sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Sukhoi Su-37

O Su-37 é um monoposto de combate aéreo e ataque ao solo, derivado do  Sukhoi Su-35 que por sua vez é uma derivação do SU-27. O Su-27 é um avião militar Soviético de quarta geração exportado à várias nações incluindo China. O primeiro teste do Su-37 aconteceu em Abril de 1996 no centro de vôo de Zhukovsky perto de Moscou.

Caracteristicas


O Su-37 possui o sistema de mira montada no capacete (HMS) podendo monitorar alvos à 45 graus do bico da aeronave e também o sistema de tiro além do campo visual (BVR - Beyond Visual Range), em outras palavras combinando-se o radar N012 do Su-37 e o  míssil MAA R-77 com alcance de até 175km, com o sistema de guiagem automática é possível derrubar um caça americano F-16 antes mesmo que este perceba a presença do Su-37 em seus radares.
Além disso, a combinação dos sistemas de ataque com a mira montada no capacete dão o piloto a possibilidade de ataque "off-boresight", ou seja, possibilitam que o piloto mire num alvo e o ataque sem que o caça esteja com o nariz apontado para ele.
O Su-37 também é equipado com o sistema vigilância radar traseiro  N012 com capacidade para detectar alvos de 3.2m a até 50km e caças inimigos a uma distância de até 100km à 60 graus para cima e para baixo, o que torna quase invulnerável aos ataques de surpresa.
A Su-37 tem uma variedade de equipamento inovador, tal como um radar de vigilância configurados para simultânea de espaço aéreo e a terra e um de alta precisão laser-inertial/satellite sistema de navegação. A qualquer tempo digital multi-modo de radar phased array opera nos modos de vigilância aérea e terrestre ou em ambos os modos simultaneamente. Modos de vigilância terrestres incluem mapeamento (com Doppler feixe de nitidez), busca e faixa de alvos móveis, radar de abertura sintética e evitar terreno. A Su-37 está também equipada com um radar voltada para trás na área stinger cauda da fuselagem.As características Su-37 fly-by-wire e instabilidade estática relaxada, que junto com vetorização de impulso 2D dar a agilidade tremenda aeronave.

Manobrabilidade
 

 A Su-37 de manobras surpreendentes incluído o "Super Cobra", demonstraram pela primeira vez. Neste movimento, a aeronave entra com uma velocidade de 400 kmh e é puxado através de um alfa de 135 graus, em seguida, recuperada para a. Vertical e mantido no lugar durante 4-6 segundos O nariz é então deixado cair para a posição horizontal, emergindo a 150 kmh, sem perda de altura. Outra usado da vetorização de impulso para virar o Su-37 para ele está de volta (a 180 graus completo), e depois para girá-lo de pé e continuar na direção oposta. A manobra mais impressionante foi a kulbit (salto mortal). Com uma velocidade de entrada de 350 kmh virado para a aeronave está para trás, de 180 graus, uma aleta de frente para a direcção oposta, invertida e praticamente estacionária. Após 'pausa', vetoração impulso completa a kulbit (a 360 graus cambalhota) com um nariz para baixo ângulo de 30 graus e uma velocidade de saída de 60 km / h.
A manobrabilidade é sem dúvida o item de maior destaque deste avião, equipado com controle de empuxo vetorado (TVC - Thrust Vecttoring Control), isto é, bocais de empuxo vetorizado tridimensional, ele é capaz de realizar manobras "impossíveis", dando a vantagem de possuir 10 vezes maior eficácia do que aviões sem o sistema TVC, e por causa disso ele é considerado um dos caças mais manobráveis do mundo.
 

Armamento

Ele pode carregar 8.000 kg de bombas e mísseis ar-ar e ar-terra em 12 pontos. O número de armas pode ser incrementado para 14 usando racks adicionais.
Canhão GSh-301 de 30mm

Armas Ar-Ar
  • R-37
  • R-73E
  • R-75
  • R-77
  • Ks-172
Armas Ar-Solo
  • Kh-26L/T
  • Kh-31A/P
  • Kh-59M
  • Kh-65
Mais bombas de queda livre e guiadas a laser.


Imagem Wikipédia, Vídeo Youtube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário