quinta-feira, 4 de julho de 2013

Akash - Míssil Superfície-ar Indiano

Akash é um míssil de médio alcance superfície-ar do sistema de defesa desenvolvido pela Organização de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa (DRDO), Ordnance Factories Board e Bharat Eletrônica (BEL) na Índia. O sistema de mísseis pode alvejar aviões de até 30 km de distância, em altitudes de até 18.000 m. A ogiva nuclear pode dar o míssil a capacidade de destruir tanto aviões como ogivas de mísseis balísticos. 
O míssil Akash pode ser lançado a partir de plataformas estáticas ou móveis, tais como tanques de guerra, fornecendo implantação flexível. O SAM pode lidar com multitarget e destruir alvos manobrando como veículos aéreos não tripulados (UAV) , aviões de combate, mísseis de cruzeiro e mísseis lançados de helicópteros.
Esta no em serviço operacional com o Exército e Força Aérea Indiana .
Uma bateria Akash compreende quatro radares 3D matriz e quatro lançadores de mísseis, com três cada, que são interligados. Cada bateria pode rastrear até 64 alvos e atacar até 12 deles. O míssil tem uma ogiva de 60 kg (130 lb) com poder explosivo, pré-fragmentado com um fusível de proximidade.O sistema Akash é totalmente móvel e capaz de proteger um comboio em movimento. A plataforma de lançamento foi integrado com os veículos de rodas e monitorados.  O sistema fornece cobertura de mísseis de defesa aérea para uma área de 2.000 km ². Ordens combinadas do exército indiano do Akash, incluindo sistemas de radar (WLR e Vigilância), têm um valor total de 5,2 bilhões dólares (  23.300 crore) e está sendo construído pela Research-estatal de Defesa da Índia e da Organização para o Desenvolvimento (DRDO).

Empreiteiros e parcerias com DRDO da Índia
A Pesquisa de Defesa e da Organização para o Desenvolvimento (DRDO) da Índia desenvolveu e integrou o Akash SAM, em parceria com empresas públicas e privadas. DRDFO laboratórios também foram envolvidos no desenvolvimento, incluindo: DRDL, R & DE (Engrs), CVRDE, HEMRL e ARDE. O Rajendra ou Nível de Bateria Radar-III foi desenvolvido por LRDE e fabricado no Bharat Electronics Limited (BEL).
Os empreiteiros para Akash produção sistema SAM são BEL por radar e sistemas de suporte eletrônico; Tata Power e Larsen & Toubro para os sistemas de lançadores; Bharat Dynamics Limited (LDB) para sistemas de mísseis. BDL também é o integrador de sistemas e agência nodal para Akash produção SAM para o exército.

Atuação
Akash é um míssil terra-ar com um alcance de interceptação de 30 km. Tem um peso de lançamento de 720 kg e um diâmetro de 35 cm e um comprimento de 5,78 metros. Akash voa em velocidade supersônica, atingindo em torno de Mach 2.5. Ele pode alcançar uma altitude de 18 km e pode ser demitido a partir de ambas as plataformas rastreados e rodas. Um sistema de orientação on-board juntamente com um sistema atuador faz o míssil manobrável até 15g de cargas. Um digitais detonador de proximidade é acoplado com um kg ogiva pré-fragmentado 55, enquanto a armação de segurança e um mecanismo de detonação permite uma sequência de detonação controlada. Um dispositivo de auto-destruição também está integrado. Ele é movido por um motor de foguete Ramjet. O uso de um ramjet sistema de propulsão permite velocidades sustentadas sem desaceleração ao longo de sua fuga. O míssil tem orientação de comando em toda a sua fuga. 

Designe
O design do míssil é um pouco semelhante ao do SA-6 com quatro condutas de entrada de tubo longo ramjet montado meio do corpo entre as asas. Para breu / controlo de guinada quatro asas que se deslocam cortada triangulares são montados no meio do corpo. Para o controle de rolo de quatro em linha cortada barbatanas delta com ailerons são montados antes da cauda. No entanto, o esquema interno mostra um layout diferente, com um computador de bordo digital, nenhum candidato Semi-ativo, propulsor diferente, diferentes atuadores e datalinks orientação de comando. O Akash carrega um fusível rádio proximidade onboard.

Sistema 
Cada bateria Akash é composto por quatro lançadores autopropulsados (3 Akash SAMs cada), um radar de nível da bateria - o Rajendra e um posto de comando (Centro de Controle de bateria). Duas baterias são implantados como um Squadron (Força Aérea), enquanto até quatro formam um grupo Akash (configuração do Exército). Em ambas as configurações, um Grupo de Centro de Controle de extras (GCC) é adicionado, que atua como o Command and Control HQ do Esquadrão ou Grupo. Baseado em uma única plataforma móvel, GCC estabelece ligações com centros de controlo de bateria e realiza operações de defesa aérea, em coordenação com a defesa aérea criada em uma zona de operações. De alerta precoce, o GCC conta com o Radar Aquisição Central . No entanto, as baterias individuais também podem ser implementados com o mais barato, 2-D BSR (bateria Radar de Vigilância), com uma gama de mais de 100 km.
Akash tem uma capacidade de funcionamento automatizado avançado. O CAR 3D inicia automaticamente alvos de rastreamento, a uma distância de cerca de 150 km fornecendo alerta precoce para o sistema e operadores. A informação da faixa alvo é transferido para GCC. GCC classifica automaticamente o alvo. BSR começa alvos de rastreamento em torno de uma faixa de 100 km. Esta informação é transferida para o GCC. O GCC realiza rastreamento multi-radar e realiza correlação pista e fusão de dados. Alvo informação da posição é enviado para o MAA, que utiliza esta informação para adquirir os alvos.
O BCC, que pode envolver um alvo (s) da lista selecionada no primeiro ponto de tempo é atribuído a meta em tempo real pelo GCC. A disponibilidade de mísseis e para a saúde dos mísseis também são levados em consideração durante o processo. Alvos frescos são atribuídos como e quando intercepta com metas atribuídas estão concluídas. Um único tiro matar probabilidade de 88% foi alcançada pelo sistema levando em consideração diversos parâmetros dos sensores, comando de orientação, as capacidades de mísseis e matar cálculos zona.
Há uma série de possibilidades para a implantação de sistema de armas Akash no modo autônomo e no modo de grupo para neutralizar os perfis ameaça com cenários engajamento multi-alvo definidos. No modo Grupo de nós pode ter um número de configurações para defender áreas vulneráveis, dependendo da natureza e padrão de ameaça esperada, as características da ameaça.Da mesma forma, várias baterias no modo autônomo pode ser implantado para defender áreas / pontos vulneráveis. Em uma formação de grupo, as quatro baterias pode ser implantado em várias formações geométricas, como adequada para a área vulnerável a ser protegidos ea extensão desejada para ser higienizados de ameaça aérea inimiga. Em um padrão de implantação de caixa, um grupo Akash pode defender uma área de 62 km x 62 km. Em uma configuração de matriz linear, que abrange uma área de 98 km x 44 km.Configuração trapezoidal dá de defesa para a maior área, em comparação com qualquer outro modelo de desenvolvimento, cobrindo uma área do tamanho de 5000 km quadrados.
Cada bateria Akash pode envolver até quatro alvos simultaneamente. Cada bateria tem quatro lançadores de mísseis, com três cada, com cada Rajendra capaz de guiar mísseis oito no total, com um máximo de dois mísseis por alvo. Até um máximo de quatro alvos pode ser engatada simultaneamente por uma bateria típica, com um único Rajendra se um (ou dois) míssil é atribuído por alvo. Um único míssil Akash tem uma probabilidade de 88% de morte. Dois mísseis podem ser disparados, a cinco segundos de diferença, para aumentar a probabilidade de matar a 98,5%.
As comunicações entre os vários veículos são uma combinação de ligações com e sem fios. Todo o sistema é projetado para ser configurado rapidamente e ser altamente móvel de alta capacidade de sobrevivência.
O sistema Akash pode ser implantado por via ferroviária, rodoviária ou aérea.

Radares  
O míssil é guiado por uma série gradual de controle de fogo radar chamado de ' Rajendra“, que é denominado como Radar Nível de Bateria (BLR), com um intervalo de monitoramento de cerca de 60 km. O monitoramento e configuração de radar de orientação de mísseis consistem de uma matriz faseada slewable antena de mais de 4000 elementos, transmissor TWT espectralmente pura, dois estágios superhetrodyne receptor de correlação para três canais, processador de sinal digital de alta velocidade, computador de gerenciamento em tempo real e um poderoso processador de dados de radar. Ele pode rastrear 64 alvos na faixa, azimute e a altura, e a guia de oito mísseis simultaneamente em modo de fogo ondulação para quatro alvos. O radar avançou características ECCM. O derivado Rajendra em um BMP-2 chassis e para ser usado pela Força Aérea da Índia é conhecido como o nível de bateria Radar-II enquanto que, para o Exército, é baseado em um T-72 chassis e é conhecido como o nível de bateria Radar- III.
A versão do Exército também é composto pelo Radar de Vigilância da bateria (BSR). BSR é uma base, sensor de longo alcance veículo pista, interface com o BCC. Ele pode detectar e rastrear até 40 alvos no alcance e azimute até uma faixa de 100 km. 
Aquisição de alvos de longo alcance é realizada pelo Radar 3D Aquisição Central (CAR 3D), que é um radar de vigilância de longo alcance que pode acompanhar até 200 alvos na faixa enquanto Digitalização modo (detecção, monitoramento e processamento) em três dimensões em um intervalo de 180 km. Ele fornece azimute, alcance e coordenadas altura de alvos para o Centro de Controle de Grupo (GCC) através de links de comunicação segura. Os dados são utilizados para sinalização do radar controle de armas. 

Plataformas 
Radar e lançadores do Exército são baseadas nos chassis T-72 construído pela Ordnance Factories Board 's Ordnance Medak fábricapara acompanhar rápidas formações blindadas móveis do Exército. As versões da Força Aérea usam uma combinação de veículo rastreado e rodas. A Força Aérea Akash lançador é composto por um reboque destacável que é rebocado por um Leyland Ashokcamião, e que pode ser posicionada de forma autónoma. Tanto o Exército e os lançadores da Força Aérea têm três Akash mísseis ready-to-fogo cada. Os lançadores podem matou tanto em elevação e azimute. O Iniciador automotriz do Exército (ASPL) é de 360 graus slewable e seu arco em elevação é de 6-60 graus. O Iniciador Força Aérea Akash (AAFL) é de 360 graus slewable, na elevação que pode disparar 8-75 graus em todas as direções, dependendo do modo de implantação. [ 23 ]
Para permitir que o grupo Akash para realizar auto-suficiente na zona de combate, um número de veículos de apoio especializados foram projetados e desenvolvidos. Eles são móveis e de campo digno. Seu design é baseado no papel e tarefa a ser executada e os veículos estão em conformidade atribuído ao Grupo HQ, as baterias Assembléia área da linha e da oficina de manutenção de campo. Alguns dos veículos são: o Missile Transporte de Veículos (MTV), o transporte e carga do veículo (TLV), a estação móvel para Missile Checkout (MSMC) Veículo, o compressor de ar do veículo (ACV), os veículos de alimentação (GPSV, BPSV ), o Suporte de Engenharia, Manutenção e reparação de veículos (GEM, BEM) e alguns outros. Estes veículos especializados reunir e preparar os mísseis, entregá-los às baterias, levar peças de manutenção e combustível, e fornecer suporte de engenharia logística. Sua alocação prevê flexibilidade e auto-suficiência para todo o Grupo Akash. [ 24 ]

Propulsão
O Akash, como o russo 2K12 Kub (SA-6 Gainful), utiliza um sistema integrado sistema de propulsão ramjet-foguete , que fornece impulso para o míssil durante a maior parte de seu vôo. Porque este míssil tem uma ram-foguete integrado, capacidade de manobra é maior. O motor é 'on' durante todo o voo. O impulso está em até que os intercepta mísseis do alvo. A maioria dos outros mísseis terra-ar, incluindo o Patriot dos EUA e da Rússia série S-300, usar propulsão de foguetes de combustível sólido.

Operadores
Índia
Força Aérea Indiana - 8 Akash Esquadrões (1.000 mísseis)
Exército indiano - com modificações - 2 Regimentos de Akash (2.000 mísseis)

Principais Características
Tipo Sistema Móvel de mísseis superfície-ar 
Lugar de origem  Índia
Estilista DRDO
Fabricante Fábricas Ordnance Board Bharat Dynamics 
Produzido 2009 - Presente
Número construído 3.000 mísseis
Peso 720 kg (1.600 libras)
Comprimento 578 centímetros (228 cm)
Diâmetro 35 cm (14 pol)
Ogiva Alto explosivo, ogiva pré-fragmentado
Peso Warhead 60 kg (130 lb)
Detonação  RF fusível de proximidade
Teto de vôo 18 km (59.000 pés)




Imagem Wikipédia, Vídeo You Tube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário