sábado, 12 de janeiro de 2013

O F-22 Raptor um caça de quinta geração

O F/A-22A Raptor, é uma aeronave de combate aéreo fabricada nos Estados Unidos da América, pela Lockheed Martin. É, hoje, o caça mais moderno do mundo, não encontrando nenhum rival a sua altura. Foi o primeiro caça de quinta geração a entrar em serviço. Sua missão principal é manter a superioridade aérea no campo de batalha, mas também possui capacidade secundária de ataque ao solo.O Raptor F-22 é o mais novo lutador da Força Aérea . Sua combinação de stealth, supercruise, manobrabilidade, e sistemas integrados de aviónica, juntamente com a capacidade de suporte melhorado, representa um salto exponencial em capacidades de combate. O Raptor realiza tanto missões ar-ar como ar-terra , permitindo a plena realização de conceitos operacionais vitais para o século 21 da Força Aérea. Como arma secundária, o F-22 utiliza uma metralhadora M61A2 de 20mm com 480 projéteis. Já no armamento principal, em uma típica configuração de superioridade aérea, o Raptor pode ser armado com dois mísseis ar-ar de curto alcance AIM-9 e até seis mísseis ar-ar de médio e longo alcances AIM-120 AMRAAMs. Para o combate ar-solo, o F-22 pode ser armado com duas bombas de 1000 libras GBU-32 JDAMs e dois mísseis AIM-120. O F-22 também enfatiza a agilidade através do uso de bicos de vetorização de empuxo e um sofisticado sistema de controle fly-by-wire.
A Cabine do F-22 Raptor é um dos lugares mais desejados do mundo para um piloto de combate, seja ele de onde for. Lá o piloto fica sentado sobre um moderno e eficiente assento ejetavel Aces II do tipo zero zero (O piloto pode ejetar com a aeronave em altitude zero e velocidade zero) fabricado pela Mc Donnell Douglas. Este assento pode ser ejetado da cabine do F-22 a uma velocidade máxima de 1111 km/h. O painel de controle foi desenvolvido para ser de fácil operação e tendo como base quatro grandes displays LCD coloridos multifuncionais e mais 2 mostradores menores.
Outros sistemas avançados, a bordo do Raptor incluir um conjunto de aviônicos integrados em torno de um computador de voo poderoso, com três vezes a memória e 16 vezes a velocidade do que a utilizada no F-15. O F-22 também usa um sistema de navegação / ataque que incorpora inteligência artificial para filtrar as informações para o piloto reduzir sua carga de trabalho, bem como melhorar a sua consciência situacional.
Como o mundo é apenas operacional caça de quinta geração, o F-22 Raptor é, e continuará a ser, sem precedentes na sua total integração de aviônicos furtivas e avançado. Ele simplesmente é um salto revolucionário na letalidade e capacidade de sobrevivência em qualquer avião em produção ou projeto em qualquer lugar do mundo. Com a sua built-in confiabilidade e facilidade de manutenção, este lutador será capaz de implementar rapidamente em qualquer lugar do globo. O F-22 Raptor está sendo desenvolvido para combater a crescente sofisticação e ameaça de forças aéreas hostis e sistemas de defesa integrados no ar utilizar todo o mundo. Este lutador irá proporcionar o domínio do ar e uma capacidade de ataque de precisão terreno para as forças dos EUA para os próximos 40 anos. Ameaças aéreas e terrestres que o F-15 não pode mais contador será derrotado pelo letal e sobrevivência F-22, com o seu equilíbrio de maior velocidade e alcance, aprimorados aviônicos ofensivos e defensivos e baixa observabilidade ou stealth. O F-22 é projeto também enfatiza confiabilidade e manutenção de sistemas. O F-22 proporciona um primeiro olhar, primeiro-shot, capacidade de primeiro-kill através do uso de stealth, sensores avançados e uma mistura letal de avançado armas ar-ar e ar-terra. O F-22 também exige distâncias mais curtas de decolagem e pouso, em comparação com lutadores atuais de primeira linha. Com o F-22 os pilotos serão capazes de enfrentar o inimigo sobre o seu próprio território e apoiar longo alcance ar-terra ativos. O F-22 também traz a sua própria capacidade de ataque de precisão terreno para o campo de batalha.
"F-22 Raptor é a única aeronave que combina velocidade de supercruzeiro, super-agilidade, stealth e fusão de sensores em uma única plataforma de ar dominante" Lockheed Martin.

Descrição
Fabricante Lockheed Martin e Boeing
Missão Superioridade aérea e multirole fighter
Tripulação 1 (piloto)
Primeiro Voo (YF-22) 29 de setembro de 1990, (F-22A) 07 de setembro de 1997
Entrada de serviço 15 de dezembro de 2005
Custo estimado: 142 milhões dólares

Dimensões
Comprimento 18,9 m
Envergadura 13,6 m
Altura 5,1 m
Área (asas) 78,04 m²
Envergadura 13,6 m

Peso
Tara 14.365 kg
Peso total 27.216 kg
Peso bruto máximo 36.288 kg
Capacidade de combustível internas: 9,365 kg
Capacidade de combustível externa: 7,195 kg em quatro gal 2270 L tanques
Decolagem normal 27,215 kg
Decolagem Max 37,875 kg

Propulsão
2 Motores Pratt & Whitney F119-PW-100 turbofan
Força (por motor) 155.6877 kN

Performance
Velocidade máxima 2.448 km/h Mach 2
Alcance bélico 3.220 km
Alcance 3700 km, sem tanques externos
Teto máximo superior a 15.240 m

Armamento
Metralhadoras 20-mm M61A2 Vulcan canhão (480 rds)
Mísseis/Bombas AIM-120 AMRAAM, GBU-39 SDB, GBU-31 JDAM, AIM-9M Sidewinder







Imagem Wikipédia, Vídeo You Tube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário