quarta-feira, 21 de agosto de 2013

AMOS - Avançado Sistema de Argamassa 120 milímetros

AMOS do Exército Finlandês
AMOS ou Advanced System Argamassa é um 120 milímetros automática gêmeo cano, culatra carregado de argamassa revólver . AMOS pode ser montada em uma ampla gama de veículos blindados  como o Sisu Pasi , Patria AMV e Combate Boat 90 .
AMOS é fabricado e comercializado pela finlandesa / sueca  Patria Hägglunds, que é uma subsidiária da Patria finlandês (50%) e da BAE Systems Hägglunds da Suécia (antigo nome de Terra Hägglunds Sistemas). Patria Hägglunds é domiciliado em Tampere, na Finlândia. Patria Hägglunds não tem atividades de produção própria e detém os direitos de produtos da AMOS ® (Sistema de argamassa Avançado), a nova geração 120 milímetros argamassa revólver, que foi concebido para ser instalado em uma ampla variedade de veículos de rodas ou lagartas e também em barcos de combate rápidos. AMOS representa o mais recente know how em sistemas de argamassa.

AMOS quando montado num veículo, ambos os GPS de posicionamento e inércia são utilizados. A eletrônica do sistema de controle de fogo utiliza mapas digitais. Gêmeas AMOS cano é capaz de manter-se a taxa de incêndio de 12 tiros por minuto. Usando seu computador controlado MRSI característica (várias rodadas impacto simultânea) é possível configurar uma explosão de até 16 rodadas que atingiram o alvo simultaneamente. As primeiras rodadas são disparados em ângulos maiores, com mais propulsor para que as rondas voar num arco elevado. As próximas rodadas são disparados mais tarde, com um ângulo ligeiramente menor e menos propulsor para que pilotar um arco inferior para o mesmo alvo. Isso pode ser feito sete vezes seguidas, sempre ajustando o ângulo e poder. O ajuste entre os disparos é feito por um computador . A greve de uma unidade AMOS aproximadamente igual a uma greve de uma bateria de artilharia .
A tripulação do AMOS é composta normalmente por quatro homens: motorista, comandante, artilheiro e carregador. Destes, comandante e artilheiro estão sentados na torre.

Combat Boat 90

A munição utilizada são todos os atuais 120 milímetros, granadas borda polida, valaisuammus e munições fumaça infravermelho. A munição convencional é de o tipo alto poder explosivo, iluminação, fumaça e prática de MECAR SA. Granadas Strix 120 milímetros guiada inteligente morteiro e os Sistemas de Terra RUAG 120 milímetros bomba de carga Argamassa, que contém 32 granadas equipados com uma ogiva HEAT que irá penetrar 70 milímetros de armadura de aço convencional. As granadas são equipados com um mecanismo de auto-destruição.
Graças ao seu equipamento eletrônico AMOS é capaz de operação totalmente independente, mas os métodos que visam optomechanical tradicionais são mantidos como back up.
Patria Hägglunds é responsável pela coordenação do desenvolvimento e marketing internacional do novo sistema de geração de morteiros AMOS. Com alta taxa de incêndio, capacidade de fogo direto, implantação rápida devido à instrumentação para a localização do veículo e atitude, bem adequado para táticas de atirar e fugir, proteção balística contra armas de infantaria e estilhaços, explosão focinho e NBC proteção cargas baixas chassis devido ao mecanismo de recuo; adequação para ambos os chassis com rodas ou esteiras.

A primeira unidade Pasi montado completo (torre de baixo perfil com carregador automático e sistema de controle de fogo) foi entregue ao Exército finlandês em outubro de 2000. Em 2003, 24 sistemas adicionais AMV base AMOS foram encomendados para as Forças de Defesa da Finlândia. Os dois primeiros protótipos do AMV / AMOS foram entregues em março de 2006.
Uma vantagem adicional do Amos é que os barris podem ser reduzidos para enpregar fogo direto durante a guerra urbana ou outros cenários. Um derivado interessante é a versão AMOS naval. Designado Demonstrator Aplicação Naval (NAD). Um protótipo foi testado em um combate Boat 90 pela marinha sueca. A capacidade de disparar um morteiro a partir de um navio em movimento no mar, deve abrir uma nova perspectiva para o futuro in-shore de apoio ao combate naval. Apesar de um excelente projeto técnico, o AMOS, no entanto, parece ter um preço inibidor, o que limita o interesse potencial cliente. Acredita-se que a mais curta, a variante focinho-carregado já foi proposto, para reduzir o preço.

