sábado, 1 de junho de 2013

JF 17 Thunder - Força Aérea do Paquistão


O JF-17 Trovão / FC-1 Xiaolong é um avião de combate multifunção que foi desenvolvido em conjunto pela Chengdu Aircraft Industry Corporation (CAC) da China e Aeronautical Complex (PAC) do Paquistão.
Trovão JF-17" pelo Paquistão é a abreviação de "Joint Fighter-17", enquanto que a designação de "FC-1 Xiaolong" por parte da China significa "lutador China-um feroz dragão.
A aeronave de médio porte é construído principalmente para atender as necessidades da Força Aérea do Paquistão (PAF), que irá adquirir cerca de 250 aviões JF-17 até 2015.
O vôo inaugural da JF-17 foi realizado em agosto de 2003 e entrou em serviço em março de 2007. A aeronave é designado como Joint Fighter-17 (JF-17) pelo Paquistão e como lutador (FC-1) pela China. O JF-17 / FC-1 ao preço de cerca de US$ 15 a 20 Milhões.
Os No.26 Esquadrão Spiders Preto é a primeira JF-17 Esquadrão do PAF, lançado em fevereiro de 2010. Foi lançada em 2010 e apresentado no Farnborough Air Show 2010.
Muitos países como Azerbaijão , Irã , Egito , Turquia e Venezuela manifestaram interesse na compra de caças JF-17 Trovão.

Fuselagem 
A fuselagem é de semi-monocoque estrutura, construída principalmente de ligas de alumínio. Aço de alta resistência e ligas de titânio são parcialmente adotada em algumas áreas críticas. A estrutura foi projetada para uma vida útil de 4.000 horas de voo, ou 25 anos, a primeira revisão sendo devida a 1.200 horas de vôo. Bloco 2 JF-17s incorporar maior utilização de materiais compósitos na fuselagem para reduzir o peso.

Campo de Batalha
Cabine
O JF-17 é equipado com uma cabine de vidro e um dossel especialmente concebidos. A cabine de pilotagem dispõe de três monitores multifuncionais (MFD), head-up display (HUD), arma de 32 bits e computador de gerenciamento da missão (WMMC) e um hands-on do acelerador.
Um painel de controle up-front (UFCP) está instalado entre a MFD e HUD.O HUD chinês é projetado e desenvolvido para superar o erro de nevoeiro, que freqüentemente ocorre em zonas úmidas, sub-tropical e tropical.
Um dossel acrílico cobre cabine da aeronave e fornece uma visão panorâmica clara.
Um regulador de pressão está localizada à esquerda do piloto. O piloto senta-se em um zero a zero assento ejeção
Da aeronave glass cockpit incorpora um sistema de instrumentos de vôo eletrônico (EFIS) e uma grande angular holográfico head-up display (HUD), que tem um campo total mínimo de visão de 25 graus. O EFIS é composta de três cores multi-função exibe (MFD) fornecendo informações básicas de vôo, informações táticas e informações sobre o motor, combustível, elétrica, hidráulica, controle de vôo e sistemas de controle de meio ambiente. O HUD e MFD pode ser configurado pelo piloto para mostrar alguma da informação disponível.

Capacete
Sabe-se que um capacete montado mira / visor (HMS / D) sistema será instalado no JF-17, embora o tipo exato ainda está para ser confirmada. A HMD chinês é indicado para ser disponível para instalação no lutador. [91] Desenvolvido por Luoyang Electro-Optics Centro de Tecnologia para o Desenvolvimento (também conhecido como o Instituto de Pesquisa 613a quando começou, em 1970), da AVIC , acompanha o movimento da cabeça do piloto e olhos para deixa os sistemas de orientação de mísseis em direção a qualquer meta que o piloto está olhando.

Avionics
O conjunto de aviônicos inclui sistema eletrônico de instrumentação de vôo (EFIS), sistema de controle de voo (FCS), da saúde e do sistema de uso de monitoramento (HUMS), equipamentos de teste automático, UHF / VHF rádios de comunicação, links de dados simpatico, sistema de navegação inercial (INS) e um transponder (IFF) de identificação amigo ou inimigo.

Poder Aéreo


Armamentos
O JF-17 / FC-1 está armado com GSH-23 canhão duplo 23 milímetros ou GSH-30 canhão duplo 30milimetros. A aeronave tem sete hardpoints dos quais quatro estão localizados sob as asas, um sob a fuselagem e dois montados nas pontas das asas. Um dia / noite designador a laser visando pod será integrado com aviônicos da aeronave e levado externamente em uma das hardpoints para guiar bombas guiadas a laser (LGB). Um hardpoint extra pode ser adicionada sob a entrada de ar de estibordo, em frente ao canhão, para a montagem dessas vagens Ele pode transportar até 3,700 kg de carga útil, de armas de ar-ar e armas ar-terra , bem como outros equipamentos, montado externamente nos sete hardpoints da aeronave.

Contramedidas
JF-A 17 / FC-1 está equipado com um sistema defensivo sida (DAS), que inclui um sistema de aviso de radar (SIT), a abordagem de mísseis e sistema de alerta (MAWS), um sistema de distribuição e uma contramedida auto proteção radar empastelamento vagem. Os RWS recolhe a direção e na proximidade da radares inimigos e transmite os dados para o piloto.
O MAWS compreende vários sensores óticos que detectam e exibibem os mísseis e foguetes que se aproximam da aeronave em DMF. Os flares e chaff incorporados no sistema de contramedida de distribuição impedem que mísseis do inimigo de rasteiem a aeronave, bloqueando o sistema de radar da aeronave inimiga.

Campo de Batalha Aérea


Radares
A inicial 42 JF-17 aeronaves sendo entregues a PAF são equipados com uma NRIET KLJ-7 radar. O KLJ-7 radar pode acompanhar dez alvos situados além do alcance visual (BVR) através do modo track-enquanto-scan.
Um Galileo Avionica Grifo S-7 pulso radar Doppler italiano vai substituir o KLJ-7 radar em JF-17 aeronaves da PAF. Este radar pode operar em 25 modos de trabalho para 200 horas continuamente. Olhe-down, shoot-down e terra-strike são outras capacidades.

Comunicação
Os sistemas de comunicação compreende duas VHF / UHF rádios, um deles com capacidade para a ligação de dados . O link de dados pode ser usado para troca de dados com os centros de controlo no solo, de alerta aéreo antecipado e controle de aviões e outras aeronaves de combate também equipados com ligações de dados compatíveis. A capacidade de ligação de dados com outros "nós", como aeronaves e estações terrestres permite JF-17 para tornar-se parte de uma rede, melhorar a consciência situacional do piloto e outras entidades da rede .

Trem de aterrissagem
Um tipo triciclo trem de pouso retrátil é equipado com o JF-17. A nosewheel dirigível está localizado sob o cockpit entre as entradas de ar, enquanto as duas rodas principais estão ligados na seção de fuselagem entre as asas. Também dispõe de travões hidráulicos que compreendem um sistema anti-derrapagem automatizado.



Propulsão
O JF-17 / FC-1 é alimentado por um único Klimov RD-93 motor turbofan.Cada motor pode produzir um máximo de empuxo seco 49.4kN e seu impulso pós-queimador é 84.4kN.
Um WS-13 motor turbofan avançado está sendo desenvolvido pela Liyang Aero Engine Corporation, Guizhou, para substituir o Klimov RD-93. Espera-se para produzir empuxo de 80-86,36 kN saída com uma vida útil de 2.200 horas.
O sistema de combustível, com tanques de combustível internos transportando 2,330 kg de combustível, está equipado para o FC-1. Estes tanques podem ser reabastecido através de um sistema de abastecimento de um único ponto-de-pressão. O sistema de combustível também é simpatico com reabastecimento Bordo (IFR). O JF-17 que está sendo produzido para o PAF serão equipados com sondas IFR. O JF-17 é alimentado por um único RD-93 Russo turbofan motor, que é uma variante da RD-33 usado no motor de Mig-29 lutador.. As vantagens de usar apenas um motor são de que tanto o tempo de manutenção e os custos são significativamente mais baixos do que os lutadores bimotores. Um rácio de impulso-para-peso de 0,99 pode ser alcançado, com tanques de combustível completos internos e sem carga externa. Suprimento de ar do motor é fornecida por duas entradas de ar bifurcados. No entanto, o RD-93 é conhecido por produzir trilhas de fumaça.

Desempenho JF-17
O JF-17 / FC-1 pode voar a uma velocidade máxima de 1.909 km por hora.A faixa e o teto da aeronave serviço são 2037 km e 15,240 m, respectivamente. Seu raio operacional é 1,352 km. A aeronave pesa cerca de 6411 kg e seu peso máximo de decolagem é 12,474 kg.

Variantes
JF-17 Bloco I – O pacote de aviônicos foi indicado para ser uma surpresa positiva para o PAF, realizando "melhor que o esperado", segundo a Air Commodore Junaid. [133]
JF-17 Block II - Solicitado pelo PAF em 2011 como uma variante com "recursos avançados". [133]
JF-17 do bloco III - O bloco III contará com aviônicos mais avançados e motor. Será uma variante de assento duplo. Indução está prevista para começar por volta de 2016.

Operadores
  Paquistão
Força Aérea do Paquistão - 42 (Em fevereiro de 2012 .), com adicional de 8 por encomenda, projetada eventual figura exigência de 250 [12]Primeiro esquadrão em serviço em fevereiro de 2010, segundo esquadrão a ser equipado em abril de 2011 .
  China
Exército Popular de Libertação da Força Aérea - 4 (Em fevereiro de 2012) sob avaliação. FC-1 relataram ter passado uma avaliação de projeto em dezembro de 2009.

Poder Bélico
Principais Características
Nomes JF-17 Trovão, FC-1 Xiaolong
Papel Aviões de combate multirole
Origem nacional China / Paquistão
Fabricante Chengdu Aircraft Industry Group, Pakistan Aeronautical Complex
Primeiro vôo 25 de agosto de 2003
Introdução 12 mar 2007
Estado Dois esquadrões operacionais com o Pakistan Air Force.as de 18 de Fevereiro de 2010
Usuário principal Força Aérea do Paquistão
Produzido:
Na China: junho de 2007-presente
No Paquistão: janeiro de 2008-presente
Tripulação: 1
Comprimento: 14,93 m (49 pés)
Envergadura: 9,45 m (31 pés, incluindo dois mísseis nas pontas das asas.)
Altura: 4,72 m (15 pés 6)
Área da asa: 24,4 m² [140] (263 ft ²)
Peso vazio: 6586 kg (£ 14.520)
Peso carregado: 9,100 kg (£ 20.062)
Carga útil: 3.000 kg (6600 lb)
Max. Peso de decolagem: 12.383 kg (£ 27.300)
Motopropulsor : 1 × Klimov RD-93 ou WS-13 turbofan (fase de testes)
Empuxo seco: 49,4 kN [20] / 51,2 kN (11.106 lbf / 11510 lbf)
Empuxo com pós-combustão : 84,5 kN (19.000 lbf)
G-limite: 8 g / -3 g
Capacidade Interna de combustível: 2300 kg (£ 5.130)
Atuação
Velocidade máxima: Mach 1.6
Raio de combate: 1,352 km (840 km)
Faixa de Ferry : 3,482 km (1,880 NM)
Teto de serviço: 16.920 m (55.500 pés)
Pressão / peso: 0,95

Armamento
As armas:
1 × 23 milímetros GSH-23-2 -duplo cano do canhão (pode ser substituído com 30 milímetros GSH-30-2 )
Hardpoints : sete no total (4 × sub-asa, 2 × ala-ponta, 1 × sub-fuselagem e das estações de pilão número 3, 4 e 5 são wet-prumo capaz), com capacidade de 3.629 kg (8.000 lb ) para o externo combustível e munições

Mísseis:
Mísseis ar-ar:
MAA-1 Piranha (Short-range)
AIM-9L / M (Short-range)
PL-5 E (curto alcance)
PL-9C (Short-range)
PL-12 / SD-10 ( além do alcance visual )
Mísseis ar-superfície:
MAR-1 ( míssil anti-radiação )
C-802 A ( mísseis anti-navio )
C-803 ( mísseis anti-navio )
Ra'ad ALCM ( Nuclear capaz de Stealth mísseis Cruise )

Bombas:
Bombas não-guiadas :
Mk-82 ( bomba de propósito geral )
Mk-84 ( bomba de propósito geral )
Matra Durandal ( anti-pista bomba )
CBU-100/Mk-20 Rockeye (anti-armadura bomba cluster)

Munições guiadas de precisão (PGM):
GBU-10 ( guiadas a laser )
GBU-12 ( guiadas a laser )
LT-2 ( guiadas a laser )
H-2 (guiado electro-opticamente)
H-4 (electro-opticamente guiada)
LS-6 [ desambiguação necessário ] ( guiadas por satélite deslizar bombas )
Bombas guiadas por satélite

Outros:
Contramedidas ( Flares , Chaff )
Até 3 externos tanques de queda (2 × sob as asas 1.100 litros (240 imp gal , 290 gal EUA ), 1 × sub-fuselagem de 800 litros (180 imp gal, 210 gal EUA)) para estendida gama / vadiagem tempo

Avionics
DEEC guerra eletrônica suíte
NRIET KLJ-7 multi-modo de radar de controle de fogo
Óculos de visão noturna (NVG) compatível glass cockpit
Helmet Mounted Sights / DISPLAY (HMS / D)
Externamente montado aviônicos vagens:
KG-300G autoproteção interferência radar pod
ADM-7 dias / noite visando pod




Imagens Wikipédia, Vídeo You Tube.

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