quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Força-tarefa para retirada de armas químicas da Síria

Uma força-tarefa liderada pela Dinamarca se prepara no Chipre, para remover a primeira parte do mortífero arsenal químico sírio. A ação é prevista para acontecer antes do final de 2013.
Sob um acordo elaborado por EUA e Rússia, a Síria vai abrir mão do controle de toxinas mortais que podem ser usadas para produzir os gases sarin e VX, dentre outros agentes letais.
Dinamarca e Noruega usaram dois navios de carga e duas embarcações de guerra, sendo um tipo de navio de cada País, que na operação deverá transportar cerca de 500 toneladas de armas químicas do porto de Latakia.
Ainda segundo Ahmet Uzumcu dirigente da OPAQ  (Opaq) A Rússia fornecera  uma grande quantidade de veículos blindados, cisternas e outra aparelhagem logística para participar na retirada das armas químicas da Síria, informou dirigente da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ).

Conheça a fragata dinamarquesa L16 Absalon, que participará da operação.

O navio HDMS L16 Absolon pertence a Classe Absalon de fragatas da Marinha da Dinamarca. Esta classe é composta por duas unidades com a outra fragata HDMS Esbern Snare L17, construídas em 2004 pela empresa Odense Staalskibsværftd (OSS)
Com capacidade de deslocamento de até 6,300 toneladas, o navio é o maior e mais moderno da Marinha dinamarquesa. Com angar duplo em seu deck é capaz de acomodar dois EH-101 ou dois  Westland Lynx. Om uam área útil de 915 m² a parte inferior  de sua doca pode acomodar vários blindados, lanchas de assalto e forças especiais equipadas, que desembarcam por uma porta na popa tanto em terra como no mar mesmo com o navio em movimento,  por operar com ofício de inclosão que porde erguer até 1800 Kg.


Armamento
O navio possui  dois módulos para transportar oito Harpoon Block II mísseis superfície-superfície e três módulos para os mísseis mk6 superfície-ar de lançador vertical,  12 células para transportar 36 RIM-162 Evolved Sea Sparrow Raytheon Missiles (ESSM). O sistema de controle de fogo Ceros 200 oferece uma iluminação de homing radar. O navio é equipado com quatro radar Flexfire e rastreadores eletro-ópticos. O navio pode transportar até 300 minas e  esta armado com o Eurotorp MU 90 torpedo leve e um lançador de torpedo duplos em ambos os lados do convés de armas.
O navio tem dois sistemas de Close-In-armas (CIWS), a Oerlikon Contraves Millenium, sistema de 35 milímetros arma naval (GDM-008), uma para a frente da ponte e um no telhado do hangar. Millenium pode disparar 35mm Ahead Air Explosão Munition, em 1.000 tiros por minuto. Cada rodada contém 152 3.3G sub-projéteis, disparados a uma velocidade de 1.050 m / seg. Millenium é eficaz em mais de 3,5 quilômetros para aeronaves / helicópteros, dois quilômetros para mísseis guiados / mísseis de cruzeiro e 1,2 km para mísseis anti-radiação.
As 127 milímetros 62 MK45 fornece capacidade de apoio de fogo naval. A arma é capaz de disparar os de longo alcance munições guiadas recentemente desenvolvidas (ERGM) como o ER EX-171, que terá uma gama de mais de 100 km com uma precisão de menos de 20m.

Propulsão
O navio é equipados com dois motores diesel MTU 8000 em uma configuração diesel e diesel combinado.
Os motores possuem 8.31MW, o  sistema de energia inclui quatro motores auxiliares a diesel Caterpillar 3508B cada um com 920kW e Van Kaick DSG 74 geradores. Os espaços de máquinas são isolados para manter uma assinatura térmica baixa e a máquina está instalada em montagens elastoméricas de isolamento de vibração. Dois eixos dirigir hélices de passo controlável.
Propulsores de proa fornecer precisão de manobra para atracar.
O navio tem uma velocidade máxima sustentada de 23kt e carrega lojas e combustível para uma resistência missão de 28 dias. O intervalo máximo entre reabastecimentos é de 9.000 mn. O navio está equipado para reabastecimento no mar seja a bombordo ou estibordo.

Sensores
O navio tem um mk2 Thales Naval Holanda SMART-S 3D S-band de vigilância multi-feixe e e radar de designação, com um alcance de 250 km e até 70 ° de elevação, e um Saab Sistemas Ceros 200 mk3 radar de controle de fogo, operando em I a banda de J. O X-band radar Terma Scanter 2001 prevê a vigilância de superfície.
O navio está equipado com um sonar de casco montado Atlas Elektronik ASO 94-01.


Principais Características
Origem Marinha da Dinamarca
Nome: HDMS Absalon
Construtor: Odense Staalskibsværft
Colocado: Nov 2003
Lançado: 30 de janeiro de 2005
Encomendado: 2007
Homeport: Frederikshavn
Status: em serviço ativo
Classe e espécie: Classe Absalon navio de apoio flexível
Cilindrada: 6.300 toneladas
Comprimento: 137,6 m (451 pés 5)
Largura: 19,5 m (64 ft 0 in)
Projecto: 6.3 m (20 pés 8)
Propulsão: 2 × MTU 8000 M70 motores diesel; dois eixos de 22.300 BHP (16,4 MW)
Velocidade: 24 nós (44 km / h)
Faixa: 9.000 milhas náuticas (17.000 km) em 15 kn (28 km / h)
Barcos e desembarque
ofício realizado: 2 × SB90E LCP
2 × RHIBs
Tripulação: 169
Os sensores e sistemas de processamento:
Thales volume de SMART-S Mk2 3D pesquisa radar Terma Scanter 2100 superfície busca radar Atlas ASO 94 sonar 4 Saab Ceros 200 radares de controle de fogo ES-3701 Tactical Radar Medidas de Apoio Eletrônicas ( ESM )
Guerra eletrônica e chamarizes:
4 × 12 cano Terma DL-12T lançadores 130 milímetros chamariz
2 × 6-cano Terma DL-6T 130 milímetros chamariz lançadores Seagnat Mark 36 SRBOC
Armamento:
1 × 5 polegadas (127 mm) / 54 Mark 45 mod 4 arma
7 × 12,7 milímetros metralhadora pesada
3 × VLS com até 36 RIM-162 ESSM / RIM-7 Sea Sparrow (Mc 56/Mk 48 VLS)
8-16 × Harpoon Block II SSM
2 × Oerlikon Millennium 35 milímetros Naval Revolver sistemas de canhão CIWS
MU90 Impact torpedos ASW
4 × Stinger Point-defesa SAM
Aviões realizado: 2 × EH-101 ou 2 × Westland Lynx
Instalações de aviação: 2 x hangar no deck.





Imagens Naval e Campo de Batalha Naval, Vídeo YouTube. 

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