quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

MQ-9 Reaper - O Predador B

Um Veículo Aéreo Não Tripulado, também chamado UAV (do inglês Unmanned Aerial Vehicle) ou VANT e comumente conhecido como DRONE, é todo e qualquer tipo de aeronave que não necessita de pilotos embarcados para ser guiada. Esses aviões são controlados à distância, por meios eletrônicos e computacionais, sob a supervisão de um piloto, ou sem a sua interveção, por meio de Controladores Lógicos Programáveis (PLC). Também pode ser chamado como "Veículo Aéreo Remotamente Pilotado" (VARP).
Inicialmente, os VANT foram idealizados para fins militares Inspirados nas bombas voadoras alemãs, do tipo V-1, e nos inofensivos aeromodelos rádio-controlados, estas máquinas voadoras de última geração foram concebidas, projetadas e construídas para serem usadas em missões muito perigosas para serem executadas por seres humanos, nas áreas de inteligência militar, apoio e controle de tiro de artilharia, apoio aéreo às tropas no campo de batalha, controle de mísseis de cruzeiro, atividades de patrulhamento urbano, costeiro, ambiental e de fronteiras, atividades de busca e resgate, entre outras.
General Atomics MQ-9 Reaper - Predador B voa em altitudes surpreendentes, alta velocidade e tem grande força e poder destrutivo, ele consegue surpreender por suas características nada modestas, atingindo velocidades maiores que 400 km/h e voando a mais de 15 km do chão. E tudo isso sem precisar de um piloto, já que este avião tem autonomia de 24 horas.

Não é difícil de compreender os motivos que levaram o General Atomics MQ-9 Reaper a se tornar o mais poderoso desenvolvimento da General Atomics Aeronaltical Systems Inc.: todo o programa teve um custo de bilhões de dólares. Com apoio privado e de instituições de renome, como a NASA, o Predador B teve seu primeiro voo em 2001 e se consolidou como um dos maiores perigos do céu.

Equipado com sofisticados sistemas de radar, este caçador aéreo também transporta mísseis teleguiados e é comumente utilizado em ataques surpresas.
A Força Aérea e a Marinha dos EUA, a CIA, a Força Aérea Real britânica e a Força Aérea italiana são algumas das instituições que já empregaram os serviços do MQ-9 Reaper.
As vantagens apresentadas por este estilo de aeronave explicam bem as razões que a tornaram uma “moda” entre as agências federais: o Predador B pode ser facilmente comandado por um piloto que fica em uma estação de controle no chão. Ele também foi concebido para ser um caçador que pode atingir facilmente alvos móveis e para ser uma eficaz plataforma de vigilância de longa durabilidade.

Com tantas vantagens militares assim, não é à toa que este caçador dos céus também foi empregado pelos EUA no Afeganistão, a partir de 2007. Na época, a Força Aérea americana decidiu empregar aviões-robôs como uma forma mais segura (pelo menos, para os soldados) no combate ao terrorismo.

A GA-ASI modernizou as versões Predator B e Block 1 do drone que está em produção desde 2003. Com a conclusão dos testes, a próxima aeronave do MQ-9 configurada Block 1-plus será designada “MQ-9 Block 5.” O MQ-9 Block 1-plus é uma melhoria de capacidade sobre a configuração do Block 1, que já acumula mais de 420.000 horas de vôo em todos os clientes. O Block 1-plus foi projetado para aumento na energia elétrica, comunicações seguras, pouso automático, o aumento do peso de decolagem Bruto (GTOW), maior capacidade de armas e integração mais simplificada da carga útil.
Apresentando um novo gerador de partida de alta capacidade, a aeronave oferece um aumento da capacidade de energia elétrica em relação à atual configuração Block 1. Este aumento de potência proporciona ao avião uma capacidade significativa para melhorias. Além disso, o sistema elétrico atualizado inclui um gerador de reserva que suficientemente consegue manter todas as funções críticas de vôo. Isto melhora vastamente a confiabilidade do sistema de energia elétrica, fornecendo três fontes independentes de energia.
Novas capacidades de comunicação também estarão disponíveis no Block 5, incluindo radios dual ARC-210 VHF/UHF com antenas nas pontas das asas, permitindo comunicações simultâneas entre várias plataformas ar-ar e ar-terra, com ligações de dados seguros, e um aumento da capacidade de transmissão de dados.
Além disso, um novo braço do trem de pouso principal está incluído no block 5, permitindo que a aeronave possa transportar cargas pesadas ou combustível adicional. Este reforço no trem de pouso da aeronave aumenta a capacidade de peso no pouso em 30 por cento e seu peso bruto de decolagem em cerca de 12 por cento, de 4.762 para 5.307 kg. O novo trem de pouso também estará disponível como uma opção de retrofit para sistemas operacionais Predator B.

MQ-9 Reaper Predador B é um dos aviões-robôs mais poderosos dos últimos tempos.






Imagem Wikipédia, Vídeo You Tobe.

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