terça-feira, 11 de junho de 2013

KTO Rosomak - Veículo Blindado do Exército Polonês

O KTO Rosomak ("Wolverine") é um blindado muil-uso de oito rodas em serviço com o exército polonês. No início do século, autoridades polacas procuravam um veículo de baixo custo, multi-função para modernizar suas forças mecanizadas para campo de batalha. Em vez de se decidir por um projeto interno indígena, várias entradas de estrangeiros foram entretidos. O governo polonês liquidadas no Patria finlandês capaz e uma ordem de aquisição em massa de centenas de veículos seguiu em dezembro de 2002.O acordo inclui direitos de produção de licença para o veículo - designado como o Rosomak - a ser construído localmente e com mudanças necessárias para o Exército Polonês, fazendo da Polônia o primeiro operador estrangeiro do sistema Patria. 

Projeto
Veículos como o Patria / Rosomak marca a mudança de guerra blindada onde um único chassis blindado sobre rodas é a base de uma série de veículos. Isso cria um produto modular para que o operador possa atender às exigências específicas do campo de batalha com baixo custo.  O sistema recompensa seus proprietários, permitindo modificações no projeto básico na forma de diferentes arranjos de armamento, peças automotivas e geralmente robustos elementos de design. 

Design
O design externo e layout interno do KTO Rosomak é bastante convencional para os padrões modernos. O veículo ostenta oito grandes rodas com pneus para um lado. O casco apresenta excelente desembaraço fora do chão e é anfíbio em certa medida, impulsionado na água por um par de hélices. O arranjo de oito rodas é totalmente suspenso por capacidade máxima na estrada e off road. A placa glacis é bem inclinado, quase-horizontal e se encontra com o telhado em superestrutura plana. O casco dianteiro inferior encontra-se a placa de talude numa aresta achatada na parte da frente do veículo, este invólucro luzes de condução para a frente. Retangulares espelhos retrovisores são definidos nos cantos extremos do casco para a frente para o motorista e tripulação torre. Os lados da superestrutura são quase vertical. Se equipado com a base alimentado torreta (variantes variar na sua disposição de arma), a colocação de uma instalação de baixo perfil com desobstruída travessia e elevação limitada enquanto está a ser montada no centro do teto da superestrutura. A torre se encaixa um sistema automático cadeia arma ou outro armamento aplicável, bem como um banco de seis granadas de fumaça descarregadores para cobrir manobras tácticas. Há duas escotilhas blindados com blocos de visão sobre o telhado da torre.  

Equipe
A equipe de operação padrão consiste em três pessoas, incluindo o motorista, comandante e artilheiro. Até oito passageiros podem ser alojados em relativa segurança dentro do compartimento traseiro tropa-set. A entrada e saída para o compartimento de combate é tratado por uma porta rectangular na parte de trás do casco, montou pelo par de rodas traseiras mais. Um par de escotilhas telhado-montadas para os passageiros também são fornecidos. Não parece estar disparando portos ao longo dos lados da superestrutura para os ocupantes dentro. 

Propulsão
Poder para a série Rosomak é fornecido por um único DI 12 Scania Diesel sistema de motor a diesel. O motor fornecido o chassis com uma potência de 480 cavalos de potência (até 543 cv). Isso equivale a 60 milhas por hora velocidades de estrada e faixas operacionais aproximam 500 milhas. O Rosomak pesa cerca de £ 50.000 e ostenta um comprimento de corrida de 25 pés com uma altura de mais de 7 metros e largura de pouco mais de 9 pés. 

Armamento
O Rosomak existe em várias versões notáveis a este ponto. O veículo básico de combate de infantaria (IFV) é o KTO Rosomak e identificado por seu Melara revólver alimentado Hitfist-30P Oto. A torre de esportes a 30 milímetros ATK Mk 44 Bushmaster II série cadeia arma autocannon, bem como um UKM-2000C série geral metralhadora propósito 7,62 milímetros em uma instalação coaxial. O armamento 30 milímetros pode lidar com veículos blindados leves com alto explosivo (HE) e perfurante (AP) projéteis, bem como fortificações elementos inimigos habitacionais. A metralhadora 7,62 milímetros podem gerenciar concentrações infantaria inimiga, conforme necessário. 

Variantes
KTO Rosomak
Veículo de combate de infantaria variante com a Oto Melara Hitfist-30P arma torre armada com 30 milímetros ATK Mk 44 arma cadeiae 7,62 milímetros NATO UKM-2000C metralhadora . A torre tem avançado sistema de controle de fogo com vista térmico e Obrasistema de alerta de laser ligado a seis 81 milímetros 902A ZM Dezamet fumaça lançadores de granadas .
KTO Rosomak-M1M
KTO Rosomak-M1 com QinetiQ RPGnet
Veículo de combate de infantaria variante modificada para guerra no Afeganistão equipado com adicional de aço composto armadura , comunicações atualizados, cortadores de fio na frente do motorista e escotilha comandante, as câmeras de vídeo mostrando traseira e laterais do veículo em duas telas de LCD no compartimento da tropa, sistema que detecta Pilar a direcção de tiro. Por causa da armadura adicional esta variante não pode flutuar e não tem hélices de água. Esta variante foi posteriormente atualizado para o padrão conhecido como M1M. Mudança mais notável é a adição de QinetiQ RPGnet anti RPG net e novo "areia" camuflagem. Outras mudanças incluem a instalação de Duke anti sistema de IED e Blue Force Tracking System BMS (sistema de empréstimo do Exército dos EUA). Todos os mais velhos ("verde") Rosomaks em M1 padrão também recebeu Net RPG.
KTO Rosomak-M3
Blindado de transporte de pessoal variante modificada para a missão no Afeganistão equipado com equipamento de tarefa semelhante (incluindo armadura adicional) como variante M1. A principal diferença é que esta variante é equipada com OSS-D aberto torre com 40 milímetros Mk-19 lançador de granadas ou 12,7 milímetros NSW / WKM-B metralhadora pesada .
KTO Rosomak-MAE
(MAE para Woz Ewakuacji Medycznej -. Iluminado Veículo de Evacuação Médica) - veículo blindado ambulância com equipe de 3, capaz de transportar três soldados feridos em macas e outros quatro na posição sentada. A variante do MAE-M para o Afeganistão foi equipado com uma armadura adicional e RPGnet mesmo que na variante M1M.
KTO Rosomak-S
Armored variante de transporte de pessoal para duas equipes anti-tanque armados com Pico anti-tanque de míssil guiado .
KTO Rosomak-WD
(WD para Woz Dowodzenia -. Iluminado Command Vehicle) - veículo de comando para o comandante do batalhão. Veículo de demonstração preparada pela WB Electronics foi mostrado no final de 2008.
KTO Rosomak - Łowcza 
Air veículo de comando de defesa equipado com sistema de Łowcza. Semelhante a ZWD-10R Łowcza-3 .

Principais Características
País de Origem: Polônia 
Fabricante: WZM SA - Polônia 
Ano inicial do serviço: 2003 
Produção: 895
Foco Modelo: KTO Rosomak 
Tripulação: 3 + 8
Comprimento total: 25,26 pés (7.70m) 
Largura: 9,19 pés (2,80 m) 
Altura: 7,55 pés (2,30 m) 
Peso: 24,3 americanas toneladas curtas (22.000 kg; £ 48.502) 
Motopropulsor: 1 x Scania DI12 motor diesel desenvolver 480 cavalos de potência.
Velocidade máxima: 62 mph (100 km / h) 
Alcance máximo: 497 milhas (800 km)
NBC Proteção: Sim 
Nightvision: Sim
Armamento: 
Modelo básico VDI: 
1 x 30mm ATK Mk 44 Bushmaster II autocannon 
1 x 7,62 milímetros UKM-2000C metralhadora coaxial 
6 x Smoke Grenade Descarregadores 
Munição: 
6 x granadas de fumaça




Imagem Wikipédia, Vídeo You Tube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário