domingo, 27 de outubro de 2013

Saab 2000 Erieye - Vigilância aérea do Paquistão











Em 30 de abril de 2008 em Linköping na Suécia, a Saab alcançou um marco significativo com o primeiro vôo da aeronave Saab 2000 Erieye de alerta aéreo antecipado e controle (AEW & C), desenvolvido no âmbito do Projeto Horizonte para a Força Aérea do Paquistão.

A Força Aérea do Paquistão abreviado como PAF , é o ramo das Forças Armadas paquistanesa de guerra aérea, que tem como principal objetivo a defesa aérea do território da República Islâmica do Paquistão com um papel secundário de prestação de logística aérea para apoiar o Exército  e a Marinha do Paquistão . O PAF também tem um papel terciário de prestação de transporte aéreo estratégico e capacidade logística para o Paquistão. O PAF emprega aproximadamente 65.000 funcionários em tempo integral incluindo cerca de 3.000 pilotos e, atualmente, opera 400 aviões de combate e vários aviões de transporte e treinamento.

Alerta Aéreo Antecipado e Controle (AEW & C) da aeronave foram procurados pela primeira vez pelo PAF na década de 1980, mas a exigência não foi cumprida até que em dezembro de 2009, o primeiro de quatro aviões Saab 2000 Erieye foram entregues. Construído com as especificações do PAF, o Saab 2000 Erieye está equipado com cinco estações de operação e 4 postos de comando. A aeronave Erieye radar tem um alcance de 450 km e também é capaz de identificar o tipo de aeronave e as armas que está equipada. Erieye será conectado via link de dados para o comando do PAF e do ambiente solo controle, bem como o combate com as aeronaves como o Falcon F-16 Fighting .

Utilização
O sistema abrange um pacote completo de vigilância, incluindo sistemas baseados em terra, apoio logístico e sistemas de treinamento de missão. A aeronave, totalmente equipado para alerta aéreo antecipado e controle, também pode ser usado para missões nacionais de segurança, controle de fronteiras, comando de ar e controle, coordenação de gestão de desastres e para o controle de tráfego aéreo de emergência.
O Saab Surveillance Systems está oferecendo um novo modo de transporte marítimo para o Erieye AEW & C sistema que pode detectar objetos em movimento tão pequeno como jet skis e barcos de borracha que podem ser utilizados por grupos terroristas e forças especiais. O sistema desempenha um papel importante na vigilância marítima por causa de sua cobertura de área ampla, como outros AEW o radar Erieye já oferece detecção de navios de maior porte.

Propulsão
A aeronave é equipada com dois motores turboélice AE 2100A Rolls-Royce em desenvolvimento 3.095 kW. AE 2100A é um motor de turbina a gás, equipada com dois eixos de uma elevada pressão de 14 estágios (HP) accionado por um compressor de turbina de HP em duas fases. O motor também inclui uma caixa de engrenagens de redução planetária ligada à hélice. Ele também possui um completo controle do motor digital de autoridade (FADEC) para gerenciar tanto motor e hélice.
O comprimento e diâmetro do motor são 11,8 pol (0.29m) e 19 pol (0,48 m) respectivamente.


Avionics
Na aeronave Saab 2000 o estabilizador vertical é ampliado e fortalecido para compensar os efeitos aerodinâmicos do radar e seus suportes de apoio, enquanto que as pontas das asas são reconstruídos e reforçados para transportar antenas e dispensadores de chaff. A carenagem barriga está reformulado e ampliado para montar elementos do sistema de auto-proteção.
Embora a aeronave são pré-propriedade, a vida estrutural não é um fator. O avião foi projetado com uma vida estrutural inicial de 75 mil horas, e em média, a frota tem usado menos de 20 por cento. Com base nas taxas normais de uso, a vida útil restante do AEW & C é mais de 35 anos, com opções para mais re-Lifing.

Capacidades
A escolha de basear Erieye em um avião regional, tem vantagens óbvias em termos de baixas exigências de manutenção de alta confiabilidade, eficiência de custos e, mas também oferece benefícios significativos da missão. Hot-and-high performance do tipo é fundamental no ambiente operacional do Paquistão. A aeronave tem um comprimento de campo equilibrado de 4.593 pé, permitindo o uso de diversos aeroportos pequenos, e pode chegar a 25.000 pés em 16 minutos.
Resistência missão é de nove a 10 horas graças a tanques extras na cabine, e pode operar com até 30.000 pés. Na potência de cruzeiro, o avião voa a cerca de 340 nós, impressionantes para um turboélice. Utilizando um banco de 60 graus, a aeronave pode completar uma volta de 180 graus no fim de um padrão de pista em menos de 30 segundos, com pequena interrupção na faixa de cobertura.
O conforto da tripulação é uma consideração para patrulhas de longa resistência, e através do seu sistema ativo de cancelamento de ruído, o Saab 2000 oferece muito baixos níveis de ruído da cabine. A pressão da cabine de 7.500 pés pode ser mantida em altitude operacional. O avião paquistanês tem uma cozinha e área de descanso, com uma exibição da missão onde a tripulação de descanso pode se manter informado sobre as situações emergentes. O convés de vôo é um ambiente de trabalho muito moderno, com um sistema de seis tubo Collins ProLine 4 eletrônico de informação de voo.

Auto defesa
O sistema de auto-proteção (SPS) é composta por: sistema defensivo auxiliares de controle, alerta radar, alerta laser, abordagem de alerta de mísseis e sistemas de chaff e flares. A suíte de auto-protecção fornece seleção e, no modo automático, o início do joio e seqüências de contramedidas.

Sistema de radar Erieye
O sistema de radar Erieye, é um sistema de Alerta Aéreo Antecipado e Controle (AEW & C), desenvolvido pela Saab Sistemas Eletrônicos de Defesa da Suécia. Ele é baseado na matriz de varredura eletrônica ativa (AESA). O Erieye é usado em uma variedade de plataformas de aeronaves, como a brasileira Embraer E-99 e EMB-145. O sistema foi recentemente implementado na aeronave Saab 2000.The Ground Segment interface Erieye (EGIS) é um componente importante do software usado pelo sistema Erieye.
O radar é um sofisticado Saab Avitronics HES-21 ESM suite de proteção que usa antenas interferômetro e receptores digitais para rastreamento de alta precisão e que vão de emissores. HES-21 é fundido com dados que do radar para fornecer um rastreio detalhado, e pode gerar as suas próprias faixas em intervalos maiores do que é possível com o radar. O sistema também inclui uma função de auto-proteção abrangente, controlando automaticamente o lançamento de chaff e flares.

Com uma cobertura de 300 graus e com um alcance de 450 km para detecção gama de 350 km em um ambiente hostil, em guerra eletrônica densa com radar pesado e alvos em baixas altitude. Além disso, o radar é também capaz de identificar amigos ou inimigos, e tem um modo de vigilância do mar.
O Erieye AEW & C radar é um sistema de missão ativo, o sensor phased-array pulso-doppler pode alimentar uma arquitetura de operador a bordo, ou de dados downlink a uma rede de defesa aérea no solo. O sistema emprega uma abertura grande, antenas dual-sided alojados em uma carenagem dorsal 'prancha'. A antena é fixa, e o feixe é de varredura eletrônica, que prevê a melhoria da detecção e acompanhamento de desempenho significativamente melhor em comparação com sistemas de antenas de radar cúpula. Erieye detecta e rastreia alvos aéreos e marítimos além do horizonte, devido à propagação anômala com alcance instrumentado em 450 quilômetros (280 milhas). Faixa de detecção típico lutador contra alvos do tamanho é de aproximadamente 425 km (264 milhas), em um setor de 150 ° broadside de operação de cada um dos lados da aeronave sendo um lado de cada vez. Fora esses setores, o desempenho é reduzido em direções para a frente e para trás.

Operadores
Paquistão


Principais características
Saab 2000
País de origem  Suécia
Fabricante Saab
Primeiro vôo 26 de março de 1992
Introdução 30 de agosto de 1994
Número construído 63
Carga útil : 5.900 kg (£ 13.010)
Comprimento: 27,28 m (89 ft 6 in)
Envergadura : 24.76 m (81 ft 3 in)
Altura: 7,73 m [ 5 ] (25 ft 4 in)
Área da asa: 55,7 m² (600 m²)
Aerofólio : NASA MS (1) 013
Relação de aspecto : 11:00
Peso vazio : 13,800 kg (£ 30.424)
Max. peso de decolagem : 22.800 kg (£ 50.265)
Motopropulsor : 2 × Allison AE 2100A turboélice , 3.096 kW (4.152 shp ) cada
Hélices: seis lâminas hélices Dowty velocidade constante, por um motor
Motorização
Motor: Rolls-Royce Allison AE-2100
Tipo do Motor: Turbo-Hélice
Número de motores: 2
Potência (cada) 3,096 kW (4,152shp)
Hélice: Hélices com seis pás de velocidade constante Dowty
Performance
Velocidade de Cruzeiro: 682 km/h (424 mph, 368kts)
Altitude Ideal de Cruzeiro: 25.000 ft
Alcance: 3.334 km (1.800 nm, 2.071 mi)
Teto Operacional: 31.000 ft (9.448,8m)
Razão de Subida inicial: 2.250 ft/min (11.4 m/s)
Aviônicos
Suíte de Aviônicos Rockwell Collins Pro Line 4 com processador integrado (IAP)

Erieye
País de origem  Suécia
Introduzido 1996
Tipo Multi-Modo de varredura eletrônica ativa (AESA) pulso doppler radar
Freqüência S-band
Alcance 450 km
Altitude > 20 km (> 65.000 pés)
Azimute
150 ° de cada lado




Imagens Airforce Technology, Vídeos YouTube.

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