sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Submarino Classe Typhoon (Tipo 941).

O mais poderoso submarino da frota russa Typhoon é uma classe de submarinos da União Soviética e posteriormente da Rússia. Typhoon ( inglês:Tifão) é o nome dado pela NATO a uma classe de submarinos portadores de mísseis balísticos com ogivas nucleares (SSBN) da Marinha Soviética.

Características
Com um deslocamento de 48.000 toneladas, são os maiores submarinos já construídos no mundo. Dos seis submarinos da classe, apenas o primeiro submarino da série, o RFS Dmitri Donskoi (TK-208) permanece em atividade na Marinha Russa. O nome Akula(tubarão) é utilizado pela NATO para designar a classe de submarinos a que os soviéticos chamavam Projecto 971.
Foram construídos pelo estaleiro de Severdovinsk a estrutura do Typhoon, é reforçada com 5 camadas num esquema multi casco. Entre esses cascos foram colocados um material com características de absorção acústica tornando o Typhoon um dos submarinos mais silenciosos já construídos.
Ele foi construído para navegar em qualquer região do planeta, incluindo as áreas cobertas de gelo encontrado nas regiões ártico do pólo norte onde ele pode navegar quebrando o gelo, ou sob ele.
A profundidade máxima é de 400 metros, e sua velocidade, quando submerso, é de 50 km/h e 25 km/h, quando na superfície. Esses números são muito bons quando comparados com outros navios de sua categoria e são conseguidos usando 2 reatores nucleares refrigerados a água que produzem 190 MW e duas turbinas a vapor que produzem 50000 HP de potência que movem duas hélices com 7 pás. O Typhoon é equipado com 2 geradores a diesel de 800KW como propulsão reserva em caso de necessidade.
O Typhoon é equipado com um sonar de busca ativa e passiva montado no caso sob a sala de torpedos, além de um radar de busca de superfície que opera nas bandas I/J. Existe diversos sistema de radio no Typhoon que são usados para comunicação e para recepção de dados de alvos via satélite. Esses sistemas são capazes de receberem esses dados quando o Typhoon estiver em profundidade ou sob camadas de gelo em regiões árticas. O navio conta, ainda com sistema de contramedidas eletrônicas, alerta de radar e sistema de busca direcional.
O armamento é pesado, e é formado por 4 tubos de torpedos de 630 mm e 2 tubos de 533 mm. Esses tubos podem lançar, além de torpedos, minas.
O Typhoon é um SSBM (submarino estratégico lançador de mísseis), e transporta 20 mísseis RSM-52, também conhecidos como SS-N 20 Sturgeon, capaz de alcançar 8300 km de distancia e lançar 10 ogivas MIRV (veículos múltiplos de reentrada independentes do alvo) de 100 Kt (Kilotons) cada. Traduzindo em miúdos, um submarino Typhoon, sozinho, pode destruir 200 cidades! Sem a menor dúvida trata-se de uma das mais poderosas armas já construída, ao lado de seus similares americanos.
Os submarinos da classe Typhoon são importantes vetores de equilíbrio na balança estratégica mundial, diminuindo e hegemonia norte americana no mundo. Enquanto submarinos como o Typhoon navegarem pelos oceanos do planeta, não haverá uma só nação que possa se considerar imune ao poder de destruição destas embarcações.

FICHA TÉCNICA
Comprimento: 172 m
Largura: 23,3m
Deslocamento: 48000 toneladas (Submerso e totalmente carregado)
Velocidade máxima: 50 Km/h (submerso)
Profundidade: 400 m
Armamento: 4 Tubos para torpedos de 630 mm, 2 tubos para torpedos de 533 mm, 20 mísseis SS-N-20 Sturgeom SLBM (míssil balístico lançado de submarino)
Tripulação: 160                                                                                                                                                Propulsão: 2 reatores nucleares refrigerados a agua com190 MW, que produz 60 000 Hp de potencia. turbinas a vapor com 50000 HP de potência.





Imagem Campo de Batalha Naval, Vídeo Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário