sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Austrália enviará militares e aviões ao Oriente Médio para combater EI

O primeiro-ministro da Austrália, Tony Abbott, anunciou neste domingo (14) o envio nos próximos dias de um contingente de 600 militares e aviões ao Oriente Médio para assessorar na luta contra o Estado Islâmico (EI) no Iraque.
"O governo decidiu preparar e desdobrar uma força militar nos Emirados Árabes Unidos", afirmou o premiê aos jornalistas em Darwin, cidade do norte da Austrália, segundo a emissora local "ABC".
O governante disse que a decisão se a tropa entrará em combate ainda não foi tomada.
Abbott detalhou que primeiro viajará para Abu Dhabi um contingente de 200 militares, incluindo membros de elite, que "podem atuar como assessores militares das Forças Armadas iraquianas ou dos peshmerga (as forças curdas)".
Seguirá um segundo grupo de 400 membros da Força Aérea australiana e pelo menos oito aviões Hornets, além de aviões de abastecimento e logística.
O primeiro-ministro da Austrália detalhou que "é uma operação essencialmente humanitária para proteger milhões de pessoas no Iraque da fúria assassina do Estado Islâmico".
Da EFE

Conheça os aviões Hornets
F/A-18E/F Super Hornet


O Boeing F/A-18EF Super Hornet é uma aeronave supersônica de interceptação aérea e de ataque ao solo. O F/A-18E e F/A-18F são maiores e mais avançados que seu antecessor o F/A-18 Hornet, com uma fuselagem maior que possibilita carregar mais combustível e motores mais potentes. O Super Hornet é uma aeronave multifunção que incorpora abordagem equilibrada de sobrevivência em combate, combinando célula durável com furtividade otimizada, sensores de precisão e longo alcance, contramedidas integradas e armamentos que garantem níveis ideais de eficácia de missão e sobrevivência.
Construído pela equipe industrial da Boeing, Northrop Grumman, GE Aviation e Raytheon, o Super Hornet oferece ao combatente o que há de mais moderno hoje em termos de capacidade para múltiplas missões e crescimento para várias décadas à frente em missões, funções e tecnologia.
O Super Hornet entrou em serviço nos Estados Unidos em 1999. Em 2006 substituíram os F-14 Tomcat para superioridade aérea e defesa da frota, e também substituindo os A-6 Intruder e EA-6 Prowler de guerra eletrônica.
Em 2007, a Força Aérea Real Australiana comprou 24 Super Hornets para substituição dos antigos F-111.

O Boeing F/A-18EF Super Hornet  executa uma gama de missões táticas:
Superioridade aérea
Precisão diurna/noturna, longo alcance, em qualquer tempo
Ataque terrestre/marítimo
Anti-pirataria
Escolta
Apoio aéreo aproximado
Supressão/destruição da defesa aérea inimiga
Reconhecimento
ISR não tradicional
Controle aéreo avançado/tático
Reabastecimento em vôo


Elevada capacidade de deslocamento e apoio
Agilidade e manobrabilidade extremas dão à aeronave a excepcional capacidade para dominar engajamentos de combate a qualquer distância. Longo alcance e elevada autonomia com cargas de armas variadas dão ao Super Hornet persistente alcance letal e projeção de poder sobre o campo de batalha.
Alta confiabilidade e manutenção fácil são parâmetros de referência no Super Hornet, resultando em índices de disponibilidade para missão durante operações de combate na ordem de 85% a 90%, bem como vida útil de 9.500 horas de vôo sem recorrer serviços periódicos de revisão/recuperação prolongados e de alto custo.
O Super Hornet foi projetado para estar plenamente operacional em ambientes austeros com o mínimo de apoio; escada interna, auto-partida, sistemas elétrico, hidráulico, pneumático e ambiental auto-suficientes com capacidade de manutenção fora de sede, e manuais eletrônicos de manutenção.
Os extensos recursos do sistema de navegação, célula e trem de pouso robustos – combinado com baixas velocidades de aproximação e gancho de parada – permitem operações seguras em aeródromos austeros sob quaisquer condições meteorológicas onde outras aeronaves não poderiam operar com segurança.

Propulsão
Os dois motores General Electric F414-GE-400 propulsionam o Super Hornet, produzindo juntos 44.000 libras de impulsão. Um maior fluxo de ar para o motor é fornecido pelas entradas de ar ampliadas, de formato distinto do Super Hornet. Um sistema FADEC de controle digital possibilita resposta ilimitada do motor, em qualquer fase do voo.

Capacidade "Tanker"
O Super Hornet pode realizar os trabalhos de reabastecimento em vôo em benefício de qualquer aeronave dotada de sistema “lança” e “cesta” (probe and drogue). O Super Hornet pode ser equipado com um sistema de reabastecimento aéreo (buddy-buddy system), sendo o grande diferencial para realização de algumas missões. Por exemplo, em uma missão na qual seja necessário apoio de logística, um designado super hornet do esquadrão, poderia ser carregado com uma grande quantidade de combustível(comprometendo assim sua performance devido grande quantidade de peso), mas este, serviria apenas como avião de reabastecimento aéreo para seus companheiros. O esquadrão poderia realizar missões de longo alcance e poderia voltar para a base graças a este sistema.

Inspeção de um míssil Ar-Ar AIM-7 Sparrow.

Armamento
Com um total de 11 estações de armas, o Super Hornet dá aos combatentes uma flexibilidade de carga extraordinária, transportando uma carga mista de artilharia ar-ar e ar-terra. Um típico loadout básico para uma missão de ataque auto-escolta começa com um avançado míssil com sensor infravermelho, um AIM-120 AMRAAM, dois mísseis AIM-9 Sidewinder, um canhão de 20 milímetros e um tanque de combustível externo. Isso deixa disponíveis seis estações de armas sob a asa para carregar uma variedade de armas e outros aprovisionamentos.

Furtividade
A capacidade de sobrevivência é uma característica importante no projeto do Super Hornet. A Marinha Americana resolveu adotar uma abordagem equilibrada no quesito furtividade, não adotando um design totalmente stealth, mas em vez disso, seu design incorpora características stealth, capacidade de guerra eletrônica avançada, reduzida vulnerabilidade balísticas, o emprego de armas stand-off, e o uso de táticas inovadoras.

Radar
A seção reta radar do F/A-18E/F foi reduzida consideravelmente em alguns aspectos, principalmente a parte frontal e traseira, através do redesenho das entradas de ar do motor e do emprego de materiais que espalham a radiação para os lados.
O AESA APG-79 é o radar multi-modo mais avançado em operação no mundo. Ele permite o emprego de armas de precisão a grandes distâncias em quaisquer condições meteorológicas. Ágil e altamente confiável, o APG-79 possibilita operações simultâneas nas arenas de combate ar-ar, ar-terra e ar-mar, orientando armas até alvos dispersos com espaçamento de alcance, azimute e elevação.

Variantes
F/A-18E Super Hornet: Variante monoposto
F/A-18F Super Hornet: Variante biposto
EA-18G Growler: Versão do F/A-18F Super Hornet para função de guerra eletrônica, que substituirão o EA-6B Prowlernum futuro próximo.

Operadores
 Austrália
 Estados Unidos

Sistema buddy-buddy em ação.

Principais Características
País de origem   Estados Unidos
Fabricante Boeing Defense, Space & Security, McDonnell Douglas1
Produção 1995-presente
Quantidade produzida 500 unidades
Custo unitário US$ 60.9 milhões (2014)
Desenvolvido de F/A-18 Hornet
Primeiro voo 29 de novembro de 1995 (18 anos)
Entrada em serviço 1999
Missão Caça multipropósito embarcado
Tripulação F/A-18E: 1 ;F/A-18F: 2
Carga 8 050 kg (17 700 lb) de carga externa
Dimensões
Comprimento 18,311 m
Envergadura 13,62 m
Altura 4,88 m
Área (asas) 46,5 m²
Peso
Tara 14552 kg
Peso total 21320 kg
Peso bruto máximo 29937 kg
Propulsão
Motores 2x turbofans General Electric F414-GE-400, empuxo seco de 13 000 lbf (5 900 kgf) (62.3 kN), empuxo com pós combustão 22 000 lbf (9 980 kgf) (97.9 kN)
Performance
Velocidade máxima 1915 km/h (Mach 1.8)
Alcance bélico 722 km
Alcance 3330 km
Tecto máximo +15000 m
Relação de subida 228 m/s
Armamento
Canhão
Um canhão de 20mm M61 Vulcan, com 578 projéteis
Misseis Ar-Ar
4× AIM-9 Sidewinder ou 4× AIM-132 ASRAAM ou 4× AIM-120 AMRAAM1
2× AIM-7 Sparrow ou(adicionalmente) 2× AIM-120 AMRAAM
Misseis Ar-Terra
AGM-65 Maverick
AGM-88 HARM
AGM-154
Misseis Anti-Navio
AGM-84 Harpoon
Bombas
JDAM
Mk 80
CBU-87 Cluster
CBU-89
CBU-97
Mk 20 Rockeye II




Imagens Wikipédia, Vídeo YouTube.


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