quinta-feira, 10 de outubro de 2013

UH-60 Black Hawk - O Falcão Negro


O Black Hawk UH-60 foi desenvolvido pela Sikorsky. A Sikorsky Aircraft Corporation é uma fabricante estadunidense participante da United Technologies Corporation.
Em operação desde 1978 o Falcão Negro UH-60 fornece além de outras operações as de ataque aéreo, evacuação aeromédica, patrulha costeira, transporte de tropas, elevação de carga e comando e controle de operações especiais.
O Black Hank UH-60 ficou famoso após o lançamento do filme “Falcão Negro em Perigo” no ano de 2001. Baseado em fatos reais o diretor Ridley Scott mostra dois Black Hawk UH-60 sendo abatidos na Somália no conflito de 1993.

Propulsão
O UH-60 é impulsionado por rotores principal e de cauda de quatro pás, e é alimentado por dois motores General Electric T700 turboshaft. O rotor principal é totalmente articulado e tem elastoméricos rolamentos na cabeça do rotor. O rotor de cauda é inclinado e possui uma viga rígida. O helicóptero tem uma forma de perfil baixo tempo para cumprir a exigência do Exército para ser transportado a bordo de um Hércules C-130, com algumas desmontagens. Ele pode transportar 11 soldados com equipamentos, levantar 1.170 kg de carga internamente ou 4,050 kg de carga externa erguida. Ele pode reposicionar um obus 105 mm M119 com 30 rodadas de munição, e uma tripulação de quatro homens em uma única elevação.

Autonomia 
A potencia máxima Black Hawk atinge 1940 Hp cada turbina atingindo uma velocidade máxima de mais de 300 km/h. A autonomia para travessias é de 2200 km, usando 4 tanques de combustível externos. Em missões de combate esse numero cai para 600 km, sem uso de tanques externos. Os Black Hawks podem ser equipados com um tubo retrátil de reabastecimento em vôo que usa o sistema de cesta para ser reabastecido por outra aeronave em vôo, aumentando significativamente sua autonomia.


Armamento
O UH-60 pode ser equipado com asas stub no topo da fuselagem para transportar os tanques de combustível ou vários armamentos. O sistema de asa é chamado de Sistema de Apoio Stores externo (ESSS). Ele tem dois pilares em cada asa para transportar 4 tanques no total ou 4.500 kg de armamento, como foguetes, mísseis, canhões e vagens de contramedidas eletrônicas. O Black Hawk pode transportar 16 mísseis Hellfire que utilizam o sistema de suporte de lojas externo (ESSS). O Seahawk pode ser armado com torpedos leves MK-46, MK-50 e o novo torpedo MK-54, além de mísseis antinavio AGM-119 Penguin. Nas portas laterais o UH-60 pode montar metralhadoras 7,62 milímetros ou cal.50 sendo uma em cada lado.

Comunicações
O S-70A é equipado com uma voz e dados conjunto de comunicações, incluindo VHF, UHF comunicações, um amigo de identificação ou inimigo (IFF) transponder, comunicações de voz seguras, comunicações via satélite e um sistema de intercomunicação.


No Brasil
Exército
O Exército Brasileiro adquiriu quatro aeronaves em 1997 para operar na MOMEP (Missão de Observação Militar Equador-Peru) pelas características da região do conflito (grande altitude e sem infraestrutura aeroportuária).
Atualmente, estes helicópteros estão integrados a 4º Batalhão de Aviação do Exército na cidade de Manaus.
Força Aérea
Em 2006, adquiriu 6 helicópteros dos estoques dos Estados Unidos. Os UH-60L foram adquiridos pela FAB objetivando atender, especificamente, a missão de Combate SAR na região amazônica, sendo distribuídos no Esquadrão Hárpia 7º/8º GAV e o Pantera 5º/8º. Em 2009a FAB teria feito o pedido de mais 15 unidades do UH-60L ao Congresso Americano.
Marinha do Brasil
A Marinha do Brasil, com a finalidade de substituir as aeronaves SH-3 Sea King existentes no 1º Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino, pretende adquirir uma variante naval do UH-60, já usada no Exército e na FAB, para emprego ASW. Convém ressaltar que esta variante não tem relação com o Sea Hawk, devido a este ser mais complexo e com mais recursos de navegação e comunicação, o que torna o modelo utilizado pelos EUA bastante oneroso.


