sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

O Cessna A-37 Dragonfly “libélula” - Força Aérea de El Salvador

O anúncio feito por El Salvador de que vai comprar do Chile 10 aviões de combate A-37 usados, provocou a reação imediata do governo de Honduras. O governo de Tegucigalpa advertiu que a compra responde à “pretensão” salvadorenha de estabelecer “uma paz armada” com um “hipotético cenário bélico” na zona pelo litígio territorial entre Tegucigalpa e São Salvador em torno da diminuta ilha de Conejo. A ilhota, de 0,5 quilômetros quadrados, fica no golfo de Fonseca, no litoral do Pacífico.
A secretária hondurenha de Relações Exteriores, Mireya Agüero, declarou nesta quinta-feira à emissora HRN de Tegucigalpa que “de fato, nestes movimentos armamentistas existe a possibilidade de pretender criar um cenário bélico e hipotético no golfo”. Para ela, isto poderia “atrapalhar” a possibilidade de resolver a delimitação desta área.
Por El País em 08 de Novembro de 2013.


Conheça a aeronave A-37 Dragonfly 

O Cessna A-37 Dragonfly “libélula” ou Super Tweet é uma aeronaves de ataque leve desenvolvido a partir do avião de treinamento básico T-37 Tweet na década de 60 e 70. O A-37 foi introduzido durante a Guerra do Vietnã e permanece em serviço até hoje em alguns países.

O A-37A tinha um peso bruto de decolagem de 5.440 kg, dos quais 1.230 kg era de carga bélica. O A-37A foram retirados de serviço, para o uso do T-37B como avião de instrução operacional.
Em combate a aeronave transportava um piloto e um observador. Normalmente em missões de apoio próximo era utilizado apenas o piloto o que permitia um ligeiro aumento na carga bélica.

Algumas aeronaves ainda estão em serviço, no Chile 44 aviões foram retirados de serviço no fim de 2009 e dois foram enviados para um museu em Santiago, em 27 de maio de 2010, cerca de 13 aviões ainda estão em serviço na Colômbia, no Equador 4 aviões ainda estão operacionais, em El Salvador 9 estão operacionais, na Guatemala 2 estão em serviço, em Honduras 10 estão operacionais, no Peru 10 aviões estão operacionais, sendo que recentemente a Coréia do Sul doou 8 A-37Bs ao Peru, o Uruguai tem 10 ainda em serviço urrently in service.

Impulsionado por dois Motores turbojatos General Electric J85-GE-17A, com 2.850 libras de empuxo, cada, o A-37 alcança a velocidade máxima de 816 Km/h com uma autonomia de voo de 3 horas  
Em suas assa a aeronave possui 8 Hardpoints que de acordo com a missão específica pode incluir qualquer combinação dos seguintes elementos: metralhadoras, foguetes, bombas e tanques extra de combustível.


A-37 na FAB
Na década de 60 a FAB adquiriu diretamente da fábrica Cessna 40 unidades do A-37C que receberam as matrículas FAB 0870 a FAB 0909. As primeiras unidades começaram a chegar a cidade de Pirassununga SP em meados de 1967 para instrução de cadetes.
Em 1973 todos os A-37C foram concentrados na AFA (Academia da Força Aérea), onde permaneceram como treinador padrão até o ano de 1978.
A FAB colocou a venda as 40 aeronaves Cessna A-37C em 1981, a Força Aérea da Coreia do sul arrematou todo o lote. Todas as aeronaves foram entregues a partir de março de 1982.

Variantes 
Yat-37D
Dois ex-protótipos treinador T-37C convertidos para operações de contra-insurgência, com dois motores J-85-GE e seis torres sob as asas como protótipos para a série A-37, redesignada YA-37A.
YA-37A
Dois protótipos Yat-37D redesignada.
A-37A
(Cessna modelo 318D) T-37B reconstruído com dois J-85-GE-5 motores, um Minigun de 7,62 mm no nariz e oito Hardpoints nas assas, 39 conversões.
A-37B
(Cessna modelo 318E) a versão de produção com dois motores J-85-GE-17A, o fornecimento de reabastecimento em voo, maior capacidade de combustível e reforço da fuselagem, 577 construídos.
OA-37B
A OA-37B Dragonfly é um avião de observação armada desenvolvida durante a Guerra do Vietnã. A OA-37B Dragonfly substituiu o envelhecimento O-2A Skymaster no início de 1980. Continuou operações pelo menos até 1991

 Cessna A-37 Dragonfly Chileno com 7 tanques extra de combustível

Operadores 
Colômbia - Força Aérea da Colômbia recebeu 32 aeronaves - 13 estão atualmente em serviço.
Equador -Força Aérea do Equador recebeu 28 aeronaves - quatro ainda estão operacionais.
El Salvador - El Salvador Força Aérea recebeu 15 aeronaves - nove estão atualmente em serviço.
Guatemala - Força Aérea da Guatemala recebeu 13 aeronaves -. dois permanecem em serviço.
Honduras - Força Aérea de Honduras recebeu 17 aeronaves - 10 permanecem operacionais.
Peru - Força Aérea Peruana recebeu 53 aeronaves - apenas 10 permanecem operacionais.Peru adquiriu recentemente oito A-37Bs doados pela Coreia do Sul.
Uruguai - Uruguaio Força Aérea recebeu 14 aeronaves - 10 atualmente em serviço.
Chile - Força Aérea do Chile recebeu 44 aeronaves -. aposentado até o final de 2009, os dois últimos aviões em vôo foram levados de volta para Santiago-El Bosque AFB em 27 de maio de 2010. A Força Aérea de El Salvador está olhando para comprar 10 usado ex-chileno aeronaves A-37, em vez de comprar um novo construído Embraer EMB-314 Super Tucanos . Em novembro de 2013, o número de A-37 havia aumentado para 12.
República Dominicana - Dominicana Força Aérea recebeu oito aeronaves - todas as unidades tinham sido anulados ou destruídos em acidentes até março de 2001.
Coréia do Sul - Sul-coreano Força Aérea - Introduzido pela primeira vez em outubro de 1976, o A-37 foi substituído pelo T-50 Golden Eagle . Ele também atuou com o ROKAF Preto equipe acrobática Eagles , até que se aposentou após a Seul Air Show em 2007.
Vietnã do Sul - Vietnã Força Aérea recebeu 254 aeronaves.
Tailândia - Royal Thai Air Force recebeu 20 aeronaves.
Estados Unidos - Força Aérea dos EUA


Principais Características
A-37 Dragonfly
Origem Estados Unidos
Fabricante Cessna
Produzido 1963-1975
Desenvolvido a partir de Cessna T-37 Tweet
Primeiro vôo 1963 a partir de T-37 instrutor
Estado em Serviço
Tripulação: 2
Comprimento: 28 pés 3,4 in (8,62 m)
Largura : 35 pés 10.3 in (10,93 m (incluindo tanques de ponta))
Altura: 8 pés 10,3 cm (2,70 m)
Área da asa: 183,9 pés ² (17,09 m²)
Peso vazio : £ 6.211 (2,817 kg)
Max. peso de decolagem : £ 14.000 (6,350 kg)
Motopropulsor : 2 × General Electric J85 -GE-17A turbo , 2.850 lbf (12,7 kN) cada
Atuação
Velocidade máxima : 507 mph (440 kn, 816 km / h) a 16.000 pés
Velocidade de cruzeiro : 489 mph (425 kn, 787 km / h) a 25.000 pés
Faixa : 920 km (800 milhas náuticas, 1,480 km) [ carece de fontes? ]
Raio de combate : 460 km (400 milhas náuticas, 740 km), com £ 4.100 carga bélica
Teto de serviço : 41.765 pés (12.730 m)
Taxa de subida : 6.990 pés / min (35,5 m / s)
Armamento
Armas: 1 × 0,308 em (7,62 mm) GAU-2B / A minigun (montado no nariz)
Hardpoints : 8 sub-asa, com uma capacidade de 1,230 kg
Gun vagens: SUU-11 / A (1 × 7,62 milímetros M134 metralhadora), GPU-2 / A (1 × 20 milímetros M197 canhão), 30 milímetroscanhão DEFA
Rockets: quatro vagens, cada um com sete 70 mm/2.75 foguetes polegadas ( Mk 4/Mk 40 FFAR foguetes em uma LAU-32 / A , LAU-59, ou LAU-68 lançador) ou (Mc 66/WAFAR foguetes em uma LAU -131 launcher)
Mísseis: AIM-9 Sidewinder
Bombas: £ 500 (241 kg) Mk.82 (× 4 em vários racks de ejeção), SUU-14 dispenser bomblet
Outros: Napalm tanques, SUU-25 / A Dispenser Alargamento




Imagens Cavok, Vídeo Youtube.




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