RT Notícias Postado: 03 de outubro de 2014.
A esquerda um míssil C-802A |
Designado pelo NATO CSS-N-8 "Nudge" , o C-802 (ou YJ-82 ) é a versão de exportação do míssil anti-navio chinês C-801 (YJ-8) . Revelado pela primeira vez em 1989 , foi projetado pela China Haiying Academia de Tecnologia Eletro-Mecânica (CHETA), também conhecido como o "três eacademia " . Ele pode ser derivado de uma variedade de plataformas, tais como o ar, ou a superfície de terra. Os submarinos também são capazes de usá-lo.
O ataque terrestre Ying-Ji-802 e anti-navio de cruzeiro mísseis [designação saccade Ocidental], é uma versão melhorada do C-801, que emprega um pequeno propulsor turbo no lugar do motor de foguete sólido original. O peso do subsônico (0,9 Mach) Yingji-802 é reduzido de 815 kg para 715 kg, mas seu alcance é aumentado de 42 km para 120 km. Os 165 kg. (£ 363) ogiva é tão poderoso como a versão anterior.Desde o míssil tem um pequeno reflectividade ao radar e é apenas cerca de 5-7 metros acima da superfície do mar quando ele ataca o alvo, e desde o seu equipamento de orientação tem capacidade anti-jamming forte, navios-alvo têm uma muito baixa taxa de sucesso em interceptar o míssil . A probabilidade de sucesso da Yingji-802 é estimada para ser tão elevada como 98 por cento. O Yingji-802 pode ser lançado de aviões, navios, submarinos e veículos terrestres, e é considerado, juntamente com os EUA "Harpoon", como entre os melhores mísseis anti-navio do mundo dos nossos dias.
O corpo de mísseis é bom, e tem um ovóide nariz. Ele é equipado com quatro asas delta sobre as superfícies frontais dos quatro controle e quatro menores grandes aletas estabilizadoras. As asas da cauda estão ligados ao pó acelerador do míssil e será perdido quando se irá separar do resto da fuselagem. A admissão de ar do motor principal está localizada no meio da fuselagem entre as asas permitem. Os guarda-lamas dianteiros e traseiros são dobrados quando o míssil está em seu tubo de lançamento.Quando o míssil é disparado, o acelerador em pó ( de reforço ) do míssil acelera para uma velocidade de Mach 0,9 em poucos segundos. Uma vez que é completamente consumida, ela se separa do corpo de míssil e o motor a jato assume. Controlado pelo seu sistema depiloto automático em IMU e seu rádio altímetro , o míssil voa a uma velocidade de cruzeiro de Mach 0.9 e reduz a sua altitude para um valor entre 10 e 20 m da superfície, dependendo do estado do mar.
Ao entrar na fase terminal de voo, o míssil ativa e muda para o seu radar ativo para encontrar seu alvo. Assim que chegou a poucos quilômetros dela, altitude cai para apenas 3 a 5 m da superfície da água, um valor próximo do míssil francês Exocet . Esta altitude é também um pouco menor do que 5 a 7 m , podendo atingir o C-801. Pode ser que tentar manobrar o míssil durante a sua fase terminal do vôo, para se tornar um alvo muito difícil de se comprometer com os sistemas de defesa a bordo de navios a que se refere. Pouco antes do impacto, o míssil mergulha para chegar ao casco exatamente na linha de água, a fim de infligir o máximo dano. Na 6 ª Zhuhai Airshow, realizada no final de 2006 , o fabricante afirma que a capacidade de saltar ataque ( pop-up ) e foram estudados waypoints roubo.
Enquanto o fim da orientação de voo é fornecida pelo radar, orientação vôo de cruzeiro é fornecido por um sistema denavegação inercial . Durante esta fase, o míssil é também assistido por um radio altímetro , permitindo que voe muito perto da superfície da água, com grande precisão. O radar está terminalmente tipo monopulse e tem grande capacidade anti bloqueio. Sua ogiva, contendo 165 kg de alto explosivo semi-perfuração, usa a energia cinética do impacto em mísseis e explodir e penetrar no interior do casco do navio e provocado o máximo dano. Adicionado à muito baixa assinatura radar do míssil, todos esses recursos garantem a YJ-82 lidar mais eficientemente com os navios que YJ-8 / YJ-81. O fabricante diz que a probabilidade de impacto direto de um míssil é maior do que 98%.
Mudanças
A maioria das mudanças no C-802 não vem do governo chinês, mas os fabricantes e os próprios varejistas. A maioria destas mudanças estão concentradas no sistema de orientação do míssil.
O altímetro radar pode, por exemplo, ser substituído por um altímetro a laser , que é muito menos provável de ser detectada por meios de vigilância electrónica. O sistema de laser pode ser instalado em qualquer do míssil família facilmente.
Uma das primeiras actualizações envolvidos incorporando um sistema de orientação de infravermelho , o que seria o dobro da capacidade de orientação do míssil semelhante ao do míssil taiwanesa Hsiung Feng II . Tecnologia de imagem e TV infravermelho Homing foram disponibilizados posteriormente. As imagens do sensor infravermelho é derivado de outros já existentes nos mísseis ar-ar chineses. Todos esses candidatos são intercambiáveis e isso pode ser feito diretamente em bases navais, sem necessariamente ter que voltar para a fábrica.
Porque requerentes de TV e de imageamento infravermelho são significativamente menores do que o radar montado originalmente fabricante aproveitou economia de espaço causado a oferecer uma gama bastante abrangente de combinações de sistemas de orientação: radar imageador IR + TV + imagem IR, IR dual-band (IR + IR de imagem) e de imagem TV + IR. Estes conjuntos de guia dupla também pode ser instalado diretamente sobre bases navais. A mídia chinesa diz o construtor teria ainda recebido qualquer ordem para um ou outro dos seus sistemas de guias combinadas, exceto a combinação radar + IR. Isto é devido a dificuldades financeiras.
Um link de dados associado com o radar ativo homing (ou sua combinação com orientação infravermelha) foi instalado no C-802, para oferecer-lhe a oportunidade de receber informações sobre o alvo durante o vôo . Esta alteração, que foi iniciado como um desenvolvimento e deveria ser padrão no sucessor do C-803 , acaba se tornando um recurso padrão em este míssil. O primeiro lançamento do novo C-802 foi realizada por uma aeronave anti submarino Harbin SH-5 equipado com radar Reino Unido . Pouco depois, outros testes foram realizados por uma aeronave de patrulha marítima Y-8X possui um radar Litton originais canadense .
Com base na ligação de dados associado com o candidato radar, uma nova versão compatível com todos os modelos candidatos também foi desenvolvido com sucesso, dando o míssil a uma melhor eficiência, permitindo ao operador visualizar imagens fotografadas capturada pela cabeça do míssil e que lhe permita selecionar com precisão alvos, mesmo em vôo. Da mesma forma, os pilotos ataque aviões americano A-10 Thunderbolt II usou as imagens fornecidas pelo buscador infravermelho imagens suas Mavericks para mirar seus alvos durante a Guerra do Golfo . Esta capacidade de segmentação em tempo real é um benefício enorme para o míssil, que pode se tornar uma arma ar-terra convencional clássico altamente eficaz, mesmo que este tipo de trabalho só pode trabalhar com homing a imagem. No entanto, não há nenhuma evidência de que o operador do tiro pode fazer um ataque em cheio com este sistema, por exemplo, permite que o míssil arpão americano.Esta nova ligação de dados, de perto derivado daquele que foi associado apenas com radar, é diferente do último que o programa faz com que funcione.
Para a versão demitido da aeronave, comboio lançamento universal também foi projetado para reduzir significativamente o tempo de instalação de mísseis em seus postes de transporte. Além disso, o novo sistema permitirá que praticamente qualquer dispositivo a partir do inventário chinês a ser armado com YJ-82K .
Para a versão lançada da superfície, a China desenvolveu um novo container-lançador, capaz de conter um C-801, C-802 ou anti submarinos de mísseis CY-1 . Este recipiente se tornou padrão.
O YJ-82 é utilizado pelos últimos combatentes da área chinês, incluindo destróieres, fragatas e navios mais antigos atualizados para ser capaz de usar o míssil. Sistemas de radares , transportado por via aérea transportados por aviões ou helicópteros também são usados para aumentar o alcance de detecção além do alcance visual.
Versão Air de YJ-82K caça-bombardeiro arma do JH-7 , o que pode levar quatro. O míssil também é usado em missões ar-terra para bombardear as portas.
C-802 lançadores
montados em uma fragata F-22P classe Zulfiquar da Marinha do
Paquistão
|
Plataformas de lançamento
Naval
Destróieres da classe Luhai (Type 051B)
Fragatas da classe Jiangwei e Jiangwei II
Classe fragata Alvand (Saam) (tipo de Vosper Mk.5) e Classe Moudge (mísseisNoor , fabricado pela Iran )
classe de barcos de mísseis Houdong (Type 021), também chamada de classeThondor (mísseis Noor , fabricado pela Iran )
Barcos de mísseis corredeiras de classe II-A Luta e Sina (mísseis Noor , fabricado pela Iran )
Fragatas da classe F-22P Zulfiquar
barcos de mísseis Classe II Jalalat
barcos de ataque da classe PNS Azmat
Digite 053 fragata H e I-053 H2 Jianghu
Aéreas
Xian H-6 (China)
Xian JH-7 (China)
JF-17 Trovão (Paquistão, C-802A)
Sukhoi Su-24 (Irã, variante no ar Noor )
F-4 Phantom II (Irã, variante no ar Noor )
Mil Mi-17 (Irã, variante no ar Noor )
Outros
lançadores móveis e semi-móveis baseados em terra.
Versões
YJ-82 ( C-802 ): versão básica
YJ-82K ( C-802K ) versão lançada a partir de aeronaves.
KD-88 ( Su Kong-88 ou C-802KD ) versão de ataque ao solo do YJ-81 equipar a força aérea chinesa , inaugurada em2006 . Seu alcance é de 180 a 200 km e tem uma ogiva de 165 kg . Ela é guiada por uma plataforma inercial para a travessia, recebe atualizações médio prazo, através do seu link de dados e concluir o ataque com um radar ativo. É tomado pelos bombardeiros Xian JH-7 e Xian H-6 . As atualizações incluem um guia de TV, um guia com GPS e outro porradar passivo 5 .
C-802A ( YJ-83 ) de mísseis anti-navio lançado de aviões, com um alcance de 180 km .
C-802AK ( YJ-83K ) de mísseis anti-navio lançado de aviões, com um alcance de 225 a 250 km .
C-802AKG : míssil anti-navio lançado de aviões, com um alcance de 225 a 250 km 6 .
YJ-83 ( C-803 ): Versão melhorada, variam entre 280 e 300 km , e até mais de 350 km quando disparado a partir do ar.Apresentado no show aéreo de Zhuhai em 2012 .
YJ-2 : semelhante ao KD-88, mas usa um guiado GPS .
YJ-85 ( C-805 ) variante de ataque ao solo da família YJ-8. Supõe-se ser guiado por GPS e TERCOM 7 , nota 1 .
Noor : Versão Iran .
CM-802AKG ( YJ-83KH ) míssil de cruzeiro terra ataque lançado a partir de uma distância segura, com um alcance de280 km .
Usuários
Argélia : Team 3 corvetas Jebel Chenoua da marinha argelina .
Bangladesh : a Marinha Bangladesh equipou a fragata BNS Osman e instalou outras plataformas atirando nas costas. Pode ser que equipa totalmente nova fragata BNS Somudro Alegria .
China : Marinha chinesa
Indonésia : Equipe barcos de ataque rápido FPB 57 da Marinha indonésia (classe do navio Albatros construído sob licença).
Irã : a Marinha iraniana seria dono de 60 cópias do YJ-82, instaladas em baterias ao longo da costa da ilha deQeshm 1 . Originalmente, 150 mísseis foram encomendados como uma conseqüência direta dos resultados da Guerra do Golfo , mas devido à pressão dos americanos, os embarques de mísseis chineses foram suspensas em 1996 , após a entrega do 60 º míssil 1 , 8 . Também é provável que a China exportou 15 barcos de patrulha equipados com estes mísseis para o Irã. O Irã tem uma versão deste míssil Nome da Equipe Noor .
Paquistão : 70 cópias estão nas mãos da Marinha do Paquistão e equipar as fragatas classe F-22P Zulfiquar 9 eJalalat II . A força aérea paquistanesa detém 50 cópias, que armam aviões de caça multifunção JF-17 Trovão .
Birmânia : a classe equipe fragatas Aung Zeya , a classe corvetas Anawratha lanchas e 55 séries da marinha birmanês
Tailândia : 16 cópias encomendadas, substituir o C-801 na fragatas tipo 053HT da marinha tailandesa 10 .
Hezbollah : usado durante o conflito israelo-libanês, em 2006, contra um navio israelense.
Síria : Marinha síria .
Principais Características
C-802 (YJ-82) (OTAN: CSS-N-8"Nudge" )
Função Míssil Anti-navio de longo alcance
Fabricante CHETA (China Haiying Eletromecânica Academia de Tecnologia
Implantação 1989
Especificações:
Motor motor de foguete de combustível sólido (aceleração); propulsor turbo (cruzeiro)
Massa de lançamento 715 kg
Comprimento 6392 m
Diâmetro 36 centímetros
Span Desdobrado: 1,22 m; dobrado antes das filmagens:0,72 m
Velocidade > Mach 0.9
Âmbito 120 km
Altitude: entre 5 e 7 m (cruzeiro); entre 3 e 5 m (terminal)
Carga 165 kg semi-perfurantes + HE forma responsável
Orientação navegação inercial (cruzeiro); radar ativo (terminal)
Precisão > 98%
Detonação impacto
Plataformas de lançamento aviões, navios, postos de trabalho em terra
Imagens Wikipédia, Vídeo YouTube.
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