quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Ratel 90 Veículo de Combate de Infantaria Sul-Africano

O Ratel 90 é um Veículo de Combate de Infantaria (VCI) da Defesa Nacional e dos batalhões da Força de Infantaria Mecanizada Sul-Africana. O Ratel foi desenvolvido pela Sandock-Austral (agora propriedade da terra Sistemas OMC , parte da BAE Systems ) e produzido em volume para o Exército Africano do Sul. O seu nome é derivado de um animal africano conhecido em inglês como Honey Badger. Ratel é um animal muito destemido e quase desprovido de medo.
O veículo 6x6 foi projetado para o ambiente Sul-Africano com a experiência de combate da Força Sul-Africano de Defesa . O Ratel 90 com suas metralhadoras e um canhão de 90 mm, tem muito mais poder de fogo do que a maioria dos veículos de combate de infantaria. O Ratel possui a bordo tanques de armazenamento de água potável, uma necessidade para as operações em áreas áridas, e um amplo raio operacional de 1000 km.
O Ratel 90 é um veículo de apoio de fogo incomum, pois pode levar um esquadrão de infantaria, mantendo uma arma revólver 90 milímetros. O Ratel 90 não costuma levar uma equipe completa, a fim de ter espaço para a uma quantidade maior de munição 90 milímetros. Com a tripulação de 3+6 de infantaria embarcado com comandante, motorista e artilheiro, o veículo é levemente blindado a fim de preservar a mobilidade, espaço de armas e alcance. O veículo está bem protegido contra balas e estilhaços de artilharia. o Ratel é muito mais propensos a ser enfrentado com fogo de pequenas armase minas, em ações de pequenas unidades ou emboscadas do que ocorrer em batalhas campais como os tanques de batalha principal.
O design do Ratel também dá muito mais atenção à proteção contra minas terrestres que a maioria dos veículos blindados de sua época, refletindo a experiência e as prioridades SADF. O fundo do casco é inclinado e reforçado, desviando a explosão da mina para os lados. O Ratel é capaz de operar com até duas rodas danificadas, que são muito mais fáceis de reparar substituir. O veículo também possui várias portas e escotilhas permitindo que a tripulação desembarque do veículo por muitas direções ao mesmo tempo.
O Ratel 90 está equipado com um motor diesel turbo que desenvolvolve 282 cv. O motor fica localizado na parte traseira, proporcionando ao veículo um desempenho de cross-country, bem satisfatório para o tipo de terreno que atua. Este veículo de combate de infantaria não é anfíbio.

 Variantes
Ratel 20 - Versão original, com canhão de 20 milímetros
Ratel 60 - grupo de 3, mais 7 infantaria,com morteiro de 60 milímetros
Ratel 81 - sem torre mas com morteiro de 81 milímetros
Ratel 90 - grupo de 3, mais 6 infantaria, com canhão de 90 milímetros
Ratel 120 -com morteiro de 120 milímetros
Ratel Command - tripulação de 9 homens, torre de dois lugares com um 12,7 mm metralhadora
Ratel EAOS - Sistema de Observação de Artilharia aprimorada
Manutenção Ratel - configuração como uma oficina móvel
Ratel ZT3 - nova torre anti-tanque, com um rack contendo três mísseis anti-tanque prontos para           o lançamento e mísseis adicionais armazenados dentro do casco
Ratel logística - 8x8 veículo logística. Apenas 2 protótipos foram construídos

Principais Características 
Tipo Veículo de Combate de Infantaria
Local de origem  África do Sul
Especificações
Peso 19 t (41 900 lb)
Comprimento 7,21 m (7 200 mm)
Largura 2,7 m (2 700 mm)
Altura 2,395 m (2 400 mm)
Tripulação 3 + 6
Blindagem do veículo 20 mm (0,79 in)
Armamento
Primário Um Canhão GT2 semi-automático de 90 mm (3,5 in)
Secundário Uma Metralhadora cal. 7,62 mm (0,300 in), uma metralhadora anti-aérea de 7,62 mm (0,300 in) e dois lançadores de granadas de fumaça
Motor ADE 407 TI turbocharger a diesel
315 hp (230 kW)
Peso/potência 15.24 hp/ton
Suspensão 6x6
Alcance operacional 1 000 km (620 mi)
Velocidade 105Km/h (estrada) e 30Km/h (terra)




Imagens Warwheeles.net, Vídeo YouTube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário