domingo, 29 de dezembro de 2013

Fuzil AK-47 morre aos 94 anos o seu criador.

Mikhail Kalashnikov, inventor do rifle de assalto AK-47, morreu aos 94 anos, no dia 23/11/2013 informou o governo da República de Udmurtia na Rússia.
Ele vinha sofrendo de problemas no coração nos últimos anos e estava internado sob tratamento intensivo em Izhevsk, onde a fábrica que produz as lendárias armas fica localizada desde 17 de novembro. Kalashnikov nunca chegou a terminar o ensino médio, mas conseguiu sucesso criando uma das armas mais conhecidas do mundo quando ainda em seus 20 anos.
Conforme seus rifles, muitas vezes chamados pelo sobrenome do criador, se tornavam cada vez mais comuns nas mãos de terroristas e radicais, o inventor muitas vezes era forçado se defender da imprensa. Ele foi questionado diversas vezes sobre um possível arrependimento de ter criado o AK-47. “Eu o inventei para a proteção de nosso país. Não tenho nenhum arrependimento e não carrego nenhuma responsabilidade sobre como os políticos o utilizaram”, afirmou uma vez.
Kalashnikov Foi condecorado com a medalha de herói da federação russa em 2009, maior título honorário do país. Ele costumava dizer que sempre foi motivado por servir a seu país e que não obteve lucro direto com a produção dos rifles, que chegaram a 100 milhões em todo o mundo. A maior fonte de renda de Kalashnikov era uma vodca que leva seu nome.

Conheça o lendário fuzil AK-47
AK-47 com a coronha rebatida

O fuzil de assalto Kalashnikov, também conhecido no ocidente como o AK-47 (Avtomat Kalashnikova - 47, fuzil automático Kalashnikov, modelo de 1947) é um rifle de assalto em calibre 7,62 x 39 milímetros , desenvolvido pela primeira vez na União Soviética por Mikhail Kalashnikov .

O original AK-47 foi um dos primeiros rifles de assalto de segunda geração.  Mesmo depois de seis décadas, o modelo e suas variantes continuam a ser os fuzis de assalto mais amplamente utilizado e popular em todo o mundo por causa de sua durabilidade, baixo custo de produção, disponibilidade e facilidade de uso. Ele foi fabricado em muitos países e tem visto serviço com as forças armadas, bem como forças irregulares em todo o mundo. O AK-47 foi a base para o desenvolvimento de muitos outros tipos de armas de fogo individuais. Rifles tipo AK foram mais produzidos do que todos os outros rifles de assalto combinados.

O AK-47 funciona a gás, sobre o cano traz um cilindro dotado de pistão, quando a munição é disparada uma pequena quantidade de gás do cartucho é automaticamente desviada por um orifício, forçando o pistão para trás. Em função disto, o cão da arma afasta-se da culatra, preparando-a para um novo tiro e o mesmo movimento ejeta o cartucho vazio. Acionada uma alavanca que possibilita ao soldado optar pelo tiro automático, o AK-47 permanecerá carregando, atirando, ejetando e recarregando sem parar, enquanto o dedo pressionar o gatilho chegando a disparar 600 tiros por minuto.
O carregador do AK-47 é feito e aço com varias ranhuras com capacidade para 30 cartuchos, o desenho extremamente curvado estilo “banana” desse carregador é a marca registrada do AK-47. São também fabricados carregadores circulares que possuem maior capacidade com modelos que chagam a armazenar 110 cartuchos.

O AK-47 pode ser retirado em menos de um minuto e limpo rapidamente em quase qualquer condição climática. Mesmo se não for limpo, uma AK-47 é ainda mais provável para o fogo do que qualquer de seus rivais dado tratamento semelhante no campo de batalha. A sua robustez e confiabilidade são lendárias. O AK-47 foi inicialmente concebido para facilitar a operação e reparação pelos soldados soviéticos vestindo luvas em condições árticas. O grande pistão a gás, folgas generosas entre as peças móveis e design de caixa de cartucho cônico permite a arma para suportar grandes quantidades de matérias estranhas e incrustação sem deixar o ciclo. Esta confiabilidade vem em um pequeno custo de precisão, como as tolerâncias mais soltas não permitem precisão e consistência.

Todos os modelo atuais do fuzil AK-47 podem montar lançadores de granadas 40 milímetros, como o GP-25, GP-30 e GP-34 , que pode disparar até 20 tiros por minuto e tem um alcance efetivo de até 400 metros. Também têm uma visão de lançamento de granadas e gás de corte no bloco de gás, e são capazes de lançar granadas de fuzil.

Em todo o mundo, o AK e suas variantes estão entre as armas de pequeno porte mais comumente contrabandeados vendidos a governos, rebeldes, criminosos e civis, com pouca supervisão internacional. Em alguns países, os preços dos AKs são muito baixos, na Somália, Ruanda, Moçambique, Congo e Tanzânia os preços estão entre US$ 30 e US$ 125 por arma, e os preços têm caído nas últimas décadas, devido à falsificação em massa. A arma já apareceu em uma série de conflitos, incluindo confrontos nos Balcãs , Iraque, Afeganistão e Somália.


Operadores
 Afeganistão
 Albânia
 Argélia
 Angola
 Armênia
 Azerbaijão
 Bangladesh
 Belarus
 Benin
 Bósnia e Herzegovina
 Botswana
 Bulgária
 Burkina Faso
 Burundi
 Camboja
 Camarões
 Cabo Verde
 República Centro-Africano
 Chad
 Chile
 República Popular da China
 Comores
 República do Congo
 República Democrática do Congo
 Cuba
 Djibouti
 Egito
 Eritreia
 Etiópia
 Finlândia
 Gabão
 Gambia
 Geórgia
 Alemanha
 Gana
 Grécia
 Guiné
 Guiné Equatorial
 Guiné-Bissau
 Guiana
 Hungria
 Índia
 Irã
 Iraque
 Israel
 Costa do Marfim
 Cazaquistão
 Quênia
 Coreia do Norte
 Curdistão iraquiano
 Laos
 Lesotho
 Libéria
 Líbia
 Macedónia
 Madagascar
 Mali
 Malta
 Mauritânia
 México
 Moldova
 Mongólia
 Marrocos
 Moçambique
 Mianmar
 Namíbia
 Níger
 Nigéria
 Paquistão
 Palestina
 Peru [
 Filipinas
 Polónia
 Qatar
 Rodésia
 Roménia
 Rússia
 Ruanda
 República Árabe Saharaui Democrática
 São Tomé e Príncipe
 Senegal
 Sérvia
 Seychelles
 Serra Leoa
 Eslovénia
 Somália
 África do Sul
 União Soviética
 Sri Lanka
 Sudão
 Sudão do Sul
 Suriname
 Síria
 Tadjiquistão
 Tanzânia
 Togo
 Turquia
 Turcomenistão
 Uganda
 Ucrânia
 Emirados Árabes Unidos
 Uzbequistão
 Vietnã
 Iêmen
 Iugoslávia
 Zâmbia

Principais Características
AK-47
Tipo: Fuzil automático de assalto.
Lugar de origem União Soviética
Serviço história
Em serviço 1949-presente
História da produção
Estilista Mikhail Kalashnikov
Projetado 1946-1948
Fabricante Izhmash
Miras: Miras abertas com alça regulável e massa fixa.
Peso: 3,8 Kg (carregador vazio), 4,3 Kg (carregada)
Sistema de operação: Aproveitamento de gases e ferrolho rotativo.
Calibre: 7,62X39 mm
Comprimento Total: 87 cm (coronha fixa de madeira).
Comprimento do Cano: 16 polegadas.
Velocidade na Boca do Cano: 715 m/seg.
Cadência de tiro: 600 tiros por minuto.
40 rodadas / min semi-automático.
100 voltas / min totalmente automático.




Imagens Wikipédia, Vídeo YouTube.




Nenhum comentário:

Postar um comentário