sábado, 6 de julho de 2013

Classe Gotland de submarinos da Marinha Real Sueca

HMS Gotland a bordo do navio Transporter Eide  
Os submarinos da  classe Gotland são um dos mais modernos submarinos convencionais do mundo. Ele é projetado e construído para atender todas as possíveis missões submarinas: operações anti-transporte, ASW-missões, vigilância, coleta de inteligência (comunicações de inteligência (COMINT), operações especiais e as tarefas de colocação de minas. A classe Gotland pode levar um poderoso arsenal de armas wireguided e homing, incluindo recém-desenvolvido multiuso homing torpedos, mísseis e minas.
A classe Gotland de submarinos é composta por modernos submarinos diesel-elétricos que foram projetados e construídos pelo estaleiro Kockums na Suécia. Três submarinos da classe Gotland, HMS Gotland, HMS Uppland e HMS Halland agora estão em serviço com a Marinha Real Sueca. Os três submarinos da classe foram comissionados em 1996 e permanecem em serviço ativo.
O Gotland foi o primeiro submarino da classe do mundo em operação, com uma propulsão independente de ar (AIP) do sistema, que estende a sua resistência debaixo de água de alguns dias a semanas. Este recurso só havia sido apenas disponível com submarinos de propulsão nuclear. O sistema AIP Stirling, combinado com uma série de características únicas, incluindo assinaturas de baixa gerais, resistência ao choque extremo e um sistema de combate poderoso, oferece o máximo em tecnologia de submarino não-nuclear.
O sistema de combate de classe Gotland e conjunto de sensores são cuidadosamente selecionados para a guerra submarina de hoje e para o futuro. Detecção e identificação de lançamento da arma e de controlo são realizados pelo sistema de combate a distâncias muito além do horizonte.
A bordo, o conjunto completo de equipamento incorpora a mais recente de tecnologias. Existe, por exemplo, um inovador, sonar recentemente desenvolvido sistema de controlo de fogo e incorporando novos meios poderosos para a análise do movimento alvo para a determinação do curso de alvo, a velocidade e posição.
O sistema de combate integrado de processamento com controle de arma de dados. Todo o tipo de sensores, equipamentos de navegação e controle de armas, integrando console e programas táticos estão incluídos no sistema.
A utilização de automação e controle remoto resultou na tripulação de apenas 25. Por exemplo, só é necessário um operador para orientar o submarino em profundidade e claro. Quando ordenou a direção será feita por computador. A pequena equipe teve um impacto muito favorável sobre normas de alojamento e custos operacionais.

Tubos de torpedo do HMS Gotland
Armamento
Sistema de gestão de combate do navio é o 9SCS Mark 3 de SaabTech Vectronics T(anteriormente CelsiusTech). O sistema executa o Swedish Royal Navy designação SESUB 940A. O sistema utiliza uma versão estendida do software ADA partir de 3 de sistema SaabTech Vectronics '9LV Mk superfície navio de combate de gestão.
O sistema de controlo de fogo tem a capacidade de controlar vários torpedos na água simultaneamente. O 9SCS Mark 3 Sistema de Gestão de Combate tem três tipo IID consoles multifuncionais de Terma. Os terminais são de comando e controle, comunicações e controle de armas.Os consoles estão conectados através de um dual-Ethernet, cobre-fio, rede de área local (LAN).
Em janeiro de 2006, o governo sueco fez uma encomenda com a Saab Sistemas para a atualização do sistema de combate. O novo sistema é chamado SESUB 960. Navegação, gerenciamento de sensores e sistemas de manuseio de armas também será atualizado.
Os submarinos estão equipados com quatro tubos de torpedo 533 milímetros e dois tubos de torpedo 400 milímetros. O Bofors Underwater sistemas do tipo 613 torpedos são disparados a partir de tubos de 533 milímetros. O Type 613 é um anti-superfície pesos-pesados torpedo navio.Ele tem orientação de arame e passiva homing, transportar uma ogiva de 240 kg. O lançamento do torpedo é de descarga swim-out: a velocidade é 40kt eo intervalo, a 20km. 
O Gotland implanta as Bofors Underwater Systems Saab stand-off auto-implantado Mina 42. A Mina 42, derivado de um tipo 27 torpedo, viaja unguided para um local pré-determinado para colocar no fundo do mar. O submarino também tem a capacidade de transportar 48 minas montadas externamente em um arranjo cinto.

Sensores
Saab Bofors Underwater Systems desenvolveu um novo torpedo pesado para a Marinha da Suécia, o Torpedo de 2000 (Swedish Navy designação Torpedo 62).
É uma alta velocidade de torpedo anti-submarino / anti-superfície com uma gama de mais de 40 km de velocidade. O submarino classe Gotland é equipado com o Torpedo 2000, que é disparado a partir de tubos de 21in. Gotland tem a capacidade de transportar dezesseis 2000 Torpedo. 
Os dois tubos de 400 milímetros disparar a Saab Bofors Underwater Systems Digite 43 leves torpedo anti-submarino. As alterações planeadas para o sistema de combate do submarino irá acomodar Saab Bofors novo tipo leve 43x2 anti-submarino / anti-torpedo de navios de superfície. O tipo de 43x2 é o fio-guia e tem um melhor acompanhamento em comparação com o padrão do Tipo 43 torpedo. Cada tubo de 400 milímetros terá duas 43x2 torpedos Type.
O submarino está equipado com um conjunto de sensores CSU 90-2 sonar integrado a partir de Atlas Elektronik. Isto inclui uma matriz passivo cilíndrico arco, um conjunto de interceptação e duas matrizes flanco passivos. O sistema de sonar utiliza software ADA.
O submarino está equipado com uma pesquisa Kollmorgen e periscópio ataque e um Terma Scanter radar de navegação. O suporte ao sistema medidas eletrônico é o Thales Defesa Ltd. Manta vigilância radar e sistema de alerta. Manta realiza vigilância, detecção, análise, classificação e identificação de ameaças de radar hostis D-band para J-band.

Propulsão
O submarino está equipado com dois motores diesel MTU e dois Kockums unidades V4-275R Stirling propulsão independente de ar (AIP). Os motores Stirling são montados em módulos elásticos, com isolamento acústico e cada um fornece até 75kw. O submarino tem capacidade para duas semanas de propulsão independente de ar a uma velocidade de 5kt sem cheirar.
O AIP utiliza oxigênio líquido e combustível para motores diesel, em atmosfera controlada inerte (hélio). Os tanques de oxigênio líquido AIP estão localizados no convés abaixo dos motores. O sistema de propulsão proporciona uma velocidade de 11kt e 20kt tona e mergulho.
Na superfície da água, o submarino é alimentado por dois conjuntos demotores MTU. Enquanto submerso, o Kockums-built Stirling motor Air Independent Propulsion System (AIP) é usada para acionar a 75 kilowatts (101shp) gerador tanto para propulsão ou carregar as baterias. Um motor de Stirling é particularmente bem adaptado para um submarino, porque o motor é praticamente silencioso e pode utilizar a água do mar circundante como um dissipador de calor para aumentar a eficiência. Submerso resistência é dependente da quantidade de oxigênio líquido armazenado a bordo e é descrita como "semanas".  

Manobra
Graças ao desenho do casco e um leme em X bem colocado. O leme X fornece quatro superfícies de controle juntamente com dois montados na vela, que permite efetuar curvas fechadas e a capacidade de operar muito perto do fundo do mar. A automação do navio e direção computadorizada, permite a único operador para orientar o submarino em profundidade e direção, o que também resulta em uma tripulação menor levando a bons padrões de alojamento e baixos custos operacionais.

Acústica
A classe tem muitas características que aumentam a discrição, ajudando-o a passar despercebido. Todas as máquinas a bordo são isoladas e montadas sobre amortecedores de borracha para reduzir as vibrações e ruídos, a hidrodinâmica do casco projetado para reduzir o ruído, infravermelho assinatura, e ativa sonar resposta, contrariando sua assinatura magnética com 27 independentes eletroímãs , um curto-circuito de freqüência extremamente baixa (ELF) elétrica campos, uma variedade de revestimentos de casco para reduzir a resposta sonar ativo e revestimento do mastro com radar material absorvente . Combinado com a operação quase silenciosa do gerador Stirling e hélice girando lento para evitar a cavitação , os barcos são muito difíceis de detectar debaixo d'água. 

Atuação
Depois de ser reparado e atualizado para suportar as temperaturas mais elevadas de água tropical, HMS Halland participou de um exercício multi-nacional no Mediterrâneo a partir de 16 de setembro de 2000. Alegadamente, lá ela permaneceu sem ser detectado e ainda gravar muitos de seus adversários amigáveis, atraindo o interesse dos países participantes. No início de novembro do mesmo ano, ela participou de uma NATO exercício "azul-água" no Atlântico. Lá, ela teria conquistado uma vitória em um mock "duelo" com unidades navais espanholas, e, em seguida, o mesmo no duelo semelhante contra um SSN francês, um submarino de ataque de propulsão nuclear. Ela também "derrotado" um SSN americano, o USS Houston. 
Em 2004, o governo sueco recebeu um pedido do Estados Unidos da América para alugar HMS Gotland - Sueco de bandeira, comandado e tripulado, por um período de um ano para uso em exercícios de guerra anti-submarino. O governo sueco concedeu este pedido em outubro de 2004, com ambas as marinhas da assinatura de um memorando de entendimento em 21 de março de 2005. O contrato de arrendamento foi prorrogado por mais 12 meses, em 2006. Em julho de 2007, o HMS Gotland partiu de San Diego para a Suécia. 
HMS Gotland conseguiu tirar várias fotos do USS Ronald Reagan durante umdos jogos de guerra exercício no Oceano Pacífico, efetivamente "afundar" o porta-aviões. O exercício foi realizado para avaliar a eficácia da Frota dos EUA contra diesel-elétricos submarinos, que alguns têm anotado como falta grave.
 Em março de 2013, Kockums recebeu uma ordem para uma revisão de dois dos submarinos da classe Gotland. A reforma está prevista para ser concluída até 2017. Com essas atualizações, os submarinos serão capazes de permanecer no serviço ativo até depois de 2025 ao lado dos novos submarinos A26 (UNG).  

Principais Características
Submarinos classe Gotland
Unidades: HMS Gotland, HMS Uppland e HMS Halland
Construtores: Kockums
Operadores:  Marinha sueca
Tipo: Submarino
Comissionado 1996
Estado: Ativo
Deslocamento: À tona: 1494 toneladas 
Submerso: 1.599 toneladas
Comprimento: 60,4 m (198 ft 2 in)
Boca: 6,2 m (20 pés 4 pol)
Calado: 5,6 m (18 pés 4 pol)
Propulsão:
2 × motores diesel-elétricos MTU 
2 × unidades AIP Stirling v4-275R Kockums
Velocidade a tona: 11 nós (20 km / h) 
Velocidade submerso: 20 nós (37 km / h) em baterias; 5 nós (9.3 km / h) na AIP
Tripulação: 18-22 Oficiais e 6-10 Marinheiros
Sensores e sistemas de processamento: CSU 90-2 Integrado sonar sensor de suíte
Armamento:
4 × 533 mm (21,0 in) tubos de torpedo
2 × 400 mm (15,7 in) tubos de torpedo
48x Externo minas navais




Imagem Wikipédia, Vídeo You Tube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário