popular da China.

Principais Características
CAIC WZ-10
Tipo:               Helicóptero de Ataque
Fabricante:      Changhe Aircraft Industries Corporation (CAIC)
Projetado por:  JSC Kamov e Changhe Aircraft Industries Corporation (CAIC)
Primeiro voo:  29 de abril de 2003 Inserido em 02 de dezembro de 2010 Estado atual Em serviço
Usuário:          Republica Popular da China
Número construído:          8 + 6 Protótipos
Desenvolvimento: Projeto 941
Comprimento:         14,5 m
Diâmetro do Rotor: 13 m
Peso Máximo de Decolagem: 7.000 kg
Propulsão:  Dois motores com turbina WZ-9 com potência de 1.350 HP cada um
Velocidade: 300 km/h
Autonomia:  800 km
Armamento: O helicóptero está armado com um canhão de 30 milímetros e tem quatro pontos fixos para os pods de armas e foguetes de várias classes




Imagem Defesa Net, Vídeo You Tube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário