O Avião é designado pelo fabricante C-295 é uma derivação do avião regional CN-295. A aeronave tem características que favorecem seu uso em missões militares, utilizando 2 propulsores Pratt & Witney PW-127G, possui capacidade de operar em pistas não pavimentadas, além da rampa traseira, muito útil no embarque e desembarque de material ou pára-quedistas. Além da versão militar de transporte utilizada pelo Brasil, há também versão militar de busca e salvamento C-295.
Capacidade Operacional
Transporte de tropa - 71 assentos
Transporte de Pallet – através de rampa
Evacuação médica - 24 macas
Transporte de veículos - Três veículos leves
Operadores
Força Aérea da Espanha - 13 aeronaves.
Força Aérea da Polônia - 8 aeronaves.
Marinha dos Emirados Árabes - 4 aeronaves.
Força Aérea Brasileira - 12 aeronaves.
Força Aérea da Suíça - 2 aeronaves.
Força Aérea da Chile - 8 aeronaves.
Força Aérea da Tailândia - 6 aeronaves.
Força Aérea da Taiwan - 19 aeronaves.
Força Aérea da Jordânia - 2 aeronaves.
Força Aérea da Finlândia - 2 aeronaves.
Força Aérea Portuguesa - 12 aeronaves.
Força Aérea da Argélia - 10 aeronaves.
Principais Características
País de origem: Espanha
Fabricante: Construtores de Aeronauticas SA (CASA)
Tipo: Avião de transporte tático bimotor turboélice
Entrada em serviço 2001
Missão Transporte e Patrulha Marítima
Principais Características
Tripulação 2 (piloto e co-piloto) + 73 soldados equipados ou 48 paraquedistas
Dimensões
Comprimento 24,50 m
Envergadura 25,81 m
Altura 8,66 m
Peso
Tara 9.500 kg
Peso bruto máximo 23.200 kg
Propulsão
Motores Dois turboélices Pratt & Whitney Canada PW127G, com 2.920 shp cada.
Performance
Velocidade máxima 481 km/h
Alcance 5.630 km
Teto máximo 7,620 m (25,000 ft) m
Imagem Wikipédia Vídeo YouTube.
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