terça-feira, 13 de novembro de 2012

Embraer KC-390

O Embraer KC-390 é um projeto de aeronave para transporte tático/logístico e reabastecimento em voo que estabelece um novo padrão para o transporte militar médio. Desenvolvida para atender aos requisitos operacionais da Força Aérea Brasileira, que cogita usá-la em substituição ao C-130 Hércules.  A Embraer almeja alcançar com o projeto a posição de ser o virtual substituto para as demais Forças Aéreas de países que possuem em sua frota essa classe de cargueiro militar.
A indústria de aviação Checa AERO Vodochody como assinou um contrato com a empresa brasileira Embraer, em que a Embraer e a AERO tornam-se parceiros no desenvolvimento e na produção de um novo transporte militar multi-propósito as aeronaves KC-390.
Durante a LAAD, no Rio de Janeiro, foi anunciado que a empresa Aero Vodochody como assinou um contrato com a fabricante de aeronaves Embraer, com base dos parceiros da Embraer e AERO tornam-se no desenvolvimento e produção de um novo transporte militar multi-propósito de aeronaves KC-390 .
AERO vai participar no desenvolvimento e fabricação de ponta, desenvolvimento tecnológico e produção de todas as sete portas, rampas e da fuselagem traseira, o que significa a relação entre desenvolvimento e produção de grandes partes da aeronave.
As negociações sobre uma possível colaboração foi iniciado durante a visita do Presidente Vaclav Klaus, no Brasil, em novembro de 2009, e foi apoiado pelo Ministério da Indústria e Comércio e do Ministério da Defesa. O resultado da cooperação a nível do governo, a assinatura da Declaração de Intenções entre os Ministros da Defesa do Brasil em 13Setembro de 2010.

Desenvolvimento
O KC-390 é um projeto em desenvolvimento para a produção de um jato militar de transporte, anunciado na feira de materiais de defesa Latin America Aero & Defence (LAAD), no Rio de Janeiro no ano de 2007. Na edição de 2009 do mesmo evento foi anunciado formalmente seu programa de lançamento.[1]
Com turbinas a jato, utilizará a tecnologia fly-by-wire em sua aviônica. Terá capacidade para transportar 23,6 toneladas de carga, inclusive veículos. Será a aeronave mais pesada produzida pela Embraer.
Em outubro de 2008, o Congresso Brasileiro aprovou o uso de cerca de R$ 800milhões pela Embraer para o desenvolvimento da aeronave. Essa verba deve ser liberada pela FAB via aval do Executivo.
No início de março de 2009, o executivo brasileiro anunciou um investimento inicial entre R$ 50 e R$ 60 milhões. Esse montante deve representar cerca de 5% do custo de desenvolvimento . Enquanto a Embraer não fecha outras parcerias, a FAB vai preparando a proposta de compra de um lote inicial entre 22 e 30 unidades. O valor do que seria o primeiro contrato deve chegar a US$ 1,3 bilhão, em um mercado estimado pela Embraer de no mínimo US$ 20 bilhões.
Ainda em março de 2009 o Governo brasileiro, durante as turbulências da economia mundial, reiterou investimentos no projeto, a fim de garantir empregos na fabricante brasileira e dotar a Força Aérea Brasileira com o novo equipamento.

Missões
Transporte e lançamento de cargas e tropas
Reabastecimento em voo - caças, transporte ou (ISR) e no solo
Evacuação Aeromédica (UTI móvel, remoção de feridos)
Transporte de cargas paletizadas
Transporte de veículos leves e médios
Ajuda humanitária
Lançamento a baixa altura (LAPES - Low Altitude Parachute Extracting System)
Lançamento de cargas e paraquedistas em todas as altitudes
Operação em pistas não pavimentadas e curtas

Ficha técnica
Dimensões
Envergadura: 33,94 m
Comprimento: 33,43 m
Altura: 11,43 m

Pesos
Máximo de decolagem (MTOW): 58.500 kg (missões táticas); 65.000 kg (normal) e 72.000 kg (transporte logístico)
Carga útil máxima: 23.000 kg

Tripulação: 3 (1 piloto, 1 co-piloto e 1 engenheiro de voo) e 80 soldados equipados ou 64 paraquedistas

Desempenho
Velocidade máxima: Mach 0.8
Velocidade de cruzeiro: 850 km/h
Alcance (ISA +10°C; 72.000 kg TOW e reservas 185 km + 45 min): 6.204 km (cruzeiro de longo alcance com 19.000 kg de carga); 5.417 km (cruzeiro máximo com 19.000 kg de carga)
Transferência de combustível: 2.495 km (raio de missão REVO)
Teto de serviço: 10.973 m

Autonomia
Distância de decolagem: 1.100 m (missões táticas); 1.300 m (normal) e 1.630 m (transporte logístico)

Estrutura
Fator de carga: 3,0 g (missões táticas em pista semipreparada); 2,5 g (normal) e 2,25 g (transporte logístico)
Pressurização: 7,6 psi

Propulsão
Motor: 2 IAE V2500-E5 turbofans

Sistemas e equipamentos
RWR / chaff & flare (sistemas de autodefesa)
Sistema de reabastecimento em voo
Sistema HUD duplo
Iluminação da cabina compatível com sistemas de visão noturna
Sistema de cálculo preciso do ponto de lançamento de carga



Imagem Wikipédia, Vídeo Youtube.

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