domingo, 31 de março de 2013

A-10 Thunderbolt "O pesadelo dos blindados"

O A-10 Thunderbolt foi o primeiro avião norte-americano de combate produzido especialmente para suporte aéreo próximo de forças terrestres. Esta aeronave tem uma excelente maneabilidade a baixas altitudes e velocidades, consituindo numa plataforma de ataque com uma ótima confiabilidade, podendo atacar de dia e a noite alvos terrestres como blindados, infantarias, instalações e apoio aéreo próximo de forças terrestres.
Características específicas de sobrevivência incluem armadura de titânio na cabine, sistema de controle de vôo redundante separados por tanques de combustível, de modo a reversão manual para controle de vôo, os tanques de combustível cheios de espuma, cargas de balísticos com espuma, e uma estrutura redundante principal fornecendo capacidade de chegar em casa depois de ser atingido.
O primeiro vôo do A-10 foi em maio de 1972, e um total de 713 aeronaves foram produzidas. A produção de aeronaves A-10 chegou ao fim em 1984. Originalmente fabricado pela Fairchild, desde 1987, o contratante principal para o A-10 tem sido a Northrop Grumman, que realiza suporte e programas de atualização estruturais dos Sistemas Integrados e Divisões Aerostructures em Bethpage-Nova York e em Santo Agostinho-Flórida.

Armas
A aeronave tem canhão Gatling de 7 canos de 30 mm com 1,350 cartuchos. A munição padrão é de alumínio com núcleo de urânio exaurido, incendiária e perfuradora de blindagem, numa relação de quatro para um. Velocidade inicial do projétil: 1067 m/s. Equipada com 11 postes de loja, oferecendo uma capacidade de carga externa de 7.260 kg. Há três pilares sob a fuselagem e as cargas podem ser configuradas para usar pilão da linha central ou as duas torres que flanqueiam a fuselagem, cada asa carrega quatro pilares lojas: três de popa e um interior da carenagem da roda.
Para orientação de arma, a aeronave pode ser equipada com Pave Penny laser de orientação / medidas de apoio eletrônicos, pod instalado no pilão fuselagem estibordo.
O A-10 pode transportar até 10 mísseis Maverick ar-superfície. O Maverick Raytheon AGM-65 míssil usa uma variedade de sistemas de orientação, incluindo imagens de orientação infravermelha e ogivas, incluindo uma penetração elevada, ogiva de carga 57 kg cônico. O alcance é de mais de 45 quilômetros. O A-10 também pode carregar o Sidewinder míssil ar-ar, que é um aspecto todo-míssil de curto alcance, com velocidade máxima de mais de Mach 2.
A A10 é capaz de implantar uma grande variedade de munições: por exemplo, o LDGP mk82 226 kg, £ 500 de uso geral bombas, BLU-1 e BLU-27 / B Rockeye bombas de fragmentação II e a unidade bomba de fragmentação CBU-52/71.
A Northrop Grumman Litening ER (Extended Range), visando pod foi integrado com sucesso em um A-10. Litening ER possui um 640 × imageador térmico de 512, CCD TV, ponto de laser tracker / rangefinder, IR marcador e designador laser.
A aeronave está armado com um General Dynamics GAU-8 Avenger Um canhão / 30mm, montado no nariz da aeronave.

