terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

SUPER LYNX MK-21A - O veloz felino da marinha

O naval Super Lynx é a versão de exportação do helicóptero Lynx da AgustaWestland, empresa ango-italiana de propriedade da Finmecca da Itália. É um helicóptero multi-função de superfície para guerra anti-submarino, pesquisa e salvamento, também usado em operações de serviços públicos. Mais de 200 helicópteros Lynx  estão em operacão nas marinhas de guerra do mundo inteiro. Presença comprovada em várias batalhas e conflitos importantes, incluindo a Operação Liberdade do Iraque em Março / Abril de 2003.

O modelo Super Lynx, atualmente em uso, está equipado com um radar de busca de 360º Selex (antigo GEC Ferranti) Seaspray 3000 MK-3, cujo alcance de detecção é de 185 km, este radar é usado para busca e designação de alvos para os mísseis Sea Skua.
Sea Skua é um todo-poderoso de mísseis anti-navio desenvolvido pela MBDA (anteriormente Matra BAe Dynamics). O lince carrega quatro mísseis Sea Skua. A gama de ambos semi-ativo guiado por radar do míssil Sea Skua eo radar é de aproximadamente 25 km Seaspray, o que dá uma capacidade de stand-off para o helicóptero Lynx.. Outro sistema que foi instalado, mais recentemente no Super Lynks é o FLIR (Forward Looking Infra-red) Star safire III, que possui diversos sensores como, busca de submarinos, uma câmera térmica, uma câmera de visão noturna e um telêmetro laser.

Para guerra eletrônica está disponível no Super Lynx o sistema de apoio a guerra eletrônica (ESM),Orange Crop/Racal MIR-2, que é usado para interceptar sinais, classifica-los e localizar o emissor. Além destes sistemas, o Super Lynx conta com um sistema de posicionamento global GPS e um sistema de navegação inercial INS.
Super Lynx pode levar uma gama de cargas de profundidade, incluindo os 11 Marcar cargas de profundidade e torpedos, incluindo a marca de 44, Marcos 46, os A244S e os torpedos Stingray.

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Operadores
Marinha do Brasil (Sendo utilizadas a bordo das fragatas Classe Niterói e Classe Greenhalgh, assim como nas corvetas Classe Inhaúma e Classe Barroso).
Exército Britânico
Marinha Real Britânica
Marinha Real Dinamarquesa
Marinha Francesa
Marinha da Alemanha (Doze unidades encomendadas em 1981 para utilização em fragatas.)
Marinha da Coreia do Sul
Marinha Real da Malásia
Marinha Real dos Países Baixos (Seis unidades de busca e salvamento e dezoito para luta anti-submarina.)
Marinha da Nigéria
Noruega (Seis em operações da Guarda Costeira pelo Esquadrão 337 (337 Skvadron)
Royal Air Force of Oman
Marinha Portuguesa (Em utilização para as fragatas da "classe Vasco da Gama" e "classe Bartolomeu Dias".)
Força Aérea da África do Sul (Quatro unidades da versão Super Lynx 300 para utilização nas corvetas da classe Valour da Marinha da África do Sul.)
Polícia Estatal do Qatar

Características
Westland Lynx
Fabricante GKN Westland Aircraft
Primeiro voo 21 de março de 1971
Entrada ao serviço 1978

Missão
Transporte tático, escolta armada, luta antitanque(com mísseis TOW),reconhecimento e evacuação aeromédica
Tripulação 2 pilotos e 1 mecânico de vôo

Dimensões
Comprimento 13,33 m
Envergadura 12,8 m
Altura 3,67 m
Peso
Tara 3 291 kg
Peso total 5 126 kg
Peso bruto máximo 5 330 kg

Performance
Velocidade máxima 309,284 km/h (Mach: 0.25)
Alcance 1045 m
Tecto máximo 2700 m
Relação de subida 606 m/min
Autonomia máxima 2h 30 (4h 30 com tanques auxiliares instalados)

Propulsão
Motores 2x Rolls-Royce Gem Mk 42-1, 1256 shp cada ou
2xLHTEC CTS800, 1563 shpcada (apenas para o Super Lynx 300 e Lynx Wildcat)
Força (por motor) 1.5 kN

Armamento
Metralhadoras
Militar: Metralhadora L7

Mísseis
Bombas Naval: 2 x torpedos mk 46 ou
4x mísseis Sea Skua ou 2 x cargas explosivas mk 9 Ataque: 8 x TOW anti-tanque

Extra
Acessórios guincho lateral com capacidade para 272kg (600 lb)
guincho de carga com capacidade para 1360 kg de carga externa





Imagem Wikipédia, Vídeo You Tube.

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