sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Ariete - Carro de Combate Italiano

O Iveco/ Oto Melara C-1 Ariete entrou em serviço em 1995 e trouxe para o exercito italiano um blindado que pode ser comparado aos melhores carros de combate da atualidade. Ao todo foram produzidas 200 unidades desse moderno tanque.

O Aríete está protegido com uma blindagem do tipo Chobhan, extremamente resistente, principalmente contra granadas com ogivas do tipo carga moldada, granada de alto explosivo (HEAT) e projéteis perfurantes (energia cinética). Além disso, o Ariete é totalmente preparado para operar em ambiente NBQ (Nuclear, Biological, Chemical), ou químico, biológico e nuclear.

O sistema de controle de tiro TURMS FCS do Aríete é fornecido pela Galileo. O sistema é composto por um periscópio panorâmico estabilizado com capacidade de visão de dia e noite, para o comandante, uma mira termal com telêmetro a laser para o artilheiro e um computador de controle de fogo digital. Esse computador de tiro é carregado com informações e dados relativos ao clima atmosférico, distancia do alvo e características da granada a ser usada para poder garantir um alto índice de acerto logo no primeiro tiro, seja com o alvo parado ou em movimento.

O armamento do Aríete é composto por um canhão Otobreda L-44 de 120 mm de alma lisa alimentado por 42 granadas de diversos tipos. Uma metralhadora coaxial ao lado do canhão principal em calibre 7,62X51 mm e outra no mesmo calibre foi montada no topo da torre. Ao todo há 2500 munições em 7,62X51 mm disponível em cada Aríete. Para proteção no campo de batalha, há ainda, oito granadas de fumaça de 80 mm, sendo quatro de cada lado da torre.

Com 54 toneladas, o Aríete pode ser considerado um carro de combate relativamente pesado, porém seu peso fica entre os seus similares ocidentais e os MBTs do leste europeu. Sua velocidade máxima é de 65 km/h conseguida com um motor diesel Iveco MTCA V-12 turbo alimentado que entrega 1300 hp de força para as rodas. Sua autonomia chega a 550 km quando rodando em estrada. Certamente que esse numero cai pelo menos 20 % em terreno irregular.

Características
Tipo
Carro de combate principal de batalha

Local de origem
Itália

História operacional
Em serviço 1995-presente

Utilizadores
Itália

Histórico de produção
Criador Iveco-Fiat e Oto Melara (CIO -"Consorzio Iveco Oto Melara")
Fabricante Iveco-Fiat e Oto Melara (CIO -"Consorzio Iveco Oto Melara")
Período deprodução 1995-presente
Peso 54 t (119 048 lb)

Dimenções
Comprimento 9,67 m
Comprimento do cano 2,8 m
Largura 3,42 m
Altura 2,50 m (
Blindagem do veículo
Aço composta

Armamento
Primário
1 x 120mm L/44 (Calibre: 120mm - Alcance estimado de 0.5Km a 5.5Km)
Secundário
Metralhadora coaxial 7.62mm
Metralhadora anti-aérea 7.62mm
Propulsão
Motor Fiat MTCA V12 turbocharched diesel
1 247 hp (929 888 W)
Peso/potência 23hp/ton
Suspensão barra de torção

Alcance Operacional 550 km (342 mi)

Velocidade
Estrada 65km/h e na Terra 30km/h







Um comentário:

  1. O exercito devia aproveitar os acordos com a IVECO e comprar alguns Arietes deles.

    ResponderExcluir