Propulsão
O A-10 em um único lugar, asa, pressurizada baixa e cauda da aeronave com dois General Electric TF-34-100 / A motores turbo-fan, cada um com classificação impulso nível estático de cerca de 9000 quilos. Os motores são instalados em barquinhas montados em postes que se prolongam a partir da fuselagem logo atrás e por cima da asa. Dois estabilizadores verticais estão localizadas nas pontas exteriores dos estabilizadores horizontais. O atacante retraindo trem de pouso triciclo incorpora suportes curtos e um piso de largura. O roda retrai completamente no nariz da fuselagem. Os das asas retrai em engrenagem principal em carenagem aerodinâmica na asa, com a parte inferior da roda saliente para facilitar na emergência a engrenagem-up aterragens. The General Electric Aircraft Armament A/A49E-6 Subsystem (30 Sistema Gun milímetro) está localizado em frente da secção do nariz da fuselagem. O sistema consiste arma do mecanismo de 30 milímetros Gatling Gun, duplo-ended alimentação munição linkless, montagem de armazenamento e sistema de acionamento hidráulico.
Sistemas
Avionics equipamento inclui comunicações, sistemas de navegação por inércia, controle de incêndio e sistemas de entrega de armas, auxiliares de penetração alvo e óculos de visão noturna. Seus sistemas de entrega de armas incluem head-up displays que indicam altitude, velocidade e ângulo de mergulho no pára-brisas, uma segurança baixa altitude e sistema de metas de melhoria (Laste) que fornece constantemente a calcular o impacto ponto de entrega munições queda livre, e Pave Penny laser-pods sob monitoramento fuselagem. O avião também tem painéis de controle de armamento e contramedidas infravermelhas e eletrônicas para lidar com superfície-ar mísseis de ameaças.
Operações
A inclusão do A-10 na frota aérea não foi bem acolhida pela Força Aérea dos Estados Unidos, que sempre apostou em bombardeiros de grande altitude e os caças de alta performance F-15 e F-16 e se mostrava determinada em delegar o apoio aéreo a helicópteros. O A-10 projectava-se, no entanto, para missões de baixa altitude, lentas, notadamente contra blindados soviéticos estacionados na Europa Oriental.
Este avião provou o seu mérito durante a Guerra do Golfo em 1991, destruindo mais de 1.000 blindados, 2.000 outros veículos militares, e 1.200 peças deartilharia. As baixas foram de apenas 5 aviões, um número bastante inferior ao estimado pelos militares.
Em 1999 o A-10 volta a ser utilizado na Guerra do Kosovo, mais tarde durante a invasão do Afeganistão em 2001 desde a base em Bagram, incluindo aoperação Anaconda em Março de 2002, e a Guerra do Iraque de 2003. Nesta última apenas foram utilizados sessenta unidades, sendo destruída apenas uma, perto de do Aeroporto Internacional de Bagdad, já no final da campanha.
O A-10 está projetado para permanecer ao serviço até 2028, quando será possivelmente substituído pelo F-35. Em 2005 a frota de A-10 irá dispor de actualizações ao nível do FCM, ECM e da possibilidade de ser armado combombas inteligentes. Porém, este avião pode permanecer ao serviço indefinidamente devido ao baixo custo e características únicas que o F-35 não poderá incluir, como a metralhadora e a baixa velocidade.

Principais Características
Fabricante Fairchild Republic Co.
Entrada em serviço março de 1976
Missão versão A-10: Suporte aéreo / versão OA-10: posto de observação de primeira linha
Tripulação 1(Piloto)
Dimensões:
Comprimento 16.16 m
Envergadura 17.42 m
Altura 4,42 m
Área (asas) 17,42 m²
Peso:
Tara 11.321 kg
Peso bruto máximo 22,950 kg
Propulsão;
Motores 2x General Electric TF34-GE-100
Performance:
Velocidade máxima 675 km/h(Mach0.56)
Alcance 1287 km
Tecto máximo 13,636 m
Armamento:
Mísseis/Bombas 16,000 lb (7,200 kg) de armamento variado,
1 Canhão GAU/8-A 30mm giratório de sete barris 1.000 disparos,
AR-AR 2 AIM-9 Sidewinder, AR Solo AGM-65 Maverick (todos os tipos);
Foguetes LAU-68; AGM-84 Harpoon; Durandal; Quad Hellfire; AGM-88 Harm; GBU-10 Paveway; GBU12 Paveway; GBU16; GBU-24 Paveway III; MK-82 e MK-84.

A-10 Thunderbolt tem a missão de ataque ao solo, com capacidade de curta pista para decolagem e pouso. A aeronave tem um longo alcance (800 quilômetros), alta resistência e pode demorar-se na área de batalha. Com capacidade de manobra em baixa velocidade e baixa altitude (abaixo de 1.000 pés) permite segmentação precisa e eficaz na entrega de armas sobre todos os tipos de terreno.




Imagem SGT Blak Borsic, Vídeo you tube.



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