sexta-feira, 7 de junho de 2013

F-15E Strike Eagle - A Águia Americana

O F-15E Strike Eagle é uma geração de multi-função caça de ataque superior produzido pela McDonnell Douglas (agora Boeing ) . Seu alcance sem precedentes, a persistência e as armas de carga, tornam o F-15E Strike Eagle a espinha dorsal da Força Aérea dos EUA (USAF). Um complemento de últimos sistemas de aviônicos avançados dá ao Strike Eagle a capacidade de realizar missões ar-ar e ar-superfície em todas as altitudes, dia ou da noite e em todas as condições meteorológicas.

O F-15E foi projetado na década de 1980 como caça de longo alcance, alta velocidade de interdição, sem depender de escolta ou de uma aeronave de guerra eletrônica
O F-15 Eagle é praticamente um mito, porque ele nunca foi derrubado em combate aéreo, e ao mesmo tempo ele tem um histórico de 95 vitórias em combate aéreo, contra nenhuma perda, o que mostra que essa aéronave é um dos mais eficazes caças já construídos. Porém, a tecnologia foi evoluindo e novos caças e novas ameaças foram surgindo criando uma necessidade de manter o F-15, ainda eficaz no novo cenário que se apresentava. 

Com o excelente potencial de crescimento do F-15, percebeu-se que ele poderia vir a dar um poderoso bombardeiro de penetração, em que a mais nova versão do F-15, agora chamada de F-15E “Strike Eagle” (águia de ataque). O F-15E, já viu muito combate desde sua estréia no campo de batalha da guerra Iraque Kuwait, conhecida como a 1º guerra do golfo. Lá os F-15E fizeram um estrago nas defesas das forças armadas iraquianas. Depois dessa guerra, o Strike Eagle, participou das operações nos Bálcãs, no Afeganistão e na 2º guerra do golfo, em que os Estados Unidos invadiram o Iraque, sob o falso pretexto de achar as armas de destruição em massa.  


 F-15 disparando um AIM-7 Sparrow

Um derivado do anterior modelo de aeronave F-15 (AD), o F-15E Strike Eagle incluem os seguintes atributos:
Raio de combate inigualável e persistência
Avançado digital eletrônico controlado motores de impulso superiores
Velocidade máxima superior a duas vezes a velocidade do som
Mais de 23.000 quilos de carga útil, incluindo armas ar-terra, como o ar-ar e:
O Joint Direct Attack Munition (JDAM)
O AGM-130
O Médio Missile Range Air-to-Air Avançado (AMRAAM)
AIM-9X
Um radar de varredura eletrônica de matriz ativa (AESA)
Um sistema de alerta de ameaças digitais
A vida de serviço que vai permitir que ele seja viável, pelo menos até 2035

A superioridade do Eagle é conseguida na destreza eaceleração, alcance, armamento eaviónica. O F-15 dispõe de sistemas eletrónicos e armamento para detectar, focar, perseguir e atacar aviões inimigos quer em espaço aéreo aliado ou inimigo. Os sistemas de armamento e controle de voo foram desenhados para que uma única pessoa possa realizarcombate ar-ar com segurança e eficácia.

Avionics
A multi-missão aviônicos sistema inclui um heads-up display (HUD), radar avançado, sistema de orientação inercial (INS), instrumentos de vôo, ultra-alta frequência (UHF comunicações) e Tactical Air Navigation (TACAN) e Instrument Landing System (ILS ) receptores. 
Ela também tem um montado internamente, tático de guerra eletrônica do sistema, identificação, amigo ou inimigo (IFF), sistema de contramedidas eletrônicas suite e um computador digital central. A ala mais manobra exibe as linhas limpas e design high-asa de um F-15E de Elmendorf AFB, Alaska.
O heads-up projetos de exibição, através de um combinador, todas as informações essenciais vôo recolhidas pelo sistema aviônico integrado. Esta tela, visível em qualquer condição de luz, fornece as informações necessárias piloto para rastrear e destruir um avião inimigo, sem ter que olhar para os instrumentos do cockpit. 
O versátil F-15 da APG-63/70 radar de pulso Doppler sistema pode olhar para alvos voando alto e para baixo em alvos voando baixo sem ser confundido pela desordem chão. Ele pode detectar e rastrear aeronaves e alvos pequenos de alta velocidade a distâncias além do alcance visual (no máximo de 120 milhas náuticas (220 km) de distância) até a curta distância, e em altitudes até ao nível do topo das árvores. O radar informações sobre o alvo alimenta o computador central para a entrega de armas eficazes. A capacidade de travar em alvos tanto quanto 50 milhas náuticas (90 km) com um míssil AIM-120 AMRAAM permite verdadeiro além do alcance visual (BVR) engajamento de alvos. Para fechar-nos duelos, o radar adquire automaticamente aviões inimigos, e esta informação é projetada no heads-up display. O sistema F-15 da guerra eletrônica fornece aviso de ameaça e contra-medidas automáticas contra ameaças selecionados. 



Armamento e externos 
Uma variedade de ar-ar de armas pode ser realizada pela F-15. Um sistema de armas automatizado permite ao piloto realizar combates aéreos com segurança e eficácia, usando o head-up display e os aviônicos e armas controles localizados nas manetes do motor ou de controle vara. Quando as alterações piloto de um sistema de armas para outro, de orientação visual para a arma necessária aparece automaticamente no visor head-up. 
The Eagle pode ser armado com combinações de quatro armas ar-ar diferentes: AIM-7F / M Sparrow mísseis ou AIM-120 AMRAAM alcance mísseis ar-ar avançado de médio sobre seus cantos inferiores da fuselagem, AIM-9L / M Sidewinder ou AIM-120 AMRAAM mísseis em dois postes sob as asas, e um M61A1 20 milímetros interna metralhadora na raiz da asa direita. 
Baixo arrasto tanques conformais (CFTs) foram desenvolvidos para os modelos F-15C e D. Eles podem ser anexados para os lados do motor troncos de entrada de ar embaixo de cada asa e são concebidos para os mesmos fatores de carga e os limites de velocidade como a aeronave básica. [34] Eles degradam o desempenho aumentando o arrasto e não pode ser descartada em voo (ao contrário tanques externos convencionais). Cada tanque de combustível conformal pode conter 750 US galões(2.840 litros) de combustível. Estes tanques de aumentar o alcance e reduzir a necessidade de reabastecimento em vôo. Todas as estações externas para munições permanecem disponíveis com os tanques em uso. Além disso, o pardal ou AMRAAM mísseis podem ser anexados aos cantos dos tanques de combustível adaptados. [20] Os 57 FIS baseados em NAS Keflavik, na Islândia foi o único C-modelo esquadrão de usar CFTs em uma base regular, devido às suas operações estendidas sobre do Atlântico Norte. Com o encerramento dos 57 FIS, o F-15E é a única variante para levá-los em uma base rotineira. CFTs também foram vendidos para Israel e Arábia Saudita.



Radar e sistema de navegação
O F-15E será atualizado com a Raytheon APG-82 Matriz varredura eletrônica ativa (AESA) radar depois de 2007, eo primeiro radar teste foi entregue à Boeing em 2010. Ele combina o processador da APG-79 usado em o F/A-18E/F Super Hornet , com a antena do APG-63 (V) 3 AESA que está sendo montado na F-15C. A nova atualização do radar é fazer parte do Programa de Modernização do radar F-15E. O novo radar foi nomeado APG-63 (V) 4 até que recebeu a designação APG-82 em 2009. [22] O PGR também inclui uma redoma de banda larga (para permitir a AESA para operar em frequências mais de radar), e melhorias nos sistemas de guerra eletrônica e de controle ambiental. 
O pod de navegação contém um terreno de acompanhamento radar que permite ao piloto voar com segurança em uma altitude muito baixa seguinte sugestões apresentadas em um heads-up display. Este sistema pode também ser acoplado ao piloto automático da aeronave para fornecer "mãos" capacidade de seguimento de terreno. Além disso, a vagem contém um sistema infravermelho para frente à procura que se projeta sobre HUD do piloto, que é usado durante as operações de visibilidade noturna ou baixa. O AN/AAQ-13 Nav Pod está instalado sob a ingestão de direito do motor.
O pod alvo contém um designador laser e um sistema de rastreamento que marcar um inimigo para a destruição tão longe quanto 10 milhas (16 km). Uma vez rastreamento foi iniciado, visando a informação é automaticamente entregue ao infravermelho mísseis ar-superfície ou bombas guiadas a laser . O pod alvo é montado sob a admissão do motor esquerdo, configurações pode ser o Pod Alvo AN/AAQ-14, AN/AAQ-28 litening Pod alvo ou o AN/AAQ-33 Sniper Pod.

Variantes 
F-15A
De assento único para todos os climas versão lutador de superioridade aérea, construído em 1972-1979. 
F-15B
Versão de treinamento de dois lugares, construído em 1972-1979. 
F-15C
Melhoria de assento único para todos os climas versão de caça de superioridade aérea, construído 1979-1985.
F-15D
Dois assentos versão de treinamento, construído em 1979-1985. 
F-15J
Versão monoposto todo o tempo de superioridade aérea lutador para os Ar de Autodefesa Força Japão 139 construídos sob licença no Japão pela Mitsubishi 1981-1997.
F-15DJ
Dois lugares versão de treinamento para a Japan Air Self-Defense Force. Construídos sob licença no Japão pela Mitsubishi durante 1981-1997. 
F-15N Sea Eagle
A F-15N foi uma variante carrier-capaz proposto no início de 1970 à Marinha os EUA  Com pontas das asas dobráveis, trem de pouso reforçado e uma Tailhook mais forte para a operação a bordo. 
F-15SE Silent Eagle
F-15E proposta recente com uma assinatura radar reduzida.
F-15E
De dois lugares todo o tempo de ataque de longo alcance e aviões de ataque ao solo para a USAF. Um total de 236 foram construídos 1985-2001. 
F-15I 
Trata-se de um avião de ataque chão duplo assento alimentado por duas F100-PW-229 Pratt & Whitney motores, e baseia-se no F-15E.
F-15K 
A F-15K Slam de Águia é um derivado avançado do F-15E, operado pela Republic of Korea Air Force . Vários componentes principais eram terceirizados para diversas empresas coreanas como parte de um acordo de compensação , onde a Coréia era responsável por 40% da produção e 25% da montagem. Fuselagem e as asas são fornecidos pela Korea Aerospace Industries , [81] atuador de controle de vôo por Hanwha Corporação , eletrônico jammer e receptor de alerta radar por Samsung Thales , [83] Head-Up Display sistema de comunicação no ar, e radar por LIG nex1 , e motores por Samsung Techwin sob licença antes da montagem final na fábrica de St. Louis do Boeing.
F-15S 
Os F-15S é uma variante do F-15E fornecido à Força Aérea Real Saudita no meio-de-final de 1990. A Arábia Saudita já havia queria que o F-15F, uma proposta de Strike Eagle monoposto.  
F-15SG 
O F-15SG é uma variante do F-15E, atualmente ordenada pelo Republic of  Singapore Air Force (RSAF), após um período de avaliação de sete anos, envolvendo outros cinco aviões de caça em consideração. O F-15SG foi escolhido em 06 setembro de 2005 sobre o Dassault Rafale, a única aeronave remanescente ainda em disputa. 

Operadores 
Israel -Força Aérea Israelense opera 25 aeronaves F-15I "Ra'am" a partir de janeiro de 2011. 
Coréia do Sul - República da Coreia Força Aérea ordenou um combinado de 61 F-15K "Slam de Eagle" com um perdido em um acidente. Ela tem 45 F-15Ks em uso em Janeiro de 2011. 
Arábia Saudita - Força Aérea Real Saudita tem 69 F-15 Eagles em serviço a partir de janeiro de 2011. 
Cingapura - Republic of Singapore Air Force (RSAF) ordenou 24 caças F-15SG. [107] Ele tem 15 F-15SGs em uso em Janeiro de 2011. 
Estados Unidos - Força Aérea dos EUA tinha 221 F-15 em operação a partir de janeiro de 2011. 

Principais Características
Tripulação: 2
Comprimento: 63,8 pés (19,43 m)
Wingspan: 42,8 pés (13,05 m)
Altura: 18,5 pés (5,63 m)
Área da asa: 608 ft ² (56,5 m²)
Aerofólio: NACA 64A006.6 raiz NACA 64A203 ponta
Peso vazio: £ 31.700 (14,300 kg)
Max. peso de decolagem : £ 81.000 (36,700 kg)
Motopropulsor : 2 × Pratt & Whitney F100 afterburning -229 turbofans , 29.000 lbf (129 kN) cada
Atuação
Velocidade máxima: Mach 2.5 + (1650 + mph, 2655 + km / h)
Raio de combate: 790 km (1.150 milhas (max))
Faixa de Ferry: 2.400 km (2.100 milhas náuticas, 3,900 km), com tanque de combustível conformados e três tanques de combustível externos
Teto de serviço: 60.000 pés (18.200 m)
Taxa de subida: 50.000 + pés / min (254 + m / s)
Pressão / peso : 0,93

Armamento 
Armas: 1 × 20 mm (0.787 in) M61 Vulcan seis canos de canhão gatling , 510 rodadas de ambos os M-56 ou PGU-28 munições
Hardpoints: 2 torres, postes asa fuselagem, racks bomba em CFTs, com uma capacidade de 23.000 lb (10,400 kg) de combustível externo e munições
Mísseis: 
Mísseis ar-ar:
4 × AIM-7 Sparrow
4 × AIM-9 Sidewinder
8 × AIM-120 AMRAAM
Mísseis ar-superfície:
6 × AGM-65 Maverick
AGM-130
AGM-84 Harpoon
AGM-84K SLAM-ER
AGM-154 JSOW
AGM-158 JASSM
Bombas: 
B61 ou B83 bomba nuclear
Marcar 82 bomba
Marcar 84 bomba
CBU-87 efeitos combinados Munition
CBU-89 Gator
CBU-97 Sensor Arma Fuzed
CBU-103 CEM
CBU-104 Gator
CBU-105 SFW
CBU-107 Arma ataque passivo
GBU-10 Paveway II
GBU-12 Paveway II
GBU-15
GBU-24 Paveway III
GBU-27 Paveway III
GBU-28
GBU-31 JDAM
GBU-38 JDAM
GBU-39 de diâmetro pequeno bomba
GBU-51 Paveway II
GBU-54 Laser JDAM
Outros:
Até 3 × 600 galões (2.300 L ) externos tanques de gota para vôo de translado ou range / vadiagem tempo prolongado.

Avionics 
Radar:
Raytheon AN/APG-70
Segmentação vagens:
LANTIRN ou Lockheed Martin Sniper XR ou litening vagens segmentação
Contramedidas:
Northrop Grumman Electronic Systems AN/ALQ-131 contramedidas eletrônicas pod
Hazeltine AN/APX-76 ou Raytheon AN/APX-119 Identificar amigo / Foe (IFF) interrogador
Magnavox AN/ALQ-128 Guerra Eletrônica Aviso Set (EWWS) - parte do Sistema Tático de Guerra Eletrônica (TEWS) 
Loral AN/ALR-56 receptores de alerta radar (RWR) - Parte de TEWS
Northrop Grumman Electronic Systems ALQ-135 Sistema Interno de Contramedidas (ICS) - parte do TEWS
Marconi AN/ALE-45 Chaff / Flares sistema dispensador - parte TEWS




Imagens Wikipédia, Vídeo You Tube.

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