Principais Características
Tipo Twin-barril, sistema de argamassa auto-loading
Lugar de origem  Finlândia,   Suécia
Em serviço 2007
Utilizadores Exército finlandês , Exército sueco
Projeto começou em 1995
Estilista Patria Vammas Oy , Alvis Hägglunds AB
Fabricante Patria Hägglunds
Peso 4,445 kg (apenas torre)
Barrel comprimento 3000 milímetro
Tripulação Motorista, comandante, artilheiro e carregador.
Concha padrão smoothbore argamassa.
2 × 120 mm smoothbore
Munições  todos os atuais 120 milímetros
Suspensão hidro-pneumática
Transporte 48 rds
Elevação -3 ° a 85 °, elétrica / manual
Atravessar ± 360 °, elétrica / manual
Taxa de incêndio
16/12 rds / min (max / sustentada), primeiro 4 <8 2="" 8="" mrsi="" p="" segundos="" x="">Alcance efetivo 6-10 km (dependendo munição)
Alcance máximo 10 km (fogo indireto), 1,5 km (fogo direto)
 




Imagem doppeladler, Vídeo You Tube.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Corveta da Classe Sigma - Marinha do Marrocos


As Corvetas Classe Sigma são barcos patrulha produzidos pelo estaleiro holandês Schelde Naval Shipbuilding, o projeto varia de acordo com as dimensões do casco de acordo com a necessidade da marinha de cada País.A classe de navio SIGMA é um projeto de Damen Escalda construção naval militar para construir uma fragata ou Corveta. Este projeto é especial para a exportação. SIGMA significa Navio Intergrated Abordagem modularidade geométrica. Este projeto é especial para ser construído em módulos e de fácil construção pelos desejos do cliente. Então, por uma maneira fácil de variantes diferentes de propulsão, sensores e armamentos. O desenho do casco é um esforço conjunto entre Marin e Damen Escalda Naval Shipbuilding.Isto resultou em um casco, que pode ser construído em módulos de entre 52 e 98 metros e 400-1930 toneladas.
As dimensões principais do navio são nomeadas os tipos em si, SIGMA 9113 significa 91 metros de comprimento e 13 metros de largura, mesmo com o SIGMA 10513, 105 metros de comprimento e 13 metros de largura.O estaleiro holandês produziu série Patrulha Sigma com o objetivo de fornecer uma opção econômica as marinhas com menor orçamento, porém com capacidade efetiva na execução das suas missões.

Armamentos
O armamento principal é composto por dois lançadores duplos para mísseis antinavio MBDA MM-40 Exocet, guiados por radar ativo e com um alcance de 70 km. Para defesa antiaérea há dois lançadores Tetral para 4 mísseis de curto alcance MBDA Mistral cada, cujo alcance é de 5 km e seu guiamento é feito por infravermelho (IR). O armamento de tubo é composto por um canhão de tiro rápido Oto Melara Super Rapid de 76 mm cuja cadência de tiro chega a 120 tipos por minuto e com um alcance de 20 km. Mais dois canhões automaticos Denel Vector G-12, em calibre 20 mm. Este canhão leve antiaéreo é uma copia do modelo francês GIAT F-2, possuindo uma cadêencia de tiro de 720 tiros por minuto e um alcance de 1500 metros contra alvos aéreos. Para finalisar, há dois tubos B-515 de torpedos Eurotorp 3A 244S cujo alcance máximo chega a 25 km. Exisre um heliponto para operar helicópteros de no máximo 5 toneladas, porém sem hangar. O projeto da SIGMA permite, se o cliente assim desejar, que se instale um hangar para manutenção de um um helicóptero.









Sistemas
A SIGMA possui um radar Thales Naval Nederland MW-8 tridimensional que opera na banda C cujo alcance máximo é de 110 km. Já o radar de navegação é um Sperry Marine BridgeMasterE ARPA e o radar de controle de fogo é um LIROD Mk 2 usado para apontar o canhão Oto Melara Super Rapid. Para detecção de ameaças submarinas o SIGMA está equipado com um sonar Thales UMS 4132 Kingclip de média freqüência montado no casco cujo alcance máximo é de 64 km. O sistema de comunicação conta com um Data link Linky MK-2 para intercambio de dados com outros meios como aeronaves ou navios na área de combate.

Operadores
Atualmente a marinha da Indonésia é a única operadora deste navio e a marinha do Marrocos tem, encomendadas 3 unidades sendo que a primeira teve a quilha batida em abril de 2009. Como são navios altamente modulares os exemplares dessas marinhas são diferentes, devido aos requisitos próprios de cada uma delas.
O modelo usado pela marinha da Indonésia é da versão SIGMA 9113 cuja numeração faz referência a suas dimensões, sendo que este modelo tem 91 metros de comprimento e 13 metros de largura. Esta versão é chamada de KRI Diponegoro na marinha da Indonésia e sua configuração é de uma corveta leve, com armamento adequado para patrulhas costeiras.
Indonésia tem quatro 9,113 classe corvetas em serviço ativo até 2009 e em agosto de 2010, assinou um contrato para a construção de fragata PKR 105 com base no SIGMA 10514 em PT PAL Shipyard Indonésia, um segundo contrato foi assinado em fevereiro de 2013.
Marrocos ordenou dois 9813 classe pesada corvetas (com VLS) e uma luz 10513 classe fragata baseado em um projeto modificado.


Propulsão
A propulsão é feita por dois motores SEMT Pielstick 20 PA6B STC movimentando duas hélices que produzem 8910 Hp de potencia e levam a SIGMA a uma velocidade de 28 nós (52 km/h), e sua autonomia chega a 5500 km. Esse desempenho pode ser considerado pobre, pois o navio não é rápido o suficiente para acompanhar um grupo de batalha, sua autonomia é curta, sendo um navio limitado a operações litorâneas e em guerra de baixa intensidade.
Opções de propulsão incluem parafuso hélice dupla controlável campo ou jatos de águas individuais, impulsionados por dois ou quatro motores a diesel e dois parafusos hélices de passo fixo ou jatos de águas individuais, cheios elétricos acionados por 4-6 DG-sets. Outras opções, por exemplo, incluindo as turbinas a gás, estão disponíveis.


Principais Características  
Sigma Classe Corveta
Visão geral da classe
Construtores:  Escalda Naval Shipbuilding
Operadores:  Marinha indonésia
                          Marinha Real Marroquina
Subclasses:
9113 (Indonésio corveta variante),
9813 (marroquino variante pesada corveta),
10513 (marroquino variante fragata leve),
10514 (variante fragata da Indonésia)

Características gerais
Tipo: Corveta ou Fragata
Tripulação: 80 tripulantes.
Deslocamento: 1.692 toneladas
Length: 90,71 metros (297,62 pés)
Boca: 13,02 metros (42,72 pés)
Projecto: 3,60 metros (11,81 pés)

Propulsão:
2 x SEMT Pielstick 20PA6B STC avaliado em 8.910 kW cada um dirigindo um leve acoplamento Geislinger combinação BE 72/20/125N + BF 110/50/2H (aço - combinação de acoplamento composta)
4 x Caterpillar 3406C gerador TA nominal de 350 kW cada
1 x Caterpillar 3304B gerador de emergência nominal de 105 kW
2 x eixo com Rolls Royce Kamewa 5 pás da hélice CP
2 x Renk único redutor passo ASL94[1] com estabilização de rolo passiva
Speed: Máxima: 28 nós (52 km / h)
Cruzeiro: 18 nós (33 km / h)
Economia: 14 nós (26 km / h)
Gama: Na velocidade de 18 nós (33 km / h) de cruzeiro: 3.600 Nm (6,700 km)
Na velocidade economia de 14 nós (26 km / h): 4800 Nm (8,900 km)
Complementar: 20, até 80

Sensores e sistemas de processamento:
Sistema de Combate: Thales GroupTACTICOS com 4 x Multifunction Operator Console Mc 3 2H
Pesquisa radar: MW08 3D radar de vigilância multifeixe
IFF: Thales TSB 2525 Mk XA (integrado com MW08)
Navegação radar: Sperry Marine BridgeMasterE ARPA radar
Radar de controle de fogo: LIROD Mk 2 radar de rastreamento
Dados Link: Link Y 2 sistema de datalink Mk
Sonar: Thales UMS 4132 Kingklip média freqüência ativo / passivo ASW casco montado sonar
Comunicação interna: de Thales Comunicação F IBRE Ommunications CO ptical N etwork (FOCON) ou CIEC EID 's, onde os usuários on-board têm acesso a canais de comunicação interna e / ou externa e controle remoto integrado de equipamentos de comunicação
Satellite Comms: Nera série F
Sistema de Navegação: Raytheon Anschutz de navegação integrado
Sistema de Gestão da Plataforma Integrada: Imtech UniMACs 3000 Integrado Ponte sistema Guerra eletrônica
E chamarizes: ESM: Thales DR3000
ECM: Racal Scorpion 2L
Decoy: TERMA SKWS, DLT-12T lançadores chamariz 130 milímetros, porto, estibordo

Armamento:
Míssil anti-aéreo: 2 x quad MBDAMistral TETRAL , para frente e para trás
Mísseis anti-superfície: 4 x MBDAExocet MM40 Block II
Armas: Oto Melara 76 milímetros(uma posição)
2 x 20 mm Denel Vektor G12 (cópia licenciada do GIAT M693/F2 ) (posição B)
Torpedos: EuroTorp 3A 244s modo II /MU 90 em 2 x b515 lançadores

Instalações de aviação: pista de pouso, hangar opcional




Imagem Base Militar, Vídeo You Tube.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Helicóptero russo Ka-50 "Black Shark" Ka-52 "Alligator"

Ka-50 Black Shark
O helicóptero Russo Kamov Ka-50 Black Shark, ou “Hokun”, como é conhecido na OTAN, é um potentíssimo helicóptero com duas hélices sobre postas que giram em sentido oposto para eliminar o torque, comum nesse tipo de aeronave, e com isso se conseguir uma aeronave mais silenciosa, e ao mesmo tempo muito potente. Com o distintivo rotor coaxial sistema do Kamov bureau de design. Ele foi projetado na década de 1980 e adotado para o serviço no exército russo em 1995. Atualmente, é fabricado pela empresa Progressos na Arsenyev .  
O Ka-50 é monoposto, e a sua versão Ka-52 Alligator é biposto com a tripulação colocada lado a lado. As hélices, são ejetáveis, para permitir que os pilotos também ejetem, sendo, que o Ka-50/52, são os únicos helicópteros com a capacidade de ejeção dos pilotos, em operação hoje. O grau de resistência a danos é elevado, e houve um caso em que uma aeronave conseguiu voltar para a base depois de perder a cauda o que é impressionante. Um helicóptero com o rotor tradicional teria caído nessa circunstancia. A blindagem do helicóptero, é totalmente blindado contra munição calibre. 50, ou 12,7 mm, além de que na “banheira”, onde o piloto fica, a blindagem segura projéteis de 23 mm.

Propulsão
À semelhança de outros helicópteros Kamov, possui característica de Kamov contra-rotaçãodo sistema rotor co-axial, o que elimina a necessidade de todo o rotor de cauda montagem e melhora acrobático da aeronave qualidades, ele pode executar loops, rolos e "O funil" (círculo-metralhando ), onde a aeronave mantém uma linha de visão do alvo durante o vôo círculos de diferentes altitude, altitude e velocidade do ar em torno dela. Usando dois rotores significa que um rotor de menor com pontas de movimento mais lento do rotor pode ser utilizado, em comparação com um único desenho de rotor. Uma vez que a velocidade da ponta do rotor de avanço é uma limitação primária à velocidade máxima de um helicóptero, isto permite uma velocidade mais rápida do que o máximo de helicópteros, tais como a AH-64 . A eliminação do rotor de cauda é uma vantagem qualitativa, porque o rotor de cauda torque neutralização pode utilizar até 30% da potência do motor. Além disso, o boom vulnerável e caixa de velocidades traseira são causas bastante comuns de perdas de helicópteros em combate;. Toda a transmissão do Black Shark apresenta uma relativamente pequena alvo de fogo de chão 
Fabricação do primeiro Ka-52 fuselagem começou em meados de 1996. A produção em série foi iniciada no Outono de 2008. O Instrutor 696 e regimento Helicóptero Research, baseada em Torzhok Air Base, está operando oito helicópteros, em diferentes graus de capacidade e / ou modificação, para fins de investigação e desenvolvimento em curso. Em dezembro de 2010, quatro novos, de produção em série Kamov Ka-52 foram entregues à Base Aérea, 344 Centro de Treinamento de Combate e tripulação conversão.

 Ka-52 Alligator
Autonomia
A velocidade, máxima, atingida, é de 340 km/h, por tanto, mais rápida que seu similar americano, o Apache. Essa ótima velocidade é conseguida graças a dois motores Klimov TV-3-117 VK com um rendimento de 2200 hp, o que também representa uma superioridade em força de empuxo de 504 hp a mais que no seu rival americano, Apache. A agilidade do Ka-50 pode ser traduzida, também, na capacidade de puxar 3,5 Gs, em manobra e de uma taxa de subida de 10 m/seg.

Armamento
A aeronave transporta uma carga substancial de armas, em quatro externos hardpoints sob as asas stub mais dois nas pontas das asas, um total de cerca de 2000 kg, dependendo da mistura.
O armamento principal são os doze guiadas a laser vikhr mísseis anti-tanque (trad. Vortex ou turbilhão) com um alcance máximo de cerca de 8 km. A orientação a laser é relatado para ser praticamente à prova de congestionamento eo sistema apresenta orientação automática de alvo, permitindo uma ação evasiva imediatamente após o lançamento do míssil. O sistema de controle de fogo compartilha automaticamente todas as informações alvo entre os quatro tubarões pretas de um vôo típico em tempo real, permitindo um helicóptero para contratar um alvo visto por um outro, eo sistema pode também informações sobre o alvo a entrada de escuteiros frente terrestres com o pessoal- realizado engrenagem designação alvo. O Ka-50 também pode levar vários pods de foguetes, que incluem o S-13 e S-8 foguetes . As "burras" pods de foguetes pode ser atualizado para a laser guiado com a propostaUgroza sistema. O sistema integrado de canhão de 30 mm é semi-rigidamente fixados ao lado do helicóptero, móveis apenas ligeiramente em elevação e azimute . O semi-rígida de montagem melhora a precisão do canhão, dando a 30 milímetros uma gama mais prático e melhor taxa de acerto em intervalos médios do que com uma torre de montagem livre de viragem.


Marinha Russa
Classe Mistral navios de assalto anfíbio , encomendados pelo Ministério da Defesa russo, irá conter ativos rotory de asa, formados em grupos de aviação. Cada um desses grupos está previsto para incluir oito de ataque e oito de assalto / transporte helicópteros. O derivado navalised do Jacaré Ka-52 - Ka-52K, foi escolhido como o novo tipo de ataque navio-borne para o russo Aviação Naval (RNA). Ele contará com pás dobráveis, asas dobráveis e sistemas de suporte de vida para os membros da tripulação, que voará em roupas de imersão . A fuselagem e sistemas será dado um tratamento especial anti-corrosão e um novo radar de controle de fogo será capaz de operar em modo "mar" e de apoiar os mísseis anti-navio. RNA terá nada menos então 40 Ka-52Ks, o primeiro dos quais está provisoriamente previsto para entrar em serviço esquadrão até o final de 2014 ou início de 2015, coincidindo com a entrega do primeiro transportador. 

Variantes
Kamov V-80 : versão Prototype para Ka-50.
Kamov Ka-50: versão monoposto.
Kamov Ka-50N: Ka-50 com maior capacidade de ataque noturno.
Kamov Ka-50Sh: Ka-50 com maior capacidade de ataque noturno.
Kamov Ka-50-2 versão "Erdogan", com um cockpit de dois lugares em tandem.
Kamov Ka-52 "Alligator" ( russo : Аллигатор, a OTAN nome de relatório: Hokum B) versão com cabine de dois lugares lado a lado.

Operadores
Rússia - Força Aérea da Rússia 
Iraque - Força Aérea do Iraque 

Principais Características
Kamov Ka-50 da Força Aérea Russa (VVS)
Papel Helicóptero de ataque 
Origem nacional União Soviética / Rússia
Fabricante Kamov
Primeiro vôo Ka-50: 17 de junho de 1982 
                        Ka-52: 25 de junho de 1997 
Introdução 28 de agosto de 1995
Estado Serviço limitado
Usuário principal Força Aérea Russa (VVS)
O custo unitário 500 milhões de rublos (aproximadamente US $ 16 milhões) em maio de 2011 

Comprimento: 16,0 m (52 ft 6 in)
Diâmetro do rotor: 14,5 m (47 ft 7 in)
Altura: 4,93 m (16 ft 2 in)
Área do disco: 330,3 m² (3555 pés ²)
Peso vazio : 7.700 kg (17.000 lb)
Peso carregado: 9,800 kg (£ 21.600)
Max. peso de decolagem : 10,800 kg (£ 23.810)
Motopropulsor : 2 × Klimov TV3-117VK turboshafts , 1.641 kW (2.200 shp) cada
Peso carregado: 10,400 kg (£ 22.930)

Atuação
Velocidade em mergulho : 350 km / h (189 nós, 217 mph)
Velocidade máxima : 315 km / h (170 nós, 196 mph) em vôo nivelado
Velocidade de cruzeiro : 270 km / h (146 nós, 168 mph)
Faixa : 545 km (339 milhas)
Faixa de Ferry : 1,160 km (720 milhas) com quatro tanques de queda
Teto de serviço : 5.500 m (18.000 pés)
Taxa de subida : 10 m / s (32,8 pés / s)

Armamento 
Armas: 1x móvel semi-rígida 30 milímetros Shipunov 2A42 canhão (460 rounds total, a dupla alimentação AP ou HE-Frag )
Hardpoints : 4 com uma capacidade de 2.000 kg e provisões para realizar combinações de:
Rockets: 80 x 80 mm S-8 foguetes e 20 x 122 milímetros S-13 foguetes ,
Mísseis: 2 prateleiras x APU-6 míssil, com capacidade para acomodar um total de 12 9K121 vikhr mísseis anti-tanque, Vympel R-73 (NATO: AA-11 Archer), mísseis ar-ar, Kh-25 do laser semi-ativo guiada mísseis ar-terra táctico
Bombas: 4x 250 kg (550 libras) de bombas ou 2x 500 kg (1.100 lb) de bombas,
Outros: 23 milímetros UPK-23-250 vagens arma de fogo (240 rounds cada), 500 L (130 gal EUA) tanques de combustível externos. Alegadamente, gêmeas Igla luz lançadores de mísseis ar-ar sob cada asa contramedida pod (total de quatro mísseis).
Dois pods nas pontas das asas com o brilho e o joio contramedida dispensers, 4 UV-26 dispensadores de cada (total de 512 cartuchos de chaff / incendiar em cada vagem)




Imagem Wikipédia, Vídeo You Tube.