sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Tornado - Avião britânico que atacou posições do EI no Iraque

Aviões britânicos atacam posições do EI no Iraque
Dois aviões dispararam mísseis contra uma caminhonete carregada de armamento e um veículo de transporte no oeste de Bagdá
AFP
Londres - Aviões da Real Força Aérea britânica (RAF) atacaram nesta quarta-feira pela segunda vez posições do grupo extremista Estado Islâmico (EI) no Iraque, informou hoje o Ministério da Defesa.
Dois aviões dispararam mísseis contra uma caminhonete carregada de armamento e um veículo de transporte no oeste de Bagdá, afirmou um porta-voz do Ministério de Defesa.
Os caças da RAF tinham atacado ontem pela primeira vez posições do EI, quatro dias depois do parlamento britânico aprovar os bombardeios aéreos contra os jihadistas do EI no Iraque.
As aeronaves da RAF dispararam quatro mísseis após identificar as atividades do EI e a 'análise inicial indica que os ataques foram realizados com sucesso', de acordo com o porta-voz.
O ministro da Defesa do Reino Unido, Michael Fallon, disse hoje a uma emissora de rádio local que as missões continuarão para apoiar as forças terrestres do exército iraquiano. 

Panavia Tornado da RAF
Tornado da Royal Air Force em voo 


O Panavia Tornado é um bi-motor supersônico desenvolvido  Panavia, um consórcio de três nações consistindo da britânica British Aerospace, MBB da Alemanha, e Alenia Aeronautica da Itália, Ele voou pela primeira vez em 14 de agosto de 1974 e foi introduzido em serviço em 1979-1980. Por ser multifunção, a aeronave é capaz de substituir vários tipos de aeronaves diferentes nas forças aéreas que a utilisam. A Força Aérea Real Saudita (RSAF) tornou-se a única operadora de exportação do Tornado, além das três nações parceiras originais.

O Panavia Tornado é produzido em três versões: Tornado IDS - versão de ataque à superfície;Tornado ADV - versão de intercepção e superioridade aérea e Tornado ECR - versão de reconhecimento e de combate electrónico. As asas do Tornado, tal como o f-14 "tomcat", movem-se no sentido da cauda do avião, reduzindo o atrito com o ar e aumentando sua velocidade; contudo, isso reduz sua capacidade de manobras, sendo utilizado fundamentalmente para atingir maior velocidade.

 Tornado da Raf mostra uma carga incluindo Paveway, Brimstone e Litening pod



A mais importante capacidade do Tornado, é a de sobrevivência e evasão a sistemas anti-aéreos, bem como a capacidade para efetuar bombardeamentos noturnos.
Ele também foi o primeiro avião de combate do mundo a incorporar sistemas de controle «Fly By Wire». A aeronave deverá permanecer em serviço pelo menos até 2025, isso seria mais de 50 anos depois do seu primeiro voo.
A capacidade - literalmente - para ver no escuro quando se usa FLIR e NVG permitirá o Tornado voar a altura seguinte terreno, em formação cerrada, sem luzes de navegação ou emissões de radar. É uma aeronave mais furtiva, com capacidade de penetração profunda secreta e sobreviver à missão. Agora é uma aeronave de ataque para todos os climas, um fator importante na Europa.

 Tornado com as asas fechadas

Asas móveis
O nível de varredura da asa , o ângulo da asa em relação à fuselagem, podem ser alterados em voo controlado pelo piloto. A asa variável pode adotar qualquer ângulo de varredura entre 25 graus e 67 graus, com uma faixa de velocidade correspondente para cada ângulo; alguns Tornado ADVS foram equipados com um sistema automático de asa-sweep para reduzir a carga de trabalho do piloto. Quando as asas são levadas de volta, a área exposta da asa é reduzida e também o arrasto é reduzido significativamente, o que é propício para a realização  de alta velocidade de voo.

Cockpit
A Tornado é tripulado por um piloto e um navegador oficial / armas ; tanto os controles eletromecânicos e eletro-ópticos controles são usados para pilotar a aeronave e gerenciar seus sistemas. Um conjunto de mostradores e interruptores são montados em cada lado e no centro um monitor CRT, controlando as de navegação, comunicações, computadores e armas.BAE Systems desenvolveu o Radar Mostrar Tornado Informações Avançadas do Sistema (TARDIS), um centímetro de 32,5 (12,8 in) display multi-função , para substituir Radar Combinado da cabina do piloto e Projetada Visualização do mapa; a RAF começou a instalar TARDIS na frota em 2004.

Aviônicos
A grande capacidades ofensivas e defensivas do Tornado inclui um novo sistema de Forward-Looking Infra Red (FLIR) e óculos de visão noturna (NVG), instalações de designação laser para permitir que o bombardeio de precisão que caracterizam os recentes conflitos, além de um defensivo Aids sub-sistema para proteger as aeronaves da Surface to Air Missiles e canhões anti-aéreos dirigidos por radar. Aviônicos par melhorar a navegação e desempenho de vôo, incluindo a instalação de um Sistema de Posicionamento Global. Além da gama existente de armamento, tais como bombas guiadas a laser e mísseis anti-radar. Tornado F3s estão sendo equipados com o novo Sistema de Informação de Distribuição Tactical conjunta. Operando em conjunto com a E-3D Sentry aeronave de alarme aéreo antecipado e demais combatentes aliados, o sistema dá uma imagem sem precedentes da batalha aérea, incluindo informações obtidas por outros sensores em outros lutadores ou aeronaves AEW.

Comando
Os controles de vôo primárias do Tornado são um fly-by-wire híbrido, composto por um análogo quádruplo Command and Stability Augmentation System (CSAS) conectado a um piloto automático e Flight Director sistema digital (AFDS), além de um nível de capacidade de reversão mecânica foi mantida para proteger contra falhas potenciais para aumentar a consciência piloto, sensação artificial foi construído nos controles de vôo, como a localização central vara ; por causa de asas variáveis da Tornado permitir que a aeronave alterar drasticamente seu envelope de vôo, as respostas artificiais ajustar automaticamente a asa alterações de perfil e outras alterações atitude de vôo. Como uma grande variedade de munições e lojas podem ser equipados, as mudanças resultantes a dinâmica de vôo da aeronave são rotineiramente compensada pelo sistema de estabilidade de vôo.

Tornado da Força Aérea Britânica lança foguetes 

Armamento 
Ao contrário de outras aeronaves de ataque, o Tornado é uma aeronave supersónica, com capacidade para transportar uma considerável quantidade de armas e efetuar ataques, beneficiando da configuração da sua asa de geometria variável.
Além de poder operar como um caça ele tem capacidade para transportar mais de 9 toneladas de bombas, o IDS tem mais capacidade de bombardeamento que o bombardeiro pesado B-29 da II guerra mundial.O Tornado é liberado para realizar a maioria das armas da NATO , incluindo vários não guiados e bombas guiadas a laser , anti-navio e mísseis anti-radiação, bem como armas especializadas, tais como as minas anti-pessoal e anti- pista. Para melhorar a capacidade de sobrevivência em combate, o Tornado é equipado com contramedidas a bordo, que vão desde o flare e chaff embalagens para as vagens de contramedidas eletrônicas que podem ser montadas sob as asas. Tanques de combustível sob as asas e uma loja de buddyreabastecimento aéreo sistema, que permite que um Tornado possa reabastecer outro estão disponíveis para estender o alcance da aeronave. Entre os novos armamentos que a Tornado foi adaptado para implantar são os avançados Pavewaye Joint Direct Attack Munition bombas e modernos mísseis de cruzeiro , como os de Touro e Storm Shadow mísseis; esses upgrades têm aumentado as capacidades do tornado e precisão de combate. As armas de precisão, como mísseis de cruzeiro têm substituído munições mais antigos, como bombas de fragmentação. O Tornado é capaz de entregar do ar armas nucleares, como as B61 bombas nucleares que são disponibilizados através da OTAN.

Propulsão
O Tornado é impulsionado por dois motores turbofans de pós combustão Turbo-Union RB199-34R Mk 1031, Proporcionando a aeronave uma velocidade máxima de 2400 km/h (Mach 2.21) a um teto máximo de 15240 m Para operar de forma eficiente em uma ampla gama de condições e velocidades de até Mach 2, o RB.199 e vários outros motores de fazer uso de rampas de admissão variável para controlar o fluxo de ar. O sistema hidráulico é pressurizado por sifão poder de ambas, ou ou motor operacional; o sistema hidráulico está completamente contido dentro da célula em vez de integrar com o motor para melhorar a segurança e facilidade de manutenção. No caso de motor duplo, ou duplo gerador, o fracasso, a Tornado tem uma bateria de uso único capaz de operar o combustível bomba e sistema hidráulico para até 13 minutos.
Pouso e Decolagem
Relativamente raro entre os aviões de combate, o Tornado está equipado com reversores para diminuir a distância necessária para pousar com segurança. Para implementar totalmente o reversor durante a aterrissagem, o amortecedor de guinada está ligado à direção da roda do nariz para proporcionar uma maior estabilidade.


Variantes
Tornado IDS
O Tornado IDS é uma variante anti-transporte. Um total de 26 foram convertidas,que se basearam na RAF Lossiemouth , Escócia, substituindo o Blackburn Buccaneer . Cada aeronave esta equipada para transportar até quatro Sea Eagle mísseis anti-navio. Inicialmente no IDS faltava a capacidade de radar para rastrear o transporte, em vez de confiar no candidato do míssil para aquisição de alvos, atualizações posteriores permitiram dados do alvo a ser alimentado a partir de aeronave para mísseis.

Tornado ECR
O ECR é uma variante dedicado a Supressão de defesas de ar inimigas (SEAD) missões. Ele foi entregue pela primeira vez em 21 de maio de 1990. O ECR tem sensores para detectar o uso de radar e está equipado com mísseis anti-radiação AGM-88 HARM.35 ECRs da Luftwaffe foram entregues novos, enquanto a Itália recebeu 16 convertido IDSs. Tornado ECR italiano diferem dos aviões da Luftwaffe, pois falta built-in capacidade de reconhecimento e usar pods de reconhecimento RecceLite, também só Luftwaffe ECR são equipados com motor RB199 Mk.105, que tem uma classificação de pressão um pouco maior.

Tornado ADV
O Tornado ADV é um variante de Defesa Aérea (ADV) usa as mesmas estruturas básicas, propulsão e sistemas como o IDS, mas inclui muito aviônicos e armas diferentes adaptadas às suas funções de combate. Desenvolvido para a RAF (designado Tornado F2 ou F3) e também operado pela Arábia Saudita e Itália. A ADV tinha agilidade inferior a lutadores como o McDonnell Douglas F-15 Eagle, mas não foi concebido como um lutador de cão, em vez disso, é um interceptor de longa resistência para combater a ameaça de caças e bombardeiros. Embora o ADV tem 80% partes comuns com a Tornado IDS, o ADV tem maior aceleração, melhores motores RB199 Mk.104, um corpo alongado, maior capacidade de combustível, o radar AI.24 Foxhunter, e mudanças de software. Ele tem apenas um canhão para acomodar uma retrátil sonda de reabastecimento em voo .


Utilizadores
Tornado está em serviço com a Britânica Royal Air Force, Força Aérea e Marinha Alemã, Força Aérea Italiana e Força Aérea Real Saudita.

Cokpit do piloto e navegador/armeiro

Principais Características 
País de origem  Itália /   Reino Unido /   Alemanha Ocidental
Fabricante Panavia Aircraft GmbH
Produção 1979-1998
Quantidade produzida 992 unidade(s)
Primeiro voo 14 de agosto de 1974
Entrada em serviço 1979
Missão Aeronave multi-missão / Caça-bombardeiro
Utilizadores: Britânica Royal Air Force,Força Aérea e Marinha Alemã, Força Aérea Italiana e Força Aérea Real Saudita.
Tripulação: 2

Descrição
Comprimento: 16,72 m (54 pés 10 pol)
Envergadura : 13,91 m, a 25 ° varredura asa, 8,60 m a 67 ° varredura da asa (45,6 pés / 28,2 pés)
Altura: 5,95 m (19,5 pés)
Área da asa: 26,6 m 2 (286 pés 2 )
Peso vazio : 13.890 kg (£ 31.620)
Max. peso de decolagem : 28.000 kg (£ 61.700)
Motopropulsor : 2 × Turbo-Union RB199 -34R Mk 103 pós-combustão turbofans
Empuxo seco: 43,8 kN (9850 lbf) cada
Thrust com pós-combustão : 76,8 kN (17.270 lbf) cada

Desempenho
Velocidade máxima : Mach 2.2 (2.400 km / h 1,490 mph) a 9.000 m / 30.000 pés de altitude; 800 knots, 1482 kmh, 921 mph velocidade indicada ao nível do mar
Alcance : 1,390 km (870 mi) de combate típico
Gama Ferry : 3,890 km (2.417 km) com quatro tanques de queda externas
Teto de serviço : 15.240 m (50.000 pés)
Taxa de subida : 76,7 m / s (15.100 pés / min)
Pressão / peso : 0,55

Armamento
Armas: 2 × 27 milímetros (1,06 in) Mauser BK-27 revólver de canhão internamente montado sob cada lado da fuselagem, cada um com 180 rodadas
Hardpoints : 4 × ligeiros + 3 × pesados sub-fuselagem e 4 × girando sob as asas estações do pilão segurando até 9000 kg (19.800 lb) de carga útil, os dois pilares da asa interior têm lançamento trilhos ombro para 2 × curto alcance AAM (SRAAM) cada
Mísseis:
Ar-ar mísseis :
AIM-9 Sidewinder ou AIM-132 ASRAAM para auto-defesa
Ar-superfície mísseis :
6 × AGM-65 Maverick , ou
12 × Brimstone míssil ; ou
2 × Storm Shadow míssil de cruzeiro
Mísseis anti-radiação :
9 × míssil ALARME
Bombas:
5 × 500 £ Paveway IV ; ou
3 × £ 1.000 (UK Mk 20) Paveway II / Enhanced Paveway II ; ou
2 × 2000 £ Paveway III (GBU-24) / Enhanced Paveway III (EGBU-24) ; ou
Caça Engenharia BL755 bombas de fragmentação ; ou
Até 2 × JP233 ou MW-1 munições dispensers (para operações de pista crateras)
Até 4 × B61 ou WE.177 armas nucleares táticas
Outros :
Até 4 × tanques de queda para a balsa vôo / / intervalo de tempo de demora prolongada

Avionics
RAPTOR reconhecimento aéreo pod
RAFAEL LITENING visando pod ; ou
TIALD designador laser pod
BAE Systems sombra eletrônico pod contramedida




Imagens Wikipédia, Vídeo YouTube.

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