quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Sukhoi PAK FA T-50 Caça Russo Multifunção de 5ª Geração

O Sukhoi T-50 PAK FA é um caça de quinta geração desenvolvido pela Sukhoi Corporation, conceituada empresa russa fabricante de aeronaves com destaque para caças militares.                                                   

Durante os preparativos para o Moscou Air Show (MAKS) 2013, que ocorreu entre os dias 27 de agosto e 1° de setembro, o futuro caça furtivo russo, Sukhoi T-50 PAK FA realizou a  manobra “Cobra” durante um dos voos em Zhukovsky.
O protótipo do Sukhoi T-50 realizou seu primeiro vôo em 29 de janeiro de 2010, sendo projetado para ter uma vida útil de cerca de 30 a 35 anos de serviço.
Sukhoi afirma que a principal vantagem de exportação do PAK FA consiste em que seja mais barato do que os atuais caças americanos de quinta geração, embora seja muito mais caro do que o quarto caças russos geração anterior. 

Armamento
O PAK FA tem uma carga máxima de armas de 7.500 kg. Ele tem uma disposição aparente para um canhão  GSH-301, e poderia levar dois canhões de 30 mm.  O PAK FA tem dois compartimentos internos de 4,7 metros por 1 metro. Os armamentos iniciais incluem mísseis Kh-35UE (AS-20 "Kayak"), Kh-38ME, Kh-58UShKE (AS-11 "Kilter"), e RVV-MD (AA-11 "Archer"). Dois Izdeliye 810 além mísseis alcance visual por armas no compartimento. Multiple Izdeliye 180 / K77M além mísseis alcance visual. K74 e K30 dentro de mísseis de alcance visual. Dois KH38M ou KH58 USHK mísseis ar-terra por armas no compartimento. Vários 250-500 kg de bombas precisão guiadas por armas no compartimento, com um máximo de 10 bombas em compartimento internas. Outras cargas possíveis incluem um 1,500 kg bomba por armas no compartimento ou dois 400 km + gama de armas anti-AWACS (tais como oRVV-BD ) em pontos duros externos. 
PAK FA designer-chefe Alexander Davydenko disse que existe a possibilidade da instalação de míssil BrahMos  supersônico sobre o PAK FA e sua derivada FGFA. No entanto, não está claro como esses mísseis serão instalados, embora possa haver um ou dois mísseis só devido ao elevado peso BrahMos. 
PAK FA compressor tenda 
Motores 
O motor Saturn 117(AL-41F1) atende aos requisitos da Força Aérea, possui um sistema de controle digital ( FADEC ), e é capaz de produzir 147 kN de empuxo em pós-combustão, tem um peso seco de 1.420 kg e uma força de propulsão em relação ao peso de 10,5:1. O motor tem um impulso de cerca de 107 kN em modo de cruzeiro e 176 kN no modo pós-combustão completa. 
O Saturn 117 (AL-41F1) é um novo motor de quinta geração, construído especificamente para o PAK-FA permitindo que a aeronave seja supercruise, sustentando velocidades de voo supersônico sem o uso de pós-combustão.  
O motor gera uma força de propulsão maior e tem um sistema de automação complexo, para facilitar a modos de voo, tais como a capacidade de manobra. Prevê-se que cada motor serão capazes de, independentemente do vetor suas axiais para cima, para baixo ou para os lados. Vetorização um motor com o outro para baixo pode produzir uma força de torção, o que permitiria que o PAK FA para ser o primeiro caça de quinta geração com pleno impulso vetorização 3-D ao longo de todos os três eixos aeronaves: pitch, yaw and roll . Estes motores irão incorporar infravermelho e medidas de redução de RCS.  

Tecnologias 
PAK FA possui a tecnologia stealth e tem a capacidade de supercruise , e incorpora aviônicos avançados, como um radar de varredura eletrônica ativa ( AESA) e um sistema de inteligência artificial. Deve ser equipado com a próxima geração de mísseis ar-ar, ar-superfície e anti-navio. Vídeo do primeiro vôo do PAK FA mostra que ele não tem lemes convencionais, suas caudas verticais são totalmente móveis. O T-50 tem dispositivos de asa acima das entradas dos motores a jato que podem representar um desafio para o controle de assinatura.
T-50 foi projetado para ser eficazmente manobrável. Um dos elementos de design que têm tal efeito é o Controlador Vortex Leading Edge (LevCon).
NIIP da AESA radar para o PAK FA
Aviônicos 
A aviónica do Sukhoi T-50 da consiste no sistema multifuncional eletrônico SH121 integrado de rádio (MIRES) e do sistema electro-óptico 101KS. O composto SH121 do complexo N036 radar e L402 de sistema contramedidas eletrônicas. O complexo de radar N036 é desenvolvido pela Tikhomirov INPI Instituto e consiste em uma das principais montado no nariz X-band radar AESA com 1522 módulos T / R, designou os N036-1-01, e dois menores X-band com radares AESA 358 módulos T / R montados no lado da frente da fuselagem designado N036B-1-01. A suíte também tem dois N036L-1-01 L-band matrizes sobre extensões de ponta da asa que funcionam principalmente como  identificação amigo ou inimigo (IFF). 
O sistema eletro-óptico 101KS inclui o 101KS-V de busca infra-vermelho e montado no lado estibordo na frente do cockpit. Este sensor pode detectar, identificar e rastrear múltiplos alvos aéreos simultaneamente. O 101KS-S é montada sobre uma torre na espinha dorsal e uma contramedida à base de laser contra mísseis calor SEAKING. O complexo também incluirá os 101KS-Usensores ultravioletas alerta e navegação 101KS-N e direcionamento pod. 

Variantes
FGVA
A versão Sukhoi FGVA é desenvolvido pela Índia e Rússia. É um projeto derivado do PAK FA T-50  que está sendo desenvolvido para a Força Aérea da Índia . O FGFA monoposto e biposto será diferente do atual T-50 em 43 maneiras com a melhoria do stealth, supercruise, sensores, redes e aviônicos de combate. 
 A Força Aérea da Índia vai receber 50 aviões do monoposto "versão russa" antes de receber o FGFA de dois lugares. No entanto, o chefe da Força Aérea da Índia anunciou, em outubro de 2012, que o número total de FGFA para o IAF só será 144, e fez-se exclusivamente da versão monoposto. [ 106 ] A meta atual do IAF é começar a introdução do FGFA em 2020.
Versões navais 
Navalized Sukhoi T-50 PAK FAs será implantado no porta-aviões russo Admiral Kuznetsov e futuros porta-aviões russos. Haverá uma competição entre a Sukhoi, Mikoyan e Yakovlev bureaus de design para escolher a nova aeronave naval. 
Alexei Fedorov, disse que qualquer decisão sobre a aplicação de tecnologias de quinta geração para produzir um lutador menor (comparativo com o F-35 ) deve esperar até depois do lutador pesado, baseado no T-50, estar concluída. 
UCAV 
Em 30 de agosto de 2013, a United Aircraft Corporation disse que eles estavam desenvolvendo um veículo de combate aéreo não tripulado baseado no T-50 lutador. O robô está atualmente em uma fase de investigação preliminar. Uma vez que as especificações fundamentais são acordadas, deve ser simples a tecnologia oferecida pelo programa T-50. A versão UCAV com peso de 20 toneladas e está previsto para ser lançado em 2018. 

Principais Características 
Sukhoi Pak FA
Fabricante Sukhoi/Rússia
Primeiro vôo 29 janeiro de 2010
Entrada em serviço 2016
Estado Teste de vôo / pré-produção
Número construído 5 protótipos
O custo unitário T-50: EUA $ 50 milhões
Missão Caça de 5ª geração multifuncional
Os principais usuários Força Aérea russa/ Marinha Russa 
Tripulação 1 Piloto
Dimensões
Comprimento 22,0 m
Envergadura 14,2 m
Altura 6,05 m
Peso
Peso total 26.000 kg
Peso bruto máximo 37.000 kg
Carga útil: 7.500 kg de carga (combate)
Propulsão
Motores 2 x Saturno-Lyulka AL-41F turbofan
Força (por motor) 100 kN (com pós combustão: 160 kN) 
Performance
Velocidade máxima 2.527 km/h  Mach    2,5
velocidade de cruzeiro: 1,300-1,800 km / h
Alcance 4.000 a 5.500 km
Teto máximo 20.000 m
Relação de subida 21000 m/min
Capacidade de combustível: 10,300 kg
Armamento
Armas: Nenhum em protótipo. Disposição aparente para um canhão (provavelmente GSH-301 ).
Hardpoints : Actualmente 6 hardpoints internos e até 6 hardpoints externos
dois compartimentos internos rodando longitudinalmente sobre a fuselagem
de suporte de um total de quatro RVV-BD AAM (derivada de R-37)
sendo dois lado à lado na frente, e mais dois lado à lado mais atrás.
mais dois pequenos compartimentos laterais internos para 2 AAM RVV-SD
e até seis pontos duros externos
incluindo o avançado X-38 para mísseis ar superfície.
Mísseis/Bombas
R-77 Adder, FAB500
Avionicos
SH121 multifuncional sistema eletrônico de rádio integrado (MIRES)
N036 radar construído por Tikhomirov NIIP
Principal X-band N036-1-01 AESA radar com 1522 módulos T / R
2 Lado enfrentando menores X-band N036B-1-01 AESA radares com 358 T / R módulos cada, para aumentar a cobertura angular
2 L-band N036L-1-01 matrizes na extensão de ponta para a funcionalidade IFF
L402 ECM Suite construído pelo instituto KNIRTI
101KS suíte electro-óptica [ 65 ]
101KS-O: contramedidas baseadas em laser contra mísseis infravermelhos
101KS-V: IRST para alvos aéreos
101KS-U: sensores de alerta Ultravioleta
Concorrente Direto: F-22 Raptor




Imagem Wikipédia, Vídeo You Tube.

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