Variantes 
UH-60A Black Hawk: Original versão do Exército dos EUA, transportando uma tripulação de quatro e até 11 soldados equipados. Equipado com T700-GE-700 motores. Produzido 1977-1989. Exército dos EUA está equipando UH-60As com mais poderosos motores T700-GE-701D e também a atualização de um modelo-padrão para UH-60L.
UH-60C Black Hawk: Versão modificada para comando e controle de missões (C2).
UH-60L Black Hawk: UH-60A com motores atualizados T700-GE-701C, maior durabilidade da caixa de velocidades, e atualizada do sistema de controle de vôo.  Produzido 1989-2007 UH-60Ls também estão sendo equipadas com a GE T700 motor-GE-701D.
UH-60M Black Hawk: design melhorado pás do rotor de acordes de largura, T700-GE-701D motores (máximo de 2.000 shp ou 1.500 kW cada), melhorou a durabilidade da caixa de velocidades, sistemas de gestão de veículos integrados (IVHMS) de computadores e nova cabine de vidro. A produção começou em 2006. Previsto para substituir mais velhos do exército UH-60 dos Estados Unidos.
Atualização UH-60M Black Hawk : UH-60M com o sistema fly-by-wire e comum Avionics System Architecture (CAAS) Suíte cockpit. Testes de vôo começaram em agosto de 2008.
UH-60Q Black Hawk: UH-60A modificado para evacuação médica. O UH-60Q é nomeado dustoff de "serviço sem hesitação dedicado para as nossas forças de combate".
UH-60A RASCAL: NASA versão modificada para o Helicóptero-tripulação Sistemas Conceitos Laboratório Airborne, um programa dos EUA US $ 25 milhões para o estudo da capacidade de manobra do helicóptero em três programas, controles Superaugmented para o desempenho de Manobra Agile (SCAMP), Automated Nap-of-the -Terra (ANOE) e Helicóptero agilidade e demonstração de Aperfeiçoamento de Praticagem (RAPID). O RASCAL UH-60A realizou um vôo totalmente autônomo em 5 de novembro de 2012. Pessoal do Exército dos EUA estavam a bordo, mas o vôo foi feito pelo helicóptero. Durante um vôo de duas horas, o Black Hawk destaque sensoriamento terreno, geração de trajetória, evitar ameaça e controle de voo autónomo. Foi equipado com um laser de detecção 3D-LZ e variando ( LADAR sistema).O voo autónomo foi realizada entre 200 e 400 pés. Após o desembarque, a tecnologia a bordo foi capaz de identificar uma zona de aterrissagem segura, passe, e seguramente trazer-se para baixo.

Versões de exportação
UH-60J Black Hawk: Variante da Air Força de Auto-Defesa japonesas e Auto Maritime Defense Force produzido sob licença pelaMitsubishi Heavy Industries. Também conhecida como S-70-12.
UH-60JA Black Hawk: Variante para a Força de Defesa japonês. É produzido sob licença pela Mitsubishi Heavy Industries.
UH-60P Black Hawk: Versão para a Coreia do Sul ., com base em UH-60L com algumas melhorias Cerca de 150 foram produzidos internamente pela Korean Air .


Principais Características
UH-60 Black Hawk
Papel Helicóptero utilitário
Fabricante Sikorsky Aircraft Corporation
Primeiro vôo 17 outubro, 1974
Introdução 1979
Missão Transporte utilitário e assalto
Estado Em serviço
Os principais usuários
Exército dos Estados Unidos
República da Coreia do Exército
das Forças Armadas colombianas
Forças Armadas turcas
Produzido 1974-presente
Número construído cerca de 4000
O custo unitário UH-60: EUA 21,3 milhões dólares americanos
Desenvolvido a partir de Sikorsky S-70
Variantes
Sikorsky SH-60 Seahawk
Sikorsky HH-60 Pave Falcão
Sikorsky HH-60 Jayhawk
Tripulação: 2 pilotos (tripulação de voo) com 2 tripulantes chefes / gunners
Capacidade
£ 2.640 (1.200 kg) de carga internamente, incluindo 11 soldados ou seis macas
£ 8.000 (3.600 kg) (UH-60A) de carga externa
£ 9.000 (4.100 kg) (UH-60L) de carga externa
Comprimento: 64 pés em 10 (19,76 m)
Largura da fuselagem: 7 pés 9 em (2,36 m)
Diâmetro do rotor: 53 pés 8 in (16,36 m)
Altura: 16 pés em 10 (5,13 m)
Área do disco: 2260 pés quadrados (210 m²)
Peso vazio : £ 10.624 (4,819 kg)
Peso carregado: £ 22.000 (9,980 kg)
Max. peso de decolagem : £ 23.500 (10,660 kg)
Motopropulsor : 2 × General Electric T700-GE-701C turboshaft , 1890 hp (1410 kW) cada
Atuação
Nunca exceda a velocidade : 193 nós (222 mph, 357 km / h)
Velocidade máxima : 159 kt (183 mph, 295 kmh)
Velocidade de cruzeiro : 150 kt (173 mph, 278 km / h)
Raio de combate : 368 km (320 milhas náuticas, 592 km)
Faixa de Ferry : 1.380 milhas (1200 nmi, 2,220 km) com asas de stub ESSS e tanques externos
Teto de serviço : 19.000 pés (5.790 m)
Taxa de subida : 1.315 pés / min [ 131 ] (4,5 m / s)
Disco de carga : £ 7,19 / ft ² (35,4 kg / m²)
Poder / massa : 0.192 hp / lb (158 W / kg)
Armamento
Armas:
2 × 7,62 milímetros (0,30 in) M240H metralhadoras ou
2 × 7,62 milímetros (0,30 in) M134 Minigun ou
2 × cal.50 em (12,7 mm) GAU-19 metralhadoras Gatling
Hardpoints : 4, 2 por ESSS asas stub e provisões para realizar combinações de:
Rockets: 70 milímetros (2,75 in) Hydra 70 foguetes
Mísseis: AGM-114 Hellfire guiados a laser, mísseis AIM-92 Stinger mísseis ar-ar
Outros: 7,62 milímetros (0,30 cm), 12,7 mm (0,50 in), com 20 mm (0,787 in), ou 30 mm (1,18 in) M230 gunpods
Bombas: Pode ser equipado com VULCÃO sistema de dispersão de campo minado
Torpedos: MK-46, MK-50 e o novo torpedo MK-54, além de mísseis antinavio AGM-119 Penguin.




Imagens Wikipédia, Vídeo You Tobe